JUBS LUTAS: JUDÔ DEFINE REPRESENTANTES BRASILEIROS PARA O PAN-AMERICANO

Combates individuais marcaram o primeiro dia de competição dos Jogos Universitários Brasileiros de Lutas, em Goiânia

Arthur Henrique Stin, da IUESO, de Goiás, se classificou para o FISU America Games após vencer na categoria -100kg. Foto: KaizenFilmes

As competições individuais do Judô deram o pontapé inicial na disputa pelo ouro pelos Jogos Universitários Brasileiros de Lutas, que acontecem até o próximo domingo, 15 de abril, em Goiânia. Foram disputadas 16 categorias, entre masculino e feminino, e que já valeram como classificatória para o FISU America Games, o primeiro Pan-Americano Universitário, que será realizado em São Paulo em julho.

O judoca Arthur Henrique Stin, do Instituto Unificado de Ensino Superior Objetivo (IUESO), de Goiás, representou o estado sede da competição e garantiu a vaga no Pan-Americano. “Eu treinei muito para essa competição e para poder chegar ao Pan-Americano, e eu devo essa vitória ao meu sensei, Joseph, e ao meu pai. Estou muito feliz por poder representar o meu estado e o meu país”, afirmou o estudante de Veterinária, atleta da categoria -100kg.

No feminino, a estudante de Engenharia de Materiais Istelina Tayrane Mota da Silva, da UFS-SE, também foi uma das que garantiu a vaga na competição internacional, após chegar ao pódio na categoria +78kg.

“Foi um resultado muito bom, com adversárias fortes, e eu vim treinando bastante, pensando nessa classificação. Graças a Deus deu certo, o resultado do meu treinamento foi positivo. Agora é treinar mais, para um campeonato Pan-Americano que será pesado, duro. Vou me dedicar ao máximo para ter um bom desempenho e o melhor resultado”, pontuou.

Istelina Tayrane, da UFS, de Sergipe, garantiu o ouro na categoria +78kg. Foto: CBDU/KaizenFilmes

Programação

O JUBs Lutas acontece até o próximo domingo, no Goiânia Arena (Av. Fued José Sebba – Jardim Goiás), com entrada franca. Nesta quinta-feira, 12, serão realizados os combates de Judô por equipe. Acompanhe a transmissão ao vivo, a partir das 9h30, no Facebook da Confederação Brasileira do Desporto Universitário.

11 e 12 de abril (quarta e quinta) – Judô

13 de abril (sexta) – Luta Olímpica

14 de abril (sábado) – Karatê e Taekwondo

15 de abril (domingo) – Jiu-Jitsu

Confira abaixo os classificados do Judô para o FISU America Games:

FEMININO

-48kg

Emília Cristina S. Lopes – FATE-CE

-52kg

Jéssica Lima Souza – UPIS-DF

-57kg

Ana Paula Batista de Moraes – UCDB-MS

-63kg

Daniele Carla L. de Oliveira – CELSO LISBOA-RJ

-70kg

Erika Hellen Ferreira – FATE-CE

-78kg

Gabriella Stroppa Paliano – UCDB-MS

+78kg

Istelina Tayrane Mota da Silva – UFS-SE

Absoluto

Stefanie Miranda – CELSO LISBOA-RJ

MASCULINO

-60kg

Yuri Araújo Marques Lourenço – UCDB-MS

-66kg

Leonardo Marcelo Arruda – CELSO LISBOA-RJ

-73kg

Gabriel Fernandes Pinheiro – FBV-PE

-81kg

Rodrigo Abner Araújo Menezes – FATE-CE

-90kg

Gabriel Gomes da Rocha – CELSO LISBOA-RJ

-100kg

Arthur Henrique Stin – IUESO-GO

+100kg

Ruan Isquierdo da Silva – CELSO LISBOA-RJ

Absoluto

Ruan Isquierdo da Silva – CELSO LISBOA-RJ

Veja aqui o pódio do segundo dia do judô!

Confira aqui todos os resultados do dia!

JUBs Lutas 2018

As cinco regiões do país estão presentes na competição, representadas por 300 alunos-atletas de 21 estados da Federação – Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins –, nos naipes masculino e feminino.

Seletiva para competições internacionais

A competição de Luta Olímpica será a classificatória nacional para o World University Wrestling Championship, que será sediado também em Goiânia, entre 05 e 09 de setembro.

Já o Taekwondo e o Judô serão as seletivas nacionais para o FISU America Games, que será realizado em São Paulo, de 19 a 29 de julho. Além das duas modalidades, o campeonato terá ainda disputas no atletismo, atletismo paradesportivo, basquetebol, futebol, futsal, voleibol, natação, natação paradesportiva, tênis, tênis de mesa e tênis de mesa paradesportivo.

Veja aqui todos os detalhes sobre o novo formato do JUBs!

Os Jogos Universitários Brasileiros de Lutas são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em parceria com a Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU). Patrocínio: Correios – Operador Logístico oficial do esporte universitário do Brasil e Ministério do Esporte. Apoio: Super Bolla. Apoio local: Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

NOTÍCIAS RELACIONADAS