FUTSAL FAZ SUA ESTREIA NO FISU AMERICA GAMES

Os jogos da modalidade começaram nesse domingo, 22. Ao todo foram realizados quatro jogos, dois femininos e dois masculinos

Por Daniel Saltes

O primeiro jogo aconteceu entre as seleções femininas da Costa Rica e Argentina, numa disputa acirrada, mas dentro das quadras a seleção costarriquenha levou a melhor. Fora das quadras as torcidas se mostraram muito animadas entoando seus gritos de incentivo às suas seleções. De acordo com a jogadora Verónica Salas, 25 anos, o trabalho em equipe foi fundamental para a vitória hoje. “Seguimos as instruções do técnico de girar a bola para achar a jogadora melhor colocada para marcar o gol. Fico feliz que vencemos hoje”, conta Salas.

Já Giselle Piamonte, 25, capitã argentina, declarou que não conseguiu jogar da melhor forma no primeiro tempo, que acabou 2×0. “Jogamos melhor no segundo tempo, uma pena que não foi o suficiente, pois marcamos apenas um gol”, lamenta a capitã.

A segunda partida do dia foi entre Colômbia e Paraguai. Com um toque de bola envolvente, a seleção colombiana dominou por completo o jogo que terminou com o placar de 10×1. O grande destaque foi o atleta Edgar Ovalle, autor de 2 gos na partida, ele agradeceu a Deus pela performance e espera continuar jogando dessa forma.

A terceira partida se deu entre as seleções masculinas do Costa  e da Costa Rica, que acabou com o resultado de 3×1. A seleção chilena tentou envolver o adversário, trocando passes e tentando entrar na defesa da seleção costarriquenha, mas a pressão não surtiu efeito. No contra-ataque a Costa Rica fez 2 gols. O segundo tempo foi truncado, com cada equipe marcando uma vez. Um fato curioso foram as jogadas ensaiadas pela equipe da América Central, com substituições especificas para estas jogadas.

Camisa 10 da seleção brasileira, Amandinha. Foto: CBDU/ Kaizen Filmes

Na partida que fechou a rodada, a seleção feminina do Brasil enfrentou o México e ganhou com folga de 13×1. A equipe foi liderada pela ala Amanda Lyssa de Oliveira Crisostomo, Amandinha, eleita quatro vezes a melhor jogadora de futsal do mundo pelo conceituado portal Futsal Planet. O time brasileiro se impôs desde o início e em nenhum momento deu espaço para as mexicanas. Após o jogo, Amandinha disse que foi um prazer vestir a camisa da seleção brasileira no primeiro Pan-Americano Universitário, destacou a importância do trabalho coletivo, colocando o resultado acima do desempenho individual e disse que luta pela igualdade no reconhecimento do esporte. Ser uma inspiração para uma geração é o objetivo de Amandinha, que se mostra craque dentro das quadras e fora delas também.

Confira os resultados das partidas:

Feminino:

Costa Rica 3 x 1 Argentina

Brasil 13 x 1 México

Masculino:

Paraguai 1 x 10 Colômbia

Costa Rica 3 x 1 Chile

NOTÍCIAS RELACIONADAS