NAS MÃOS DO HANDEBOL: O PRIMEIRO MUNDIAL UNIVERSITÁRIO DA HISTÓRIA

 por Assessoria CBDU  15 de outubro de 2019

Foto: Gabriel Moreira/Kaizen Filmes

25 anos depois do primeiro Mundial Universitário, 31 modalidades são contempladas pela FISU (International University Sports Federation) na competição e tudo começou pelas mãos do handebol.

O esporte foi o primeiro a ter uma competição internacional no âmbito universitário, em 1963, na Suécia. O país sede conquistou o primeiro título em cima da seleção alemã, atual número 1 do mundo.

Em 1994, foi criado o Mundial Universitário feminino, que aconteceu na Eslováquia. Assim como na primeira edição do masculino, os donos da casa conquistaram o troféu. E, a partir de 2006, os campeonatos passaram a ser realizados juntos.

De acordo com a Confederação Brasileira de Handebol, os registros sobre a origem do “hand”, como é chamado pelos praticantes, vêm desde os tempos de Homero, na Grécia Antiga e, segundo ele, em sua obra clássica Odisséia, era praticado a Urânia, semelhante ao handebol, porém a bola era do tamanho de uma maçã. Já os romanos, de acordo com os registros de Athenaeus, eram adeptos ao Harpastum. Próximo ao handebol e rugby, também era jogado com as mãos, mas era permitida a utilização dos pés.

Mas o handebol como conhecemos hoje foi criado em 1919 pelo atleta e professor de educação física alemão Karl Schelenz. Junto com alguns parceiros de trabalho, eles reformularam um esporte chamado “torball”, praticado por deficientes visuais.

Inicialmente, o esporte era praticado em espaços abertos e menores. Os times eram formados por um total de 22 jogadores, ou seja, 11 para cada lado. Inclusive, o handebol foi disputado a primeira vez nas Olimpíadas de 1936 ainda neste formato.

Com as novas mudanças (jogadores e espaço), ele passou a fazer parte de vez dos Jogos Olímpicos a partir de 1972.

Handebol no Brasil

No Brasil, o handebol passou a ser reconhecido a partir dos anos 30. Em 1940 foi fundada em São Paulo a Federação Paulista de Handebol.

Apesar de ser um dos esportes mais praticados nas escolas e universidades, o handebol no meio educacional ainda está em evolução. A Seleção Universitária de Handebol masculina tem uma prata, em 2014, e um bronze, em 2012.

Foto: Pedro Pardo/AFP

A Seleção Universitária feminina também possui dois títulos em Mundiais: ouro em 2014 e prata em 2018. Dessas conquistas, saíram grandes nomes para a Seleção principal.

No título do Pan de Lima, cinco atletas passaram pelo esporte universitário: Deonise Fachinelo, Larissa Araujo, Patricia Matielli, Tamires Araujo e Elaine Gomes.Larissa ainda passou pela Universíade em 2015 e foi campeã mundial com a Seleção Universitária em 2014.

NOTÍCIAS RELACIONADAS