JIU-JITSU ENTRA NO CALENDÁRIO DO ESPORTE UNIVERSITÁRIO PELO SEGUNDO ANO

Modalidade trouxe a Goiânia 40 atletas, de nove estados, nos naipes masculino e feminino

Atletas de nove estados participaram do JUBs Lutas 2018 na modalidade Jiu-Jitsu. Foto: CBDU/KaizenFilmes

Encerrando as atividades da semana, o jiu-jitsu fechou com chave de ouro as competições dos Jogos Universitários Brasileiros de Lutas (JUBs), em Goiânia. Cerca de 40 atletas representaram nove estados da Federação – CE, DF, GO, PR, RJ, SC, SE, SP e TO –, nos naipes masculino e feminino.

A atleta da UNIP-SP Karla Leticia de Almeida – instituição classificada em primeiro lugar no geral feminino por Instituições de Ensino Superior – foi uma das que subiu no posto mais alto do pódio, após sagrar-se campeã da categoria 64kg faixa azul. “Essa foi a minha primeira participação em uma competição universitária, e vimos um campeonato super organizado. As adversárias aqui foram bem duras, no mesmo nível de outros campeonatos que participo. Foi uma experiência muito boa”, pontuou a estudante.

No masculino, a UNIFOR-CE foi a grande campeã no geral masculino por Instituições de Ensino Superior, e o aluno-atleta Abraão Vieira Alves foi um dos que representou a instituição no pódio. “Hoje medalhei aqui em primeiro lugar, o que dá uma felicidade muito grande, uma sensação muito boa, além de conhecer novas pessoas, amizades que levam a gente para frente na vida do esporte”, destacou o lutador da categoria até 64kg faixa branca.

Confira aqui todos os resultados do dia!

JUBs Lutas 2018

O JUBs Lutas foi realizado entre os dias 10 e 15 de abril, no Goiânia Arena, nas modalidades judô, luta olímpica, karatê, taekwondo e jiu-jitsu. Todas as lutas foram transmitidas pelo Facebook da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, e estão disponíveis para visualização.

As cinco regiões do país estiveram presentes na competição, representadas por 300 alunos-atletas de 21 estados da Federação – Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins –, nos naipes masculino e feminino.

Seletiva para competições internacionais

A competição de Luta Olímpica foi classificatória nacional para o World University Wrestling Championship, que será sediado também em Goiânia, entre 05 e 09 de setembro.

Já o Taekwondo e o Judô foram as seletivas nacionais para o FISU America Games, que será realizado em São Paulo, de 19 a 29 de julho. Além das duas modalidades, o campeonato terá ainda disputas no atletismo, atletismo paradesportivo, basquetebol, futebol, futsal, voleibol, natação, natação paradesportiva, tênis, tênis de mesa e tênis de mesa paradesportivo.

Veja aqui todos os detalhes sobre o novo formato do JUBs!

Os Jogos Universitários Brasileiros de Lutas são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em parceria com a Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU). Patrocínio: Correios – Operador Logístico oficial do esporte universitário do Brasil e Ministério do Esporte. Apoio: Super Bolla. Apoio local: Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

NOTÍCIAS RELACIONADAS