EQUILÍBRIO TÉCNICO MARCA O PRIMEIRO DIA DE VOLÊI NO PANAMERICANO UNIVERSITÁRIO

Equipes entram em quadra em busca do título, em São Paulo

Por Wesley de Souza

            Começou na manhã de hoje (22) a busca pelo título de melhor equipe de vôlei das Américas. Equipes masculinas e femininas entraram em quadra para disputar a primeira partida da modalidade no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

            Abriram as disputas da modalidade os times femininos dos Estados Unidos e Colômbia. A equipe americana confirmou o favoritismo e aplicou 3×0 nas colombianas sem sustos, dominando a partida. Com a vitória, os EUA jogam contra o Brasil na terça-feira (24), às 09h. Para Loren McKenzie, central do time americano, o time precisa melhorar o entrosamento mesmo com pouco tempo para treinar. “Nós temos só 45 minutos por dia para treinar e temos que aproveitar esse tempo da melhor forma possível”. A Colômbia também enfrenta o Brasil, porém na segunda (23), também às 09h.

            Na sequência, Chile e Canadá disputaram sua primeira partida no torneio, também pelo naipe feminino. Aqueles que estavam presentes na quadra de vôlei do CPB acreditavam em vitória canadense, mas, para a surpresa de todos, a equipe chilena aplicou 3×1 nas adversárias, fazendo uma excelente partida, se beneficiando dos erros das atletas canadianas e trabalhando muito bem nos bloqueios. Segundo o treinador do Canadá, Bethan Thomas, a experiência das chilenas falou mais alto nos momentos decisivos. “Nós trouxemos atletas bem novas e nos momentos-chave o Chile cometeu menos erros, como por exemplo no final do jogo, e isso contou bastante”. Ainda segundo o treinador as canadenses ficaram nervosas na primeira partida e isso não pode acontecer no próximo jogo, nesta segunda (23), às 09h, contra a Argentina. A equipe chilena também enfrenta o selecionado argentino, na terça-feira (24), às 11h.

            Já durante a tarde as partidas do naipe masculino começaram com o Brasil vencendo bem o time do México pelo placar de 3×0. O time mexicano encontrou muitos problemas durante o jogo para poder passar pelo bloqueio dos brasileiros e para parar o ataque do time da casa. Para Lourival Feitosa, treinador do Brasil, uma vitória desse tipo no primeiro jogo é importante para soltar a equipe e tirar o frio da barriga. Os donos da casa jogam contra o Chile, que venceu os EUA também por 3×0, se beneficiando dos muitos erros cometidos pelos americanos no decorrer do embate. A partida está marcada para as 13h desta segunda (23). Já o México enfrenta os EUA na sequência, às 15h.

            Fechando o dia, a equipe do Canadá venceu a Colômbia por 3×0. Apesar do placar o jogo foi bastante equilibrado, com os dois primeiros sets terminando com vitória canadense com diferença de dois pontos. Aaron Boettcher, 22, estudante de Psicologia e central do time canadense destacou que a partida é muito importante para a moral da equipe. “Tivemos um voo muito longo e cansativo até aqui e já começar com vitória é muito importante, já que não tivemos tanto tempo para nos preparar e descansar”. O Canadá encara a Argentina, assim como a Colômbia, porém os vencedores jogam na terça-feira (24), às 17h, enquanto os derrotados jogam na segunda-feira (23), também às 17h.

            Todas as partidas do vôlei acontecem no Centro Paralímpico Brasileiro, que fica na Rodovia dos Imigrantes km 11,5, s/n, bairro Vila Guarani, em São Paulo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS