ESTUDANTE DO MATO GROSSO CONQUISTA BICAMPEONATO DO FIFA NA CATEGORIA FEMININA

Estudante do Mato Grosso conquista bicampeonato do FIFA na categoria feminina

Raphaella da Costa Silva, da UFMT, garantiu novamente o primeiro lugar no pódio

Por Manoela Bastos – Programa Jovens Jornalistas

A adesão feminina mais que dobrou nesta segunda edição do FIFA no JUBs. Foto: Be Nice Films

É comum ouvirmos a frase “mulher não joga futebol”, especialmente quando se trata de jogos eletrônicos, mas no último domingo (22), a estudante de Educação Física da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Raphaella da Costa Silva (21) mostrou que essa teoria está caindo por terra. A jovem foi, pela segunda vez consecutiva, ganhadora do primeiro lugar da modalidade Futebol Eletrônico nos 65º Jogos Universitários Brasileiro (JUBs), que estão sendo realizados em Goiânia até o próximo domingo (29).

“Em 2016 eu fiquei feliz com o resultado conquistado, afinal, eu disputei a medalha de ouro com os garotos que participaram dos jogos. Este ano a emoção foi diferente, pois uma disputa apenas entre minas é sempre uma surpresa. A gente nunca espera que outras garotas sejam tão boas com o joystick quanto a gente sabe que os meninos são. Foi surpreendente ver o nível das meninas que competiram comigo, por isso essa vitória tem um gostinho especial”, conta a jovem que desde os 6 anos de idade é apaixonada por games virtuais.

Com 10 pontos conquistados, a mato-grossense ficou à frente da atleta da Universidade Federal de Goiás (UFG) Kelly Silva, que ficou em segundo lugar, com 7 pontos. Em terceiro lugar, com 6 pontos e levando a medalha de bronze, ficou a estudante do Instituto Federal do Sudeste, de Barbacena (MG), Bianca Alícia.

Segundo o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, o E-games chegou para ficar no programa do JUBs. “Tivemos um aumento significativo no número de participantes no feminino, e a modalidade se consolidando no nosso calendário. O FIFA está dentro do programa de games desde 2016, e esse ano temos o League of Legends também, que gera muita expectativa para a CBDU. Após a realização de toda a jornada de e-games no JUBs, vamos fazer uma avaliação para ver se continuamos com essa crescente, inserindo mais uma modalidade no programa no próximo ano e em qual contexto vamos encaixar as modalidades. O fato é: os jogos eletrônicos entraram no JUBs de forma definitiva”, destacou Luciano.

Futebol Eletrônico – FIFA

O jogo escolhido para ser disputado entre os jovens universitários foi o FIFA 2017, que é um jogo eletrônico de futebol que foi lançado mundialmente em 27 de setembro de 2016. Este é o vigésimo quarto título da série FIFA e o primeiro a usar o mecanismo de jogo da Frostbite para Xbox One, PS4 e PC. Para a disputa entre as mulheres o sistema adotado para a classificação foi a contagem de pontos, ou seja, cada gol feito nos jogos contabilizavam um ponto para a soma final.

Tivemos um aumento significativo no número de participantes no feminino, e a modalidade se consolidando no nosso calendário. Ela já começa a levantar diversas questões, como com relação ao local de organização da competição, alguns pedem mais privacidade para se concentrar, devido ao nível técnico da disputa, outros pedem que seja em espaço aberto, por conta da divulgação, para que a modalidade seja fomentada. O fifa está dentro do programa de games, esse ano temos o lol também, que gera muita expectativa para a cbdu. Após a realização de toda a jornada de e-games no jubs, vamos fazer uma avaliação para ver se continuamos com essa crescente, inserindo mais uma modalidade no programa no próximo ano e em qual contexto vamos encaixar as modalidades. O fato é: os jogos eletrônicos entraram no jubs de forma definitiva.

NOTÍCIAS RELACIONADAS