FUTEBOL FEMININO É OURO NA UNIVERSÍADE 2017

Futebol feminino do Brasil é ouro na Universíade 2017

Com gol na prorrogação, de Diany Xavier, o país conquista a terceira medalha dourada no futebol feminino em Universíades

Por Danielle Coimbra 

Gol do Brasil saiu na prorrogação. Foto: Felipe Herrmann/CBDU/Be Nice Films

Noite de muita emoção em Taipei com a final do futebol feminino, entre Brasil e Japão. Após o placar zerado no tempo normal, com várias tentativas a gol da parte brasileira, o jogo foi para a prorrogação e seguiu tenso até o final do segundo tempo, quando o gol do Brasil foi marcado, de cabeça, por Diany Xavier. Vitória brasileira e festa no estádio Fu Jen Catholic University Stadium, onde a população taiwanesa torceu em peso para o time verde e amarelo.

“Eu já estava ficando cansada, mas eu falei para o técnico para me dar mais três minutos, porque Deus daria força aos cansados”, disse Diany, que lembrou ainda da família e dos amigos: “Eu pensei em tudo o que a gente já passou no Brasil, porque no futebol feminino a gente luta para estar aqui. A gente estuda, trabalha e faz o que ama”.

Diany Xavier, autora do gol da vitória feminina. Foto: Fellipe Chargel/CBDU/Be Nice Films

Segundo o técnico, Maurício Moraes Salgado, foi uma partida dura. “O jogo foi exatamente o que a gente sabia que ia ser, um jogo duro. O Japão é uma equipe muito intensa”.

Retrospectiva

O futebol feminino brasileiro estreou na Universíade de Verão em partida contra a Colômbia, um dia antes da abertura da competição, no dia 18 de agosto. Com placar elástico de 17×0, a equipe brasileira venceu o primeiro desafio e seguiu para a disputa contra o Japão, no dia 22, ainda pela fase de grupos, com placar final de 3×1.

Já nas quartas de final, o Brasil enfrentou o Canadá, no dia 24. Com placar mais apertado, o time verde e amarelo finalizou a partida em 1×0, com gol de Carla Jéssica Pereira Nunes. Na semifinal, no dia 26, contra a Rússia, as brasileiras marcaram um gol aos 29 minutos do primeiro tempo, com Giovanna de Oliveira, colocando o Brasil na grande final.

O futebol feminino já havia sido campeão nas Universíades de 2001, em Pequim, na China, e em 2005, em Izmir, na Turquia.

Summer Universiade 2017

A Universíade de Verão 2017 acontece em Taipei, capital de Taiwan, entre 19 e 30 de agosto, e contempla 21 modalidades: atletismo, basquetebol, saltos ornamentais, esgrima, futebol, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, taekwondo, tênis, voleibol, polo aquático, tiro com arco, badminton, beisebol, golfe, patinação, halterofilismo e wushu.

As competições são realizadas em mais de 70 praças esportivas e reúnem cerca de 10 mil alunos-atletas de mais de 170 países.
O Brasil está presente em 14 modalidades esportivas, representado por uma delegação de 300 pessoas, dentre atletas, comissão técnica e oficiais. Dezenove olímpicos compõem a forte delegação, nas modalidades atletismo, esgrima, natação, saltos ornamentais e taekwondo.

Além das cinco, a equipe UBRASIL ainda participa nas modalidades badminton, ginástica rítmica, wushu, judô, tênis, tênis de mesa, voleibol, futebol e levantamento de peso.

Mais informações sobre a delegação brasileira: www.cbdu.org.br

Portal oficial do evento: https://www.2017.taipei/

NOTÍCIAS RELACIONADAS