PARTIDAS DE ALTO NÍVEL DE EXIGÊNCIA TÉCNICA MARCAM O SEGUNDO DIA DO VÔLEI DE PRAIA FEMININO

Partidas de alto nível de exigência técnica marcam o segundo dia do vôlei de praia feminino

Preparador físico foi fator crucial para que as equipes classificadas conquistassem as vagas nas semifinais de amanhã

Por Wesley de Souza – Programa Jovens Jornalistas

Atletas recebendo orientações para disputar partida. Foto: Be Nice

Três partidas no mesmo dia. Duas em sequência. Forte calor. Estas foram as condições que algumas equipes tiveram de enfrentar para conquistar uma vaga nas semifinais do vôlei de praia feminino. FATE-CE, UFRGS-RS, UFRN-RN e Uningá-PR são as equipes que brigarão por uma vaga na final.

O dia começou com a FATE-CE vencendo a equipe da Uninassau-PE pelo placar de dois sets a zero. Logo depois, enfrentou a equipe da Uningá-PR e venceu novamente pelo mesmo placar, conquistando vaga na semifinal sem a necessidade de disputar o terceiro jogo.

A Uningá-PR, que antes de perder para a equipe cearense já havia vencido a dupla representante da UEBC-TO precisou jogar a terceira partida. A dupla paranaense jogou contra a dupla da Unipê-PB, fazendo um dos jogos mais disputados do dia contra uma das equipes tidas como favoritas para o título da modalidade neste ano.

A UFRGS-RS foi outra equipe que passou para a semi sem a necessidade da terceira partida. Victoria Strehl e Caroline Goerl jogaram contra as representantes das universidades Estácio da Amazônia-RR e UnB-DF, vencendo ambas partidas pelo placar de dois a zero.

A outra equipe classificada para a semifinal foi a UFRN-RN. A atual vice-campeã do JUBs disputou duas partidas no dia, contra UEBC-TO e Uninassau-PE, vencendo seus jogos também por 2×0. A UFRN-RN estava escalada para jogar contra as atletas da Doctum-ES, porém venceram de W.O. já que uma das atletas capixabas se lesionou na rodada passada na partida contra a Estácio da Amazônia-RR. Mas, apesar disso, o físico da dupla potiguar também foi testado. A diferença de tempo entre as partidas disputadas pelas nordestinas não chegou a 15 minutos.

A UnB-DF também jogou três vezes no dia, mas não se classificou para as finais, já que venceu apenas um dos três jogos disputados (venceu a Unip-SP e perdeu para UFRGS-RS e UFRN-RN). A exigência do preparo físico de Maria Clara Couto (20 anos, estudante de Engenharia Química) e de Sara Prado (20 anos, estudante de Filosofia) foram testadas no torneio, já que de cinco partidas disputadas no JUBs 2017 quatro foram decididas no tie-break. Para Maria Clara, a questão do desgaste físico e o calor de Goiânia contribuíram para o baixo rendimento dentro de quadra. A aluna-atleta completou dizendo que não havia necessidade de jogar tantos tie-breaks. “Falhamos muito. Ganhamos os primeiros sets e nos segundos nos acomodamos quando precisávamos dar 100%”. A temperatura durante os jogos em Goiânia chegou aos 37º.

As semifinais e finais serão disputadas neste domingo (22) pela manhã. FATE-CE enfrenta a UFRN-RN. Quem vencer faz a final com a equipe vencedora da outra chave, UFRGS-RS e Uningá-PR. Os jogos da semifinal serão disputados simultaneamente, tal qual a grande final e a decisão de 3º lugar. As semi estão marcadas para iniciar às 9h e a final e decisão da medalha de prata para às 10h. Os jogos serão disputados no Orla Terral, que fica no Clube de Oficiais da Polícia Militar, que fica situado à Rua 148, nº 173, no Setor Marista, Goiânia-GO.

NOTÍCIAS RELACIONADAS