GAME É ATRAÇÃO NO JUBS GOIÁS

Game é atração no JUBs Goiás

Pioneiro em disputas virtuais, JUBs terão, em Goiânia, estreia do League of Legends, maior jogo virtual do planeta na atualidade

LOL: sucesso no JUBs 2017. Foto Be Nice.

Pela primeira vez, após 64 edições, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) receberão uma competição coletiva de jogos eletrônicos. Depois da estreia do futebol virtual (individual), em Cuiabá/2016, Goiânia receberá o League of Legends (LoL), um jogo de estratégia online com mais de 100 milhões de adeptos por todo o mundo.

“O LoL não é apenas um jogo, mas um estilo de vida. É uma realidade fora do Brasil e está se desenvolvendo muito aqui. Estamos querendo levar isso aos universitários”, ressaltou o gerente de produtos da Riot Games – braço brasileiro da multinacional que desenvolveu o game -, Fabrício Santos, durante o Congresso de Abertura do JUBs, em Goiânia, no último sábado, 30.

Segundo Fabrício, 40% dos jogadores de LoL demonstram interesse em cursar o ensino superior, um dos fatores que levaram à expansão dos projetos da Riot. “Estamos desenvolvendo o UniLoL, que tem três objetivos: o desenvolvimento social entre os alunos das universidades; o incentivo à realização de competições, com ações regionais; além do desenvolvimento profissional, com desenvolvimento e aproveitamento de estudantes com perfil empreendedor”, explica.

Sete estados de seis regiões do Brasil e o Distrito Federal serão representados na disputa, de 24 a 28 de outubro – o JUBs será realizado de 18 a 29 de outubro.

A chave A é composta por Unochapecó-SC, UFS-SE, UFMA-MA e UFRPE-PE. A chave B tem UNB-DF, UFG-GO, Unicamp-SP e UFRN-RN. Cada equipe conta com 5 competidores. Os jogos duram, em média, 1 hora, mas podem se arrastar por horas, o que demanda preparo físico e psicológico.

No Brasil, há jogadores profissionais, que recebem salários para se dedicar exclusivamente ao LoL, contando com acompanhamento de equipes multidisciplinares (preparadores físicos, nutricionistas, psicólogos).

O jogo

League of Legends é um jogo de estratégia online – mistura elementos de Role-playing Game (RPG) e Real-time Strategy (RTS), em que duas equipes compostas por poderosos campeões se enfrentam em diversos campos de batalha.

LoL coleciona números expressivos na última década. Além dos 100 milhões de adeptos pelo mundo, o jogo teve 43 milhões de espectadores no Mundial de 2016, nos Estados Unidos. Com picos de audiência de 14,3 milhões de espectadores, a competição distribuiu uma premiação de cerca de R$ 21 milhões no Mundial do ano passado.

No Brasil, a modalidade está em franco crescimento. Em 2015, o ginásio Goiânia Arena recebeu uma etapa do Campeonato Brasileiro, com público de cerca de 2 mil pessoas. A competição já chegou a receber público de 10 mil espectadores no ginásio do Ibirapuera (2016), em São Paulo, e 12 mil, no Allianz Parque, estádio do Palmeiras (2015), em São Paulo. Neste evento, a final ficou em 1º lugar no trending topics mundial do Twitter.

Quase 80% dos adeptos do LoL estão na faixa etária de 16 a 25 anos – pelo regulamento do JUBs, os inscritos têm de ter entre 18 e 25 anos.

Alguns dados sobre o LoL e a Riot:

Números League of Legends

✓ 100 milhões de jogadores ativos por mês

✓ 77% entre 16 e 25 anos

Resultados na final da segunda etapa do CBLoL 2015:

✓ 850 mil espectadores únicos

✓ 61 minutos tempo médio conectado

✓ #1 Trending Topic Mundial do Twitter #CBLoL

✓ 1º lugar levou R$ 60 mil e 2º lugar R$ 30 mil

✓ Mais de 12 mil fãs no estádio

Resultados da final da segunda etapa do CBLoL 2016

✓ Mais de 10 mil pessoas no Ginásio do Ibirapuera

✓ Entre direitos de imagem e premiação, o 1º lugar recebeu R$ 80 mil e o 2º lugar R$ 40

mil

✓ Vencedor se classificou para International WildCard Qualifier (IWCQ) – campeonato

que vale vaga para o Mundial

✓ Mega Torcida LoL na Arena das Dunas, em Natal (RN)

✓ Torre de League of Legends volta ao CBLoL, em Natal (RN)

✓ Transmissão ao vivo em cinemas de todo país.

✓ Eventos independentes da comunidade em mais de 60 cidades.

✓ Transmissão ao vivo pela internet (YouTube, Sportv.com e Twitch) e no canal SporTV2

na TV.

✓ 1,4 milhão de espectadores pelo SporTV.

✓ 2,1 milhões de espectadores somando SporTV e canais da Riot Games no Brasil.

Resultados do IWCQ 2016

✓ 4 milhões de espectadores brasileiros

✓ 8 milhões de espectadores em todo o mundo

✓ 2 mil pessoas na Ópera de Arame durante os dois dias de evento

Partida que classificou a equipe brasileira INTZ:

✓ 1,5 milhão de telespectadores assistiram pelo canal SporTV

✓ 800 mil espectadores únicos nos canais digitais da Riot Games Brasil

✓ 2,3 milhões de espectadores somando SporTV e canais da Riot Games Brasil

Resultados Mundial 2016

✓ Final mais longa da história do Campeonato Mundial de League of Legends (4 horas e

2 minutos)

✓ 43 milhões de espectadores pelo mundo

✓ Pico de audiência de 14,3 milhões de espectadores

✓ 815 mil espectadores pela SporTV3 no Brasil

✓ 717 mil unique viewrs nos canais oficiais da Riot Games

✓ Maior premiação dos Mundiais: US$ 6,7 milhões (Premiação original de US$ 2,1

milhões e mais de US$ 1,6 milhão com conteúdo in-game dos times (ícones) e outros

US$ 3 milhões de contribuição dos fãs com conteúdos in-game).

Resultados do MSI 2017 (no Brasil)

✓ 218 milhões de horas assistidas durante os 15 dias de evento

✓ 364 milhões de espectadores únicos assistiram aos torneios

✓ 4.3 milhões foi o pico de espectadores simultâneos

✓ 2.5 milhões de fãs assistiram à final entre G2 e SKT

✓ Premiação de 1.7 milhão de dólares

Principais executivos I Riot Games Brasil

Roberto Iervolino – Gerente Geral da Riot Games no Brasil

Carlos Antunes – Diretor de Publishing e eSports da Riot Games no Brasil

Endereços da Riot Games no Brasil:

http://br.leagueoflegends.com/pt/
http://www.riotgames.com/

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