JUBS: MESATENISTA PARALÍMPICO CONQUISTA O OURO NA CLASSE 10 MASCULINA

JUBs: Mesatenista paralímpico conquista o ouro na Classe 10 Masculina

Carlos Carbinatti é o 15° colocado no ranking mundial da modalidade e disputa o JUBs pela primeira vez

Por Matheus Asafe – Programa Jovens Jornalistas

Foto: Be Nice Films

O mesatenista paradesportivo Carlos Alberto Carbinatti Júnior, 33 anos, estudante do curso de Farmácia da UNIP, no campus de Limeira-SP, conquistou a medalha de ouro em sua primeira participação nos jogos universitários. Na partida final, disputada no ginásio da Faculdade Universo, em Goiânia, Carbinatti venceu o atleta Lucas Carvalho, 17 anos, da UNICAP-PE por três sets a zero.

A trajetória do atleta é marcada pela participação nas maiores competições esportivas do planeta. Ele fez parte da Seleção Brasileira Paralímpica entre os anos de 2009 e 2016. O mesatenista venceu três Parapan-Americanos, dos quatro que disputou, e foi medalha de prata no outro. Carbinatti também disputou as duas últimas Paralimpíadas, em Londres e no Rio de Janeiro, respectivamente. “Em 2012, eu perdi nas quartas de final e fiquei em oitavo lugar. No Rio, peguei um grupinho chato e fiquei em 11°. Acredito que faltaram alguns detalhes na preparação, que também influenciaram meu rendimento”, pontua.

Hoje, Carbinatti tem uma rotina de treinos mais leve. “Eu treino duas vezes por semana, só para manter, porque quase não temos campeonatos no segundo semestre”, explica. Ainda segundo ele, a maior dificuldade no JUBs é o fato de não conhecer bem o campeonato, por nunca ter participado. “Estava ansioso para ver como seriam as áreas de jogos e é tudo bem organizado. Foi uma oportunidade de participar de uma competição nova e eu tive a sorte de vencer”, conclui.

Também pelo Tênis de Mesa Paradesportivo, Paulo Salmin, jogador da UNIP-SP, disputou a final com Gustavo Laskoskey, de 20 anos, da UNIVILLE-SC. Salmin venceu a partida por três sets a um e ficou com o ouro na Classe 7 Masculino. O ouro da Classe 7 Feminina ficou com a para-atleta Millena dos Santos, 21 anos, da UEG-GO. Na última decisão do dia, Ramon da Silva, 24 anos, da UNESC-SC, ficou em primeiro lugar na Classe 9 Masculino.

Tênis de Mesa chega às fases eliminatórias

Depois da disputa por grupos, seis jogos masculinos e quatro femininos preencheram a tarde de hoje, 21, nas competições do Tênis de Mesa. Os vencedores de cada partida enfrentarão adversários classificados pelo bye para a próxima fase. Essa classificação é feita por meio dos números dos atletas nas competições anteriores e no ranking classificatório.

Nas decisões femininas, a jogadora e estudante de Odontologia, Alexia Nakashima, 18 anos, representante da UNIVILLE-SC, é uma das favoritas ao ouro. Motivada pelos pais, que já foram competidores e hoje são professores do esporte, Alexia começou a jogar tênis de mesa aos seis anos. Com 10, passou a competir e logo se destacou. “Eu comecei bem. Na primeira vez que participei do campeonato brasileiro, fiquei em terceiro lugar na categoria pré-mirim”, conta.

Este ano, a tenista disputou a Universíade e agora participa dos Jogos Universitários Brasileiros pela primeira vez. Ela conta que o objetivo é ser campeã e melhorar seus números, visando classificação para os Jogos Olímpicos. “Tem bastante atleta forte, mas eu acredito que dê para ficar entre as três melhores”, completa.

NOTÍCIAS RELACIONADAS