JUBS FASE FINAL 2019 É LANÇADO EM SALVADOR

O lançamento nacional dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) – Fase Final foi realizado na manhã desta segunda-feira (17), no Gran Hotel de Stella Maris, em Salvador, com a presença de secretários de estado, representantes de universidades públicas e privadas, federações esportivas, profissionais de educação física, atletas universitários e parlamentares estaduais e federais.

A etapa final dos JUBs é considerada a maior competição esportiva universitária da América Latina. A previsão é reunir, de 20 a 27 de outubro, mais de três mil atletas universitários de todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. O evento volta a ser sediado na Bahia após 51 anos.

A organização dos JUBs é da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), sendo executados na Bahia pela Federação Universitária Baiana de Esportes (Fube), com o patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Superintendência dos Desportos (Sudesb).

Equipamentos esportivos

Na 67ª edição, os Jogos Universitários na Bahia ocuparão espaços esportivos de Salvador (Ginásio de Cajazeiras, piscina olímpica da Bonocô, quadra esportiva da Uneb/Cabula, dentre outros) e de Lauro de Freitas (Centro Pan-Americano de Judô e ginásio esportivo). Uma importante inovação é a montagem de arenas esportivas em praças públicas e shoppings center para disputas de algumas modalidades.

Em seis dias de competição, serão realizados jogos em 13 modalidades esportivas: JUBs acadêmico, basquete 3×3, basquete, cheerleading, futsal, handebol, futebol eletrônico, League of Legends, judô, karatê, natação, vôlei e vôlei de praia.

Investimento no esporte

No lançamento, o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, destacou que a escolha da Bahia como sede da etapa final dos JUBs não foi por acaso. “Importante destacar que a Bahia é o único estado brasileiro a ter hoje em funcionamento um Sistema de Esporte, com um Conselho Estadual em atividade regular. Na Bahia, existem políticas públicas de esporte, tanto para o de alto rendimento como para o de iniciação esportiva, sendo garantido ainda financiamento público para atletas e eventos, com os programas FazAtleta e o Bolsa Esporte”, lembrou.

Ele destacou também o investimento que o Governo do Estado tem feito na infraestrutura esportiva. “Neste momento, temos 12 pistas de atletismo sendo construídas no interior do estado, além da instalação de grama sintética em muitos estádios do interior. Também há uma determinação do governador Rui Costa para a recuperação das quadras de escolas”.

Ao apresentar a organização que está sendo preparada para a etapa nacional, o diretor da Sudesb, Vicente Neto, afirmou que todo o esforço está sendo feito pelo Governo da Bahia e parceiros para colocar “esses jogos no patamar que eles merecem estar, fortalecendo e engrandecendo o desporto universitário na Bahia e no Brasil como um todo. Estamos trabalhando para que a edição deste ano represente a quebra de paradigma dos jogos em termos de qualidade, organização e participação”.

Já o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, comentou que a realização dos JUBs promove visibilidade ao esporte universitário, sendo também uma excelente oportunidade para a formação de novos atletas. “Importante ressaltar que 53% de medalhas conquistadas por brasileiros nos Jogos Olímpicos Rio 2016 foram atletas que passaram por edições dos JUBs”, contou.

Participação feminina

Presente no lançamento, a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, observou a importância dos jogos universitários para o incentivo e a participação das mulheres. Aproveitando do momento da Copa Mundial de Futebol feminino, a secretária homenageou a jogadora baiana Formiga, que integra a Seleção Brasileira e está na França disputando o mundial. “Temos muito que nos orgulhar da atleta Formiga, uma baiana, negra, que marca com talento sua presença na equipe brasileira”.

Etapa estadual

A etapa nacional dos JUBs é antecedida pelas seletivas estaduais – Jogos Universitários da Bahia. Realizada pela Federação Universitária da Bahia (Fube), com apoio do Governo do Estado, a etapa estadual ocorrerá de 14 a 18 de agosto, com provas também disputadas em equipamentos esportivos de Salvador e Lauro de Freitas.

Neste ano, o Juba funciona como evento teste da etapa nacional, servindo para avaliar e testar parte importante da operação e logística que serão implantadas para atender ao JUBs em outubro.

Fonte: Ascom/Setre

NOTÍCIAS RELACIONADAS