FUTEBOL ABRE AS COMPETIÇÕES DO I FISU AMERICA GAMES

Brasileiros, argentinos, uruguaios, mexicanos e americanos competem nas próximas semanas em busca do título de melhor equipe futebolista das Américas

Por Wesley de Souza e Daniel Saltes

Brasil X EUA Foto: CBDU-KAIZEN- Alisson Frazão

O I Fisu America Games começou oficialmente, no dia 19, com a chegada e credenciamento das delegações. Nesta sexta-feira (20) equipes representantes do Brasil, dos Estados Unidos, do Uruguai e da Argentina já foram a campo para disputarem suas primeiras partidas no campo do Nacional da Vila Vivaldi, em São Bernardo do Campo, cidade da região metropolitana de São Paulo.

O primeiro jogo do dia foi entre a Universidad de La Matanza, da Argentina, contra a Universidad de la República, do Uruguai. A partida, que ficou 1×0 para a equipe uruguaia, deixou a desejar no quesito técnico, mas não na raça. Os derrotados enfrentam na próxima partida os brasileiros da Unip-SP, e os vencedores jogam contra os atletas da Universidad Autónoma del Estado de México. Ambas partidas serão no campo do Nacional da Vila Vivaldi, em SBC.

Já na segunda partida do dia os americanos da University of Washington empataram por 2×2 com os brasileiros da Universo-GO, num jogo movimentado. Os americanos abriram o placar no final da primeira etapa e ampliaram no começo do segundo tempo. A equipe brasileira superou o cansaço e em dois lances de bola parada chegaram ao empate. Como a modalidade possui dois grupos com três times cada em caso de empate é decidido o vencedor através do cara ou coroa, como o que aconteceu hoje, dando a vitória ao time brasileiro.

Túlio Lima, volante da equipe goiana, destacou o empenho da equipe na para chegar ao empate. “A raça foi nosso combustível para buscar o resultado, apesar do cansaço do time no primeiro tempo”. O treinador da equipe, Lucas, disse que sentiu a falta de um jogador de referência e com os ajustes que fizeram no intervalo o time conseguiu voltar para o jogo depois de “cair na armadilha deles no primeiro tempo”.

Para o atacante da equipe americana, Blake Bodily, o time se perdeu no segundo tempo e deixou os brasileiros chegarem ao empate. “Começamos a ter falhas e com isso eles começaram a ganhar as segundas bolas, forçando o ataque”. Para a próxima partida o estudante de Economia entende que para sair de campo com a vitória seu time precisa jogar como fez no primeiro tempo, pressionando a saída de bola adversária e marcando nas oportunidades que tiverem, o que não fizeram durante essa partida. Blake ainda perdeu um pênalti no primeiro tempo.

A equipe americana volta a campo no domingo, às 13h, para enfrentar a Universidad Autónoma del Estado de México. Já os atletas da Universo-GO jogam na terça, às 11h, também contra a equipe mexicana. University of Washington x Unip-SP jogam no campo do Nacional da Vila Vivaldi. Já Universo-GO x UAEMex (MÉX) se enfrentam no campo 1 do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP).

O campo do Nacional da Vila Vivaldi fica na Rua Iguapé, nº 251, bairro Vila Vivaldi, São Bernardo do Campo. Já o Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP) fica na Praça Prof. Rubião Meira, 61, na Cidade Universitária, capital paulista.

NOTÍCIAS RELACIONADAS