PAULISTAS E PERNAMBUCANAS DISPUTARÃO O OURO NO BASQUETE FEMININO

Paulistas e pernambucanas disputarão o ouro no basquete feminino

Com uma vitória e duas derrotas, Celso Lisboa ficou em terceiro lugar

Por Sarah Porto – Estudante de Jornalismo

UNINASSAU-PE e UNISANTANNA-SP enfrentam-se pelo ouro. Foto: CBDU/Be Nice Films

Na abertura do último dia da etapa classificatória da fase final da Liga do Desporto Universitário de Quadras, as equipes da Unisantanna-SP e da UFPA-PA enfrentaram-se com objetivos distintos na competição. A equipe paulista precisava da vitória para chegar à final, enquanto as paraenses, já desclassificadas, pretendiam adquirir experiência contra aquelas que vieram da maior potência nacional deste esporte.

O resultado, SP 65×30 PA, foi dentro das expectativas das alunas-atletas da UFPA-PA, segundo afirmou a armadora Renata Duarte. “Sabíamos que seria difícil, não vivemos de basquete, somos todas estudantes, o que dificulta que nos encontremos para treinar. A LDU é uma oportunidade de enfrentarmos as equipes mais fortes do país, nos impulsionando para o JUBs, que é nosso principal objetivo no ano”.

Às paulistas, vencer foi importante para mantê-las em atividade para chegar forte à final. “Treinamos a defesa, encaixamos o ataque, para amanhã apresentarmos o nosso melhor e alcançarmos nosso objetivo, que é sermos campeãs”, disse a estudante de Educação Física Brenda Costa, enfatizando o foco na decisão.

UNINASSAU-PE x CELSO LISBOA-RJ

A segunda partida da tarde consolidou a participação das paulistas na disputa pela medalha de ouro, após a vitória da Uninassau-PE sobre o Celso Lisboa-RJ, por 64×27. O confronto mostrou a superioridade da equipe de casa, que se manteve à frente do placar durante todos os quartos, sem que as cariocas pudessem reagir ao forte ritmo das pernambucanas. O alto número de substituições, mantendo o nível das jogadoras em quadra, permitiu ao conjunto pernambucano explorar o cansaço das adversárias, que ao realizar trocas, perdiam qualidade técnica.

Para a final, no entanto, o técnico Roberto Dornelas destacou a ausência de quatro atletas por lesões, o que exigirá mais daquelas que estiverem disponíveis. “No decorrer de todo o campeonato as equipes vão amadurecendo e melhorando, o que fará de amanhã um jogo complicado, ainda mais só tendo oito atletas para a disputa. Confio nas meninas para trazermos mais um título para a Uninassau”.

Com o resultado deste jogo, o time do Celso Lisboa (RJ) ficou com o terceiro lugar na competição, somando uma vitória e duas derrotas.

A final, neste sábado, 16, acontece a partir das 11h, no Complexo Esportivo do Salesiano, no Recife.

Liga do Desporto Universitário de Quadras Fase Final

A Liga do Desporto Universitário de Quadras, Fase Final, é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em parceria com a Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes – FAPE. Patrocínio: Banco Itaú e Onza Indústria de Confecções. Apoio do Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Apoio local: Governo do Estado de Pernambuco, Prefeitura do Recife, Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer.

NOTÍCIAS RELACIONADAS