INTEGRAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL SÃO DESTACADAS NO JUBS GOIÁS

Integração e inclusão social são destacadas no JUBs Goiás

Atletas paradesportivos se destacam em Aparecida de Goiânia e comemoram troca de experiência com competidores convencionais

Por Sérgio Lessa – Ares Comunicação

Atletas paradesportivos se destacam nas competições. Foto: Be Nice

Pela segunda edição seguida, os atletas paradesportivos estão desfilando seus talentos nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Nesta 1ª fase do evento, são 30 competidores divididos em três modalidades – natação, atletismo e tênis de mesa. Neste sábado (21), metade deles caiu na água no Cel da OAB, em Aparecida de Goiânia.

Para os nadadores paradesportivos, o JUBs vem sendo uma oportunidade ímpar de integração com os atletas sem deficiência. As provas do paradesporto são intercaladas com as dos demais competidores, o que é bem visto pelos atletas.

“Geralmente, nossas competições são separadas das dos atletas convencionais. No JUBs, é uma das raras vezes que podemos compartilhar experiências e o convívio com outros atletas. É uma competição de alto nível e que também me ajuda na preparação para o Brasileiro Paralímpico, na próxima semana, em São Paulo”, ressaltou o paranaense Leonardo Bee Alenski, de 20 anos, estudante do curso de Educação Física da PUC/PR.

Neste sábado, Leonardo, que tem categoria funcional S6, venceu os 100 metros costas, com o tempo de 1min52s99. A prova teve dobradinha paranaense. Eric Tavares, de 20 anos, faturou a medalha de ouro com a marca de 1min16s72. O atleta tem classificação funcional S9. Eric ainda venceu os 50m livre.

No feminino, Erica da Costa (S8), da Unifal/AL, e Rebeca de Oliveira (S10), da Uninorte/AC, foram as vencedoras dos 100m costas em suas respectivas classificações.

Outra paranaense, Tisbe Andrade (S6), da UFPR/PR, faturou duas medalhas de ouro. Ela ficou em 1º lugar nos 50m costas, com o tempo de 1min00s19, e nos 50m livre (55s53).

Os resultados das finais deste sábado (21) estão no site da CBDU: www.cbdu.com.br. Neste domingo (22), haverá finais nos 100m costas, 100m peito, 100m livre e 50m borboleta.

Entenda a classificação funcional
Na natação paradesportiva, os atletas são classificados de acordo com a limitação física ou mental. A letra “S” representa as provas de estilo livre. “SB” se refere ao estilo peito, com “SM” indicando nado medley individual.
Os números, de 1 a 10, se referem a atletas com deficiências físicas. De 11 a 13, são competidores com deficiências visuais. O 14 representa atletas com deficiência intelectual.

NOTÍCIAS RELACIONADAS