HISTÓRICO! UNIFACISA-PB É CAMPEÃ DO BASQUETE MASCULINO

Histórico! UNIFACISA-PB é campeã do basquete masculino

A final foi um confronto entre UNINASSAU-PE e a equipe da Paraíba

Por Ana Luíza Vargas – Programa Jovens Jornalistas

UNIFACISA-PB é a grande campeã do basquete masculino nesta edição 2017. Foto: Be Nice Films

Ocorreu hoje, 28, a final do basquete masculino do JUBs 2017, no Ginásio Rio Vermelho, em Goiânia. A partida, que teve seu início às 13h30, foi de emoções do início ao fim. O time da Paraíba subiu para a 1ª divisão no JUBs 2016, e em sua primeira participação depois do acesso já se via em uma final do torneio, desbancando na semifinal a equipe campeã do JUBs 2016, a UNIP-SP.

O embate começou movimentadíssimo, com as duas equipes dando o máximo para levantar o troféu. Os times ficaram com o placar perto durante os 15 primeiros minutos, mas foi nos 5 minutos antes do final do primeiro tempo que a equipe pernambucana conseguiu abrir vantagem e terminou o segundo quarto do confronto com 11 pontos de diferença, 35 x 24.

Na segunda metade do jogo, e após muita conversa com o técnico, a equipe da UNINASSAU-PE voltou ao jogo, conseguindo em apenas 3 minutos a virada para 37 x 38. Mas, como falado no início, foi um jogo cheio de emoções! Os meninos da UNIFACISA-PB acordaram novamente, e conseguiram abrir uma vantagem significativa de 11 pontos.

O time da UNINASSAU-PE foi obrigado a retirar uma diferença no marcador, e com apenas dois minutos para o encerramento do confronto, o placar apontava o empate de 61 x 61. E foi nesse momento que o embate passou pelos seus momentos mais tensos, tendo uma equipe que abriu vantagem durante vários períodos do confronto, e outra que a todo instante foi guerreira e chegou a empatar o placar.

E quem ganhou no final, por 68 a 62, foi a equipe paraibana, pela primeira vez vencedora do torneio. “Nosso time é experiente, e sabíamos que seria difícil. Queríamos sempre estar perto do placar para no final a experiência decidir. Foi isso que aconteceu, abrimos em alguns momentos e eles encostaram no placar, mas no final saímos campeões”, conta Rodrigo Reis, capitão da equipe campeã. O ala-pivô finalizou dizendo que o resumo em uma palavra desse JUBs é “histórico”.

Após levar um banho de água de todo o seu time, o treinador Eduardo Schafer disse que, com essas perdas de vantagem durante o jogo, seu time precisou remar novamente para conseguir sair de quadra campeão. “Nosso diferencial foi a defesa, que era a melhor do campeonato, e mesmo o ataque não funcionando bem, perdendo muitos lances livre em reta final de jogo, saímos com esse título importante para o estado da Paraíba”, relata o técnico. O comandante ainda definiu a vitória como superação. “Chegamos ao torneio com os dois principais atletas machucados, e esse título é tratado como fruto de um projeto que vem a cada ano dando um passo maior”, afirmou.

O time, que acabou de subir para a 1º divisão, agora pode ostentar o título de atual campeão do JUBs no basquete masculino da elite do torneio.

NOTÍCIAS RELACIONADAS