NOVIDADE NOS JUBS 2018, SKATE TEM PRIMEIROS CAMPEÕES

Atletas que competiram pela prova Bowl já conquistaram Maringá e fizeram história nos Jogos

Allana Lima – Programa Jovens Jornalistas

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) receberam, nesta 66º edição, um novo esporte para a competição: o skate. Com a presença de 10 atletas, a Praça Pedro Álvares Cabral, mais conhecida como “Praça de Patinação” em Maringá, foi palco para um grande show de criatividade e adrenalina.

A prova que conheceu os primeiros atletas foi a Bowl, que tem como característica a realização em pistas com formato de piscina. Elas costumam ter três metros de profundidade e paredes finalizadas a 90° com o chão, em sua estrutura, exigindo conhecimento prévio do skatista. E é nessa categoria que as manobras com velocidade levam até a vitória. Por ser uma prática oriunda dos Estados Unidos, muitos locais no Brasil não possuem ambiente adequado, ou seja, as pistas específicas para as preparações.

Atleta exibindo seu talento nos pés durante a prova de Skate no JUBs 2018 em Maringá. Foto: Catarina Magalhães/Kaizen – CBDU

O clima dentro das pistas foi de muita diversão e leveza, com os atletas superando desafios desde os treinamentos. Como exemplo, a atleta Sathya Gomes, da Faculdade Catedral de Roraima, comenta sobre a medalha de bronze que conquistou. “Foi tudo muito novo, mas muito legal. Nunca participei da modalidade, então, gostei do meu desempenho”.

Os universitários de Brasília confirmam que, na cidade, e até mesmo na Universidade, o skate já possuiu muitos amantes. Eles acreditam que, na próxima edição dos JUBs, o número de participantes na modalidade crescerá muito. “Eu nunca imaginei isso tudo e, por isso, estou muito feliz. A medalha de ouro não diz muito para mim porque a maior felicidade é estar andando com os meus amigos e incentivar as outras pessoas a praticarem”, reforça o skatista Rodrigo Laroque, da UNB, após levar o primeiro lugar para casa.

Sathya e Rodrigo são alguns dos atletas que fizeram história, se tronando os pioneiros do skate nos JUBs. Os demais resultados serão conhecidos nesta quinta-feira (8), com a premiação das demais provas da modalidade.

Os JUBs 2018 são uma realização da CBDU, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Maringá e da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU). Patrocínio CBDU: Correios. Apoio CBDU: Gympass e SuperBolla.  Parceria Institucional: Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro e Comitê Paralímpico Brasileiro.

Para conferir os regulamentos, boletins e mais informações sobre a Fase Final, acesse o link.

NOTÍCIAS RELACIONADAS