MUDANÇAS NO VOLEIBOL MARCAM A FASE FINAL DOS JUBS 2018

Reunião Informativa definiu as alterações da modalidade para esta edição

Por Thiago Crepaldi- Programa Jovens Jornalistas

A modalidade acompanhou as melhorias e tem mudanças para esse ano. O tempo de aquecimento dos atletas em quadra passará de seis (06) para dez (10) minutos, como já ocorre nas principais competições oficiais de vôlei. A notícia foi dada nesta segunda-feira (05) durante a Reunião Informativa (RI) da modalidade e foi muito bem recebida pelas delegações.

Durante esse tempo de preparação, os times aproveitaram para o aquecimento de rede e de saque. O técnico da equipe masculina da UPIS – DF, Flávio Thiessen, avaliou que a mudança será positiva para o rendimento dos atletas. “O voleibol é um esporte que as equipes precisam iniciar o jogo com a intensidade total. Com esta mudança os atletas não vão precisar se aquecer enquanto jogam”, explica.

O experiente atleta e medalista de prata na Olimpíada de Pequim em 2008, Márcio Araújo, atualmente membro da equipe de vôlei UNIATENEU – CE, falou sobre os benefícios desta mudança. “Fisicamente o aquecimento é muito importante, pois ajuda a evitar lesões“, atenta.

Outra alteração proposta para esta edição dos JUBs diz respeito a uma mudança sinalizada pela Confederação Brasileira de Voleibol e se refere a não obrigatoriedade do técnico de se limitar a linha de restrição destinada a ele. Entre os presentes na RI em regime de votação, a decisão foi unânime.

Para o professor Thiessen, com estas duas mudanças os jogos entram no padrão da  CBV. “É fundamental que os JUBs acompanhem a evolução do voleibol, como vem evoluindo nos últimos anos”, aponta.

Araújo parabeniza a comissão 2018 pelas iniciativas. “Foram decisões acertivas por parte da organização dos jogos”, acrescenta o atleta.

O que não é uma novidade nos Jogos Universitários Brasileiros são as disputas acirradas durante toda a semana. Confira as equipes que vão se enfrentar na 66ª edição dos JUBs e vão dar o seu melhor para levantar troféu de grande campeã do voleibol.

FEMININO:

UNOCHAPECÓ ‐ SC, CEUB ‐ DF, UNIFOR ‐ CE, UFAC ‐ AC, UFPA ‐ PA, UNICESUMAR ‐ PR, UEG ‐ GO e CENESUP ‐ PB.

MASCULINO:

UPIS ‐ DF, UNICESUMAR ‐ PR, CIESA ‐ AM, UNIFOR ‐ CE, UNINASSAU – PE, FAMETA ‐ AC, UCDB ‐ MS, UNIEVANGÉLICA ‐ GO.

Os JUBs 2018 são uma realização da CBDU, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Maringá e da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU). Patrocínio CBDU: Correios. Apoio CBDU: Gympass e SuperBolla.  Parceria Institucional: Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro e Comitê Paralímpico Brasileiro.

Para conferir os regulamentos, boletins e mais informações sobre a Fase Final, acesse o link.

NOTÍCIAS RELACIONADAS