JUG’S 2019 SERÁ REALIZADO EM RIO VERDE

Edição 2018 dos Jogos Universitários de Goiás foi realizada neste final de semana, em Itumbiara; ao final do evento, a Federação Goiana de Desportos Universitários passou a bandeira para a cidade que receberá os Jogos em 2019

JUGs 2018 contou com disputas de basquete, basquete 3×3, futsal, handebol, vôlei e vôlei de praia. Foto: FGDU

Entre quinta-feira (19) e domingo (22), Itumbiara, no sul do Estado de Goiás, recebeu 600 atletas de 11 universidades goianas, que participaram da 54ª edição dos Jogos Universitários de Goiás (JUG’s). Nestes quatro dias foram realizados 82 disputas de seis modalidades, tanto femininas quanto masculinas, de basquete, basquete 3×3, futsal, handebol, vôlei e vôlei de praia.

A entrega das medalhas e troféus foi realizada na tarde de domingo, no Ginásio da Escola Municipal de Tempo Integral José Gomes Pereira. No futsal, o primeiro lugar no masculino ficou com a equipe Estácio de Sá. No feminino, a Universo foi a campeã. Já no handebol, a Estácio de Sá/Força Atlética levou o ouro no feminino. No masculino, o título ficou com a PUC-GO.

Nas quadras de vôlei, o primeiro lugar foi uma dobradinha da Unifan/ MonteCristo. No basquete, a primeira colocação foi da UniEvangélica, no masculino, e da UEG, no feminino. No basquete 3×3, a UFG foi a campeã masculina, e a PUC-GO no feminino. Por fim, no vôlei de praia, o pódio foi composto por UFG e PUC-GO, no masculino e feminino, respectivamente.

600 atletas de 11 universidades goianas participaram da 54ª edição dos Jogos Universitários de Goiás. Foto: FGDU

Próximos passos

Os campeões desta fase do JUG’s representarão Goiás na Conferência Central dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que começam dia 6 de agosto em Brasília (DF). Nesta etapa, estarão presentes as principais equipes do Mato Grosso, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Distrito Federal, Minas Gerais e Goiás. Os primeiros colocados da Conferência Central garantem vaga para a final do JUBs, que começa no dia 4 de novembro, em Maringá (PR).

Os Jogos Universitários de Goiás foram uma realização da Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU), com o apoio do Governo de Goiás, Seduce e Prefeitura de Itumbiara.

Avaliação

Segundo o presidente da Federação Goiana de Desporto Universitário (FGDU), Lusimar Santos, esta edição dos JUG’s, em Itumbiara, foi sem dúvida a melhor de todos os tempos, com elevado nível de envolvimento de todos. “O desporto universitário e a cidade estão de parabéns. Nosso objetivo de desenvolver a convivência dos estudantes foi conquistado”, afirmou Lusimar.

Lusimar destacou a 54ª edição do evento como um marco para o esporte universitário do estado. “Cem por cento do evento foi feito no sistema da CBDU, o layout de quadra e outras formas de comunicar o evento também seguiram o padrão nacional, assim como o formato da Comissão Disciplinar, que foi composta por cinco auditorres, um procurador, um defensor, um representante do Tribunal de Justiça Desportiva Estadual e o representante do Superior Tribunal de Justiça Desportiva Universitária da terceira instância. Tivemos ainda a participação total do Governo do Estado de Goiás, da Prefeitura de Itumbiara e de todos os setores da cidade, que se envolveu bastante com os Jogos. Foi um marco.

Passagem da bandeira

Durante a premiação, a FGDU promoveu a passagem da bandeira à cidade que receberá o evento em 2019. Rio Verde, município localizado ao sul do Estado, foi o escolhido para sediar a 55ª edição dos Jogos Universitários de Goiás. A cidade é a quarta mais populosa de Goiás, ficando atrás apenas da capital Goiânia e das cidades de Aparecida de Goiânia e Anápolis.

NOTÍCIAS RELACIONADAS