ESTREIA DO BEACH TÊNIS

Beach tênis estreia no International University Beach Games

Quatro duplas entraram na arena nesta quarta-feira, 29, e disputaram, pela primeira vez, um torneio de beach tênis dentro do Beach Games

Na tarde desta quarta-feira (29), o beach tênis fez a sua estreia nas areias da praia de Pajuçara. O International University Beach Games teve pela primeira vez a disputa de jogos desta modalidade, criada na Itália há 20 anos. Quatro equipes, sendo uma da Universidade Nacional de La Plata, da Argentina, além de três duplas de Maceió, disputaram as primeiras três partidas do torneio de duplas.

Atletas da Argentina enfrentaram os brasileiros no primeiro dia do beach tênis. Foto: Fotojump

O formato do jogo para essa competição foi definido da seguinte forma: as duplas se enfrentam em set único, disputado em uma melhor de 8 games, que são pontuados de forma idêntica ao tênis de quadra (15, 30, 40 e game). A equipe que atingir os 8 games, vence. Algumas das diferenças para o tênis de quadra: Não existe vantagem quando o game está empatado em 40; caso o saque encoste na rede, mas passe para a quadra adversária, ele é considerado válido.

O Clássico

A primeira partida foi disputada entre a dupla brasileira da UNIT-AL, Jamyl e Leonardo, encarando os argentinos Augustín e Tomás. Os argentinos começaram o jogo de forma agressiva, forçando muito o saque e tentando pressionar os brasileiros, que sentiram a dificuldade. Apesar de alguns momentos de brilho, Jamyl e Leonardo acabaram sendo derrotados por 8 games a 3, em set único.

Augustín definiu o estilo de jogo da dupla como “agressivo sempre”. “Nos sentimos bem ao longo da partida, apesar do nervosismo no início do jogo, devido à primeira experiência internacional na modalidade”. Tanto Augustín quanto Tomás praticam o tênis de quadra há um ano, mas cerca de três meses atrás iniciaram a preparação em Buenos Aires para a disputa do torneio de beach tênis em Maceió.

Disputa acirrada

Já na segunda partida da tarde, aconteceu o primeiro duelo entre duplas brasileiras. A dupla formada por Henrique e Guilherme (Brasil I) bateu Pedro Henrique e Eurico Cahú (Brasil II) por 8 a 6, em um jogo de muitas alternativas, onde Pedro e Eurico quase conseguiram uma bela virada, após estarem perdendo por 6-3 em um momento da partida.

Ambas as duplas entraram no jogo forçando bastante o saque, dificultando a devolução dos adversários. Entretanto, Henrique e Guilherme conseguiram aproveitar os erros dos adversários e abriram vantagem. Mesmo após a reação de Pedro e Eurico, a dupla Brasil I acabou fechando a partida por 8-6.

Olha o pneu!

Na última partida da rodada, as duplas que haviam sido derrotadas nas partidas anteriores se enfrentaram, buscando reabilitação no torneio. A expectativa de uma partida disputada acabou sendo frustrada, já que Pedro Henrique e Eurico (Brasil II) aproveitaram o abatimento de Jamyl e Leonardo (Brasil) e acabaram aplicando o chamado pneu: 8 games a zero.

O jogo ficou marcado pelo saque muito forçado da equipe Brasil II, fazendo com que a dupla formada por Jamyl e Leonardo sentisse a pressão e acabasse cometendo muitos erros. A partida acabou sendo tranquila para Pedro Henrique e Eurico que, com o resultado, ainda se mantém com chances na competição.

Nesta quinta-feira, 30, as competições do beach tênis começam às 13h, com mais três partidas de duplas. Na sexta-feira, 31, acontece a competição de Beach Tênis individual.

Modalidade demonstrativa

Nesta segunda edição do International University Beach Games, o beach tennis vem como uma modalidade demonstrativa, que não vale como pontuação para premiação. O objetivo é exibir uma modalidade de praia que vem se tornando febre pelo Brasil.

II International University Beach Games 

A segunda edição do International University Beach Games conta com a participação de 250 atletas de mais de 10 países – Chile, Paraguai, Argentina, Bolívia, Brasil, México, Uruguai, Colômbia, além do time de intercambistas africanos da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Eles competem nas modalidades de beach hand, beach soccer e beach volleyball, nas categorias feminina e masculina.

O Brasil é representado por universidades do estado de Alagoas e pelas equipes vencedoras da última edição da Liga do Desporto Universitário de Jogos de Praia, realizada no final de 2016, em Aracaju.

O evento é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, FISU America e Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU), com chancela da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). Parceiros: Ministério do Esporte, Onza e Prefeitura Municipal de Maceió.

Por Smack Neto – Estudante de Jornalismo

NOTÍCIAS RELACIONADAS