OPERAÇÃO DE GUERRA PARA ALIMENTAR OS ATLETAS

Operação de guerra para alimentar os atletas

Em 11 dias de JUBs Goiás, mais de 55 toneladas de alimento e 30 mil litros de suco e refrigerante são servidos para cerca de 4 mil atletas acomodados em 1 mil mesas

Por Fabiana Barcelos e Sérgio Lessa – Ares Comunicação

Por dia são servidas uma média de 4 mil refeições. Foto: Be Nice.

Quem nunca ouviu de um atleta: “vou buscar a vitória como se fosse um prato de comida”? Pois é. Nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que estão sendo realizados em Goiás, os cerca de 5 mil alunos-atletas matam a fome nas competições e fora delas. A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) proporcionou uma praça de alimentação gigante, proporcional ao número de atletas, que chegam famintos das disputas.

O refeitório, com 1 mil mesas e cinco ilhas de alimentos, distribuídas em cerca de 1,5 mil metros quadrados, recebe, aproximadamente, 4 mil atletas por dia. Impressionantes, os números chegam a 56,5 toneladas de alimentos e 30,8 mil litros de sucos e refrigerantes durante os 11 dias de competição. Ao todo, são 19 toneladas de carne (vaca, frango e peixe), quase 11 toneladas de frutas, com uma média de 5,1 toneladas de alimento servido por dia.

O JUBs Goiás vai para seu décimo dia de competições e a praça de alimentação é um dos lugares mais frequentados pelos atletas. Isso ocorre, não só pela necessidade de se alimentar, mas também pelo fato de o refeitório ser uma extensão do Boulevard dos Atletas, onde há música, jogos e apresentações culturais e artísticas.

“A comida é simples, mas deliciosa, com gostinho de comida caseira”, definiu a judoca Bárbara Timo, madrinha do JUBs Goiás e que ganhou medalha de ouro na categoria até 70 kg, na Universíades de Taipei, em Taiwan (2017), em agosto.

Ainda não tão vitorioso quanto Bárbara, mas igualmente importante para a CBDU e os princípios que a regem, o nadador Edvílson Neto, da Universidade Estádio de Sá (AL), também não poupou elogios ao refeitório e à comida oferecida pela equipe de nutrição da CBDU.

“A alimentação é muito boa e o local é confortável, com música e tudo”, opinou. “Só acrescentaria ao jantar um cuscuz, uma batata doce e uma macaxeira (mandioca)”, brincou o nadador alagoano, em referência a alguns pratos típicos de sua terra.

Alimentação balanceada

Uma das grandes preocupações da CBDU é com a alimentação dos atletas, afinal são servidas uma média de 4 mil refeições por dia. Por isso, a entidade conta com duas nutricionistas, a coordenadora Joelma Marinho e a supervisora Ellen Moura.

As profissionais estudam o cardápio em todas as competições. Além dos atletas, a saúde alimentar de toda delegação também recebe essa atenção. Segundo Joelma Marinho, a quantidade de alimentos servida é feita de acordo com o número de inscritos em cada fase. “Fazemos a conta per capta. Já, em relação à variedade, tomamos como base as necessidades energéticas e nutricionais dos atletas”, explica Joelma.

Nesta 65ª edição do JUBs, a CBDU apresentou uma novidade: a ilha vegetariana. “É a primeira vez que colocamos comida vegetariana no cardápio. Porém, já começamos a introduzir desde o ano passado. Além disso, incluímos suco com adoçante”, conta Joelma. Outra novidade desta edição é a quantidade de ilhas de distribuição de alimento, que passou de 3 para 5, facilitando o fluxo da fila e proporcionando mais conforto aos atletas e demais envolvidos no evento.

Cardápio padrão do JUBs:

Saladas cruas

Legumes cozidos

Arroz integral e arroz branco

Farofa

Macarrão

Duas carnes: vermelha, frango ou peixe

Uma opção vegetariana: grão de bico, ovos, lentilha, tabule, quibe de trigo ou soja

Raízes: mandioquinha (ou batata salsa), batata doce e mandioca

Dois a quatro sabores de suco: sempre 1 ou 2 sem açúcar

2 qualidades de frutas

Doce e refrigerante

*No jantar, há a inclusão de caldos ou sopa

NOTÍCIAS RELACIONADAS