EMOÇÃO TOMA CONTA DO BEACH SOCCER MASCULINO

Emoção toma conta do beach soccer masculino

Sensação térmica marcava 36º e atletas se entregaram ao máximo dentro das quatro linhas

Na manhã desta quinta-feira (30), o beach soccer masculino deu continuidade com rodada dupla. No primeiro jogo, os intercambistas africanos da AIS-FISU, que representam a Universidade Federal de Roraima (UFRR), foram goleados por 8 a 1 pelo time brasileiro representante da Faculdade Maurício de Nassau (Uninassau-PE). Na segunda partida, os hermanos argentinos da Universidad Nacional de José C. Paz (UNPAZ) também foram goleados, em partida que terminou 6 a 1 para os chilenos da Universidad Arturo Prat (UNAP).

Chilenos batem a Argentina no segundo dia do beach soccer. Foto: Fotojump

Os atletas tiveram o calor como mais um adversário em campo. Na hora das partidas, a temperatura na capital alagoana marcava 31º, sensação térmica de 36º. O goleiro chileno da UNAP, Abner Rojas, comentou sobre a dificuldade de jogar sob um sol escaldante. “A partida foi complicada, mas o pior foi o calor”, disse. O jogador africano Michael Kelvin usou do bom humor quando se referiu ao sol. “Dificultou muito. Estávamos cansados da partida de ontem. E o sol não nos ajudou muito”, finalizou, sorrindo.

África x Brasil

Logo nos primeiros dois minutos de partida, a UNINASSAU-PE, atual campeã da modalidade, abriu o placar com gol de Filipe Duarte. Os africanos sentiram o golpe e não conseguiam reagir, levando na sequência o segundo gol, desta vez com João Carlos. Aos 10 minutos, Gabriel Paraíso ampliou para a equipe brasileira. Os africanos de Roraima estavam nitidamente abatidos e cansados, a cada investida brasileira era uma chance de gol. No final do primeiro tempo veio mais um do Brasil, Thiago Silva ampliou.

O segundo tempo começou mais pegado, a bronca do técnico Luiz Darlen parece ter surtido efeito, pois o time africano começou a se soltar mais na partida, criando situações de gol. Mas, com o passar do tempo, os brasileiros voltaram a comandar a partida e marcaram mais dois gols, novamente com João Carlos e Thiago Silva. Mesmo com a inferioridade numérica, os africanos voltaram pra cima e conseguiram o gol de honra, com Michael Kelvin. Levando a torcida brasileira ao delírio, deram um novo ânimo para a sequência do jogo.

O terceiro tempo da partida veio com altas doses de emoção. Os africanos pareciam não se importar com o calor e cansaço, mas esbarravam no goleiro brasileiro. A partida chegava ao fim quando a UNINASSAU-PE conseguiu ampliar o placar com Thiago Silva e João Wyllamis, que decretaram a goleada.

Para ao autor de dois gols da equipe brasileira, Thiago Silva, o placar construído foi resultado dos treinamentos. “Foi devido a muito esforço e trabalho. Nos preparamos bem, treinamos bastante para chegar no jogo e executar. Graças a Deus fomos felizes e conseguimos fazer estes oito gols”, afirmou, exausto ao fim da partida.

Para ele, a partida da noite será mais difícil, se for levado em consideração a rivalidade entre argentinos e brasileiros. “Um clássico entre Brasil e Argentina sempre tem essa rivalidade. Vamos tentar impor nosso ritmo de jogo para sair com a vitória”, concluiu.

Com duas derrotas na competição, a equipe de intercambistas africanos está eliminada da competição. Michael Kelvin lamentou não ter conseguido um melhor resultado e agradeceu o apoio dos brasileiros na arquibancada. “A gente tentou jogar bem, mas não deu. Agradecemos aos brasileiros, que nos incentivaram nas duas partidas, foi maravilhoso. Vamos tentar jogar melhor na próxima edição”, disse.

Michael diz estar satisfeito em ter participado representando seu continente. “Somos africanos, mas cada um aqui tem sua nacionalidade. Eu sou do Benin, tem outros de Guiné, Congo. Representamos a África, representamos nosso povo. Além da nossa faculdade [UFRR], que nos ajudou a vir para cá”, finalizou.

Argentina x Chile

Após o gol sofrido no início do primeiro tempo, os chilenos da UNAP venceram os argentinos da UNPAZ com ampla superioridade. A partida começou movimentada e com várias chances de gol, mas, aos 6 minutos de jogo, foram os argentinos que abriram o placar com gol de Juan Pablo. Entretanto, os chilenos não se intimidaram e partiram para cima. Aos 9 minutos da etapa inicial, o defensor Abner Rojas foi levando a bola, viu que dava para chutar e bateu, fazendo um golaço e empatando a partida. O primeiro gol de goleiro desta edição do Beach Games. Os argentinos sentiram a pressão e começaram a cometer faltas violentas. Na cobrança de uma delas, Diego Antillanca virou a partida para os chilenos.

No segundo tempo, os argentinos acusaram cansaço e praticamente andavam em campo, o que deu muito espaço para os chilenos. Várias investidas faziam o guarda redes argentino segurar como dava, mas não por muito tempo. Aos 8 e 10 minutos, José Luis e Nicolas Gomes ampliaram o placar, Chile 4 a 1. Na etapa final, novamente os atletas da UNAP, José Luis e Nicolas Gomes, aumentaram o marcador. Final de jogo, UNAP 6 a 1 nos argentinos da UNPAZ.

O autor de dois gols se mostrou surpreso e realçou o companheirismo da equipe. “Foram dois gols, eu não esperava tanto. Mas foi um belo triunfo com os meus companheiros. Agora vamos descansar, porque mais tarde tem o Brasil”, disse José Luis.

O time argentino precisa agora torcer pela derrota dos atletas da UFAL para garantir, com folga, a classificação para as semifinais. “Ganhamos ontem, perdemos hoje. O cansaço nos venceu. Somos argentinos, não nos entregamos, vamos lutar até o último instante. Nunca nos daremos por vencidos”, disse o orgulhoso hermano da camisa 10, Juan Pablo.

Situação das equipes

No Grupo A, os brasileiros da UNINASSAU-PE dividem a liderança com a equipe argentina ISFDYT Nº 85. Ambos já estão classificados e se enfrentarão pela primeira posição logo mais a noite, às 19h. Os africanos se despedem da competição na última colocação.

No Grupo B, a disputa está mais acirrada e todas as equipes estão com chances de classificação. UNAP do Chile e UNPAZ da Argentina lideram com uma vitória cada, mas a equipe anfitriã da UFAL está com condições de avançar, mas para isso precisa vencer os chilenos da UNAP, às 20h, e partir para a calculadora.

II International University Beach Games 

A segunda edição do International University Beach Games conta com a participação de 250 atletas de mais de 10 países – Chile, Paraguai, Argentina, Bolívia, Brasil, México, Uruguai, Colômbia, além do time de intercambistas africanos da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Eles competem nas modalidades de beach hand, beach soccer e beach volleyball, nas categorias feminina e masculina.

O Brasil é representado por universidades do estado de Alagoas e pelas equipes vencedoras da última edição da Liga do Desporto Universitário de Jogos de Praia, realizada no final de 2016, em Aracaju.

O evento é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, FISU America e Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU), com chancela da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). Parceiros: Ministério do Esporte, Onza e Prefeitura Municipal de Maceió.

Por Maurício Manoel – Estudante de Jornalismo

NOTÍCIAS RELACIONADAS