PAULISTAS DOMINAM OS TÍTULOS DO XADREZ E PARANÁ TEM ÓTIMA APRESENTAÇÃO

Paulistas dominam os títulos do xadrez e Paraná tem ótima apresentação

Julia Alboredo (SP) e Ricardo Japiassu (DF) ficam com os títulos deste ano no feminino e masculino, respectivamente. O título por equipes vai para a Unicesumar-PR no feminino e para o ITA-SP no masculino

Por Wesley de Souza – Programa Jovens Jornalistas

Representantes paranaenses fazem os últimos ajustes antes da final. Foto: Be Nice

Depois de quatro dias de disputas chegou ao fim neste domingo (22) os jogos do xadrez no JUBs 2017. Quem se sagrou campeão na categoria masculino foi Ricardo Japiassu, de 23 anos, aluno de Medicina e representante da CEUB-DF. Já no feminino, o título ficou com Julia Alboredo, de 20 anos, estudante de Química e atleta da Faculdade Oswaldo Cruz, de São Paulo.

Julia empatou a última partida contra Ellen Bail, atleta da Universidade Federal do Paraná. Elas haviam se enfrentado ano passado pelo Brasileiro sub-20 de Xadrez, onde a atleta do Paraná saiu com a vitória. A paulista, que diz ter pouco tempo para treinar, ousou e mudou suas estratégias para surpreender suas adversárias. Para a atleta, vencer o JUBs é motivo de orgulho. “É uma honra participar do JUBs, que é uma competição muito reconhecida no país. Agora é tentar representar bem o Brasil no Mundial ano que vem”. Preencheram o pódio Kathiê Goulart, da UNESC-SC e Ellen Bail, da UFPR-PR, na segunda e terceira posição, respectivamente.

Já no masculino, Ricardo Japiassu enfrentou João Paulo Marques, do ITA-SP em sua última partida, que terminou empatada, garantindo o título para o atleta do Distrito Federal. Ricardo disputou o JUBs pela primeira vez e se diz surpreso com a vitória. “Eu era pré ranqueado. Tinham quatro favoritos, como o pessoal do ITA-SP, que são muito fortes. Eu não esperava de jeito nenhum”, conta. Para ele, o segredo é não se preocupar com o resultado e sim em apenas jogar a partida. Ricardo joga xadrez desde os sete anos de idade e em seu currículo consta disputa de torneios como o pan-americano das categorias de base. Segundo o enxadrista, o JUBs é uma das suas maiores realizações. Na segunda posição ficou José Ricardo Santana, da UFPE-PE e na terceira Luís Gustavo Gomes, da UFRJ-RJ. A segunda e terceira posição foram definidas pelos critérios de desempate.

Pelo feminino de equipes o título foi para o Paraná. A dupla Tayra Tavares (23 anos, estudante de Nutrição) e Taynara Leszczynski (20 anos, estudante de Letras) representaram a Unicesumar, de Maringá (próxima sede do JUBs) e levaram o título após terem ficado com a prata no ano passado. Segundo as atletas, o nível do torneio aumentou muito comparado à edição de 2016. “Acho que pelo fato de o campeonato estar mais difícil a gente jogou melhor. A gente se empenhou mais e tivemos mais paciência”. As representantes de Maringá foram a segunda dupla da cidade a subir ao pódio no domingo (as primeiras foram Nicolly Bittencourt e Monique Rusch, da Uningá-PR, que ficaram na 3ª posição pelo vôlei de praia). Para o técnico de Tayra e Taynara, Paulo Rodriguez, o investimento que o Paraná aplica no esporte é crucial para que o nível dos atletas aumente ao passar dos anos. Na segunda posição veio a UFRN-RN, representada pelas atletas-alunas Irene Pinheiro e Ana Paula Sallaberry. Completando o pódio, na terceira colocação ficou a UFC-CE, das atletas Vanessa Rodrigues e Julia Gomes.

No masculino por equipes, o título ficou com a dupla do ITA-SP, João Paulo Marques (21 anos, estudante de Engenharia Civil) e Nicolas Miquelin (21 anos, estudante de Engenharia Aeroespacial). A dupla participou do primeiro JUBs e já saiu com a medalha de ouro no peito. Para os atletas, a vitória foi resultado de muito trabalho durante o ano. Nicolas já tinha histórico em outros torneios de alto nível, mas para João Paulo foi novidade. Foi o primeiro torneio nacional que o enxadrista participou, apesar de jogar desde os cinco anos de idade. João e Nicolas não souberam explicar o porquê do xadrez em meio a tanto esporte, mas cravaram que é algo já enraizado neles. A prata ficou com a dupla da UFRJ-RJ, Luís Gustavo Gomes e Kauan Flach. Já o bronze ficou com Vitor Rocha e José Murilo Gomes, da UFRN-RN.

NOTÍCIAS RELACIONADAS