PRÊMIO DE MELHORES DO ANO TEMPORADA 2017 É ENTREGUE EM BRASÍLIA

Solenidade foi realizada no auditório do Ministério do Esporte, e homenageou Instituições de Ensino Superior, Federações Universitárias, atletas e parceiros do esporte universitário

Luciano Cabral faz o discurso de boas-vindas da nona edição do Melhores do Ano. Foto: CBDU/KaizenFilmes

Com o envolvimento de 800 instituições de ensino superior, o esporte universitário mobilizou cerca de 80 mil atletas-estudantes de todo o país em competições nacionais e internacionais no ano passado. O balanço foi apresentado na noite dessa quarta-feira (14) em Brasília, durante a premiação Melhores do Ano, promovida pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Atletas, ex-atletas, instituições de ensino superior, federações estaduais, parceiros do movimento esportivo universitário foram homenageados no evento. Ao todo, em 2017, equipes brasileiras participaram de competições em cinco países, incluindo a Universíade de Verão (Olimpíadas Universitárias) de Taipei (Taiwan). Em território nacional, foram 17 competições, incluindo a mais importante: os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que reuniram mais de 4,7 mil atletas em Goiânia.

Para o presidente da CBDU, Luciano Cabral, o esporte universitário vive o seu melhor momento no Brasil, mas ainda é preciso mudar uma noção que separa educação e esporte. “O Brasil tem um equívoco cultural, onde as pessoas imaginam que esporte e educação não se associam. As nossas principais referências do esporte vêm do futebol e aí é dada muita ênfase de que eles não precisam estudar, que basta ter habilidade no esporte, ficar milionário e ir morar na Europa. Mas quem alcança isso é só um em 1 milhão. Os outros 99% se perdem no meio do caminho, por isso é preciso pensar na formação educacional”, afirmou.

Como reflexo da evolução buscada pelo Brasil, um resultado histórico foi alcançado em 2016. Mais da metade (53%) das 19 medalhas obtidas pelo país nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro foram de atletas que passaram pelo último ciclo, o de alto rendimento, no esporte universitário. “Quando analisamos os países que deram certo no esporte olímpico e paralímpico, são aqueles que têm como grande alicerce o esporte universitário”, disse o velejador Lars Grael, medalhista olímpico do Brasil, que foi homenageado no evento.

Formação plena

Autora do gol da vitória da seleção brasileira sobre o Japão na final do futebol feminino da Universíade de Taipei, no ano passado, Diany Xavier sempre sonhou ser jogadora profissional. Hoje, é presença certa na lista de convocadas da seleção profissional de futebol feminino e coleciona títulos importantes no país, como o campeonato brasileiro de 2016, pelo Flamengo. Mesmo com uma trajetória profissional consolidada, Diany nunca cogitou deixar de lado a educação. “Eu sempre quis ser jogadora profissional, mas nunca deixei os estudos. Atualmente, estou no quarto semestre de engenharia de produção, pela Universo, onde tenho bolsa. Formação ajuda muito na evolução pós-atleta. Ainda vivo do esporte, mas quando eu parar vou precisar de uma profissão”, afirmou.

Diany Xavier foi uma das premiadas da noite. Foto: CBDU/KaizenFilmes

“A carreira de atleta é muito curta. Depois disso, a gente precisa dar sequência na vida”, discursou o campeão olímpico de judô nos Jogos de Barcelona (1992), Rogério Sampaio, atual secretário nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte.

Para o atleta-estudante Ítalo Manzini Garofalo, medalha de prata nos 50 metros rasos de natação na Universíade de Taipei, o esporte universitário tem um papel que vai além do desenvolvimento esportivo. “A formação de base hoje no Brasil ainda está nas mãos dos grandes clubes, com foco em levar o atleta para o profissional. Isso limita a participação dos jovens que não se profissionalizam, acabam largando o esporte e ficam sem perspectiva. O esporte universitário consegue fazer bem essa ponte entre o amador e o profissional. Enquanto o atleta universitário continua praticando o esporte, ele aprende outro ofício. Esporte e educação caminham juntos nessa jornada”, observou.

Instituições

Para a CBDU, o esporte universitário ainda está longe de mostrar todo o seu potencial no Brasil, já que apenas cerca de 30% das mais de 2,4 mil instituições de ensino superior se envolvem no calendário anual de jogos e competições. Para gestores que deram alguns passos, falta ainda um conjunto de políticas públicas sistemáticas para o setor. “Investimento em infraestrutura adequada, formação de recursos humanos e fomento da ciência que vai dar suporte a esse esporte são questões ainda em aberto no país”, observa Alexandre Rezende, diretor de Esporte e Lazer da Universidade de Brasília (UnB), premiada com o segundo lugar entre as 10 melhores instituições do país no esporte universitário em 2017.

Ranking de 2017

Em 2017, a Instituição de Ensino Superior campeã foi a UNIP, de São Paulo, primeira no ranking da categoria Troféu Professor Luizão, que premia as IES participantes. A instituição fechou o ano de 2017 com 970 pontos, seguida pela UnB, do Distrito Federal, com 720 pontos, e pela UniNassau, de Pernambuco, com 697 pontos.

Alim Maluf Neto, vice-presidente da CBDU, faz a entrega do Troféu Eficiência à FUPE/SP. primeiro lugar do ranking das FUEs. Foto: CBDU/KaizenFilmes

Na categoria Troféu Felipe Luna, que premia as Federações Universitárias Estaduais participantes, a primeira posição ficou com a Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE), com 1.295 pontos. Em segundo lugar ficou a Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal (FESU), com 1.035 pontos, e em terceiro a Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes (FAPE), com 871 pontos.

Troféu Eficiência

Ao final de cada Temporada, a CBDU divulga a classificação do Troféu Eficiência, um ranking das Instituições de Ensino Superior e Federações Universitárias Estaduais melhores classificadas nas competições promovidas pela entidade. Para celebrar os títulos e as conquistas do esporte universitário nacional, a solenidade Melhores do Ano faz a entrega do Troféu Eficiência às cinco melhores colocadas no ano em cada uma das modalidades – Instituições de Ensino e Federações.

Realizado desde 2009, o Troféu Eficiência atua como forma de incentivo para uma maior participação das Instituições e Federações nos eventos promovidos pela Confederação, além de proporcionar um aumento quantitativo e qualitativo das competições dentro do calendário anual.

Por Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil

Confira abaixo os premiados e homenageados da noite:

Prêmio Troféu Eficiência:

Troféu Felipe Luna – Federações Universitárias Estaduais melhores classificadas na Temporada 2017.

10ª colocada – Federação de Esportes Universitários do Pará – FEUP

9ª colocada – Federação Goiana do Desporto Universitário – FGDU

8ª colocada – Federação Paranaense de Desportos Universitários – FPDU

7ª colocada – Federação Norteriograndense do Desporto Universitário – FNDU

6ª colocada – Federação Universitária Cearense de Esportes – FUCE

5ª colocada – Federação de Esportes Universitários do Rio de Janeiro – FEURJ

4ª colocada – Federação Catarinense de Desporto Universitário – FCDU

3ª colocada – Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes – FAPE

2ª colocada – Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal – FESU

1ª colocada – Federação Universitária Paulista de Esportes – FUPE

Troféu Professor Luizão – Instituições de Ensino Superior melhores classificadas na Temporada 2017.

10ª colocada –  UNIFOR-CE

9ª colocada – UNIPÊ-PB

8ª colocada – UFC-CE

7ª colocada – UNIVERSO-RJ

6ª colocada – CELSO LISBOA-RJ

5ª colocada – UNISANTANNA-SP

4ª colocada – UFRN-RN

3ª colocada – UNINASSAU-PE

2ª colocada – UNB-DF

1ª colocada – UNIP-SP

Prêmio – Atletas Destaque Temporada 2017 do Esporte Universitário:

Jogos Universitários Brasileiros – JUBs:

– Camila Costa da Silva, UNIPAR/PR, atleta do futsal;

– Cauê Herrera de Oliveira, UNIP/SP, atleta do handebol;

– Mariana Grazielly Marcelino, UNISANTANNA/SP, atleta do atletismo;

– Gabriel da Silva Santos, UNIP/SP, atleta da natação.

Paradesporto:

– Tisbe de Souza Andrade Silva, UFPR/PR, atleta da natação.

Liga do Desporto Universitário de Quadras:

– Francinete Carneiro, FAG/PR, atleta do handebol;

– Caio Victor Moreira Cunha, Uni Nilton Lins/AM, atleta do voleibol.

Liga do Desporto Universitário de Jogos de Praia:

– Ingrid Emmanuely de Sousa Frazão, UNIPÊ/PB, atleta do beach hand;

– José Wesley da Silva Evangelista, Faculdade Ateneu/CE, atleta do beach soccer.

Liga do Desporto Universitário de Tênis:

– Letícia Nayara Moura Monteiro, UNIFOR/CE;

– Antonin Scaff Haddad Bartos, UNIP/SP.

Liga do Desporto Universitário de Futebol:

– Jukássio Alves Diniz, UFRN/RN.

Liga do Desporto Universitário de Lutas:

– Eleudis de Souza Valentin, UNIP/SP, atleta do judô;

– Vinícius Taranto Panini, UNIP/SP, atleta do judô.

Universíade 2017:

– Maike Lizabete Weber, UNIARP/SC, atleta do futebol feminino;

– Diany Aparecida Martins Xavier, UNIVERSO/RJ, atleta do futebol feminino;

– Ítalo Manzini Amaral Duarte Garofalo, UNIP/MG, atleta da natação;

– Henrique de Souza Martins, UNISUL/SC, atleta da natação;

– Vinícius Taranto Panini, UNIP/SP, atleta do judô.

Troféu Homenagem Temporada 2017 do Esporte Universitário:

Petrúcio Ferreira dos Santos – Padrinho dos Jogos Universitários Brasileiros.

Maurício Salgado – Técnico da Seleção Brasileira Feminina Universitária de Futebol.

Comenda do Esporte Universitário:

Professor Edinilton Vasconcelos – Ex-diretor Técnico da CBDU;

Hezir Espíndola – Ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva Universitária (STJDU);

Raquel Teixeira – Secretária de Estado de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Goiás.

Troféu de Homenagem aos patrocinadores e imprensa:

Onza Indústria de Confecções;

SuperBolla;

Estadão;

Grupo Globo;

EBC – Empresa Brasil de Comunicação;

Agradecimento a todos os parceiros do esporte universitário: Itaú, Red Bull, Riot Games, Portal LanceNet!, TV Record.

Troféu de Homenagem Especial aos parceiros – Governos dos Estados:

Governo do Estado de Goiás

Governo do Estado do Amazonas

Troféu de Homenagem Especial aos parceiros institucionais:

Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB;

Comitê Olímpico Brasileiro – COB;

Ministério do Esporte.

Homenagens Especiais:

Joselino Ramalho – Presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva Universitária (STJDU);

Leila Gomes de Barros Rego – Secretária de Estado do Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal;

Júlio Ribeiro – Deputado Distrital;

George Melo – Deputado Estadual por Roraima.

Lars Grael – Medalhista olímpico.

Troféus em Homenagem às 27 Federações Universitárias Estaduais:

Federação de Desportos Universitários Acreanos – FDUA

Federação Alagoana do Desporto Universitário – FADU

Federação Acadêmica do Desporto do Amapá – FADAP

Federação Amazonense Universitária de Desporto – FAUD

Federação Universitária Baiana de Esportes – FUBE

Federação Universitária Cearense de Esportes – FUCE

Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal – FESU

Federação Universitária de Esportes Capixaba – FUEC

Federação Goiana do Desporto Universitário – FGDU

Federação Acadêmica Maranhense de Esportes – FAME

Federação Matogrossense de Esporte Universitário – FMEU

Federação Universitária de Esportes do Mato Grosso Do Sul – FUEMS

Federação Universitária Mineira de Esportes – FUME

Federação de Esportes Universitários do Pará – FEUP

Federação Paraibana de Desportos Acadêmicos – FPDA

Federação Paranaense de Desportos Universitários – FPDU

Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes – FAPE

Federação Acadêmica de Esportes Piauiense – FAEP

Federação de Esportes Universitários do Rio de Janeiro – FEURJ

Federação Norteriograndense do Desporto Universitário – FNDU

Federação Universitária Gaúcha de Esportes – FUGE

Federação Rondoniense de Desporto e Cultura Universitários – FRDCU

Federação Universitária de Esportes de Roraima – FUER

Federação Catarinense de Desporto Universitário – FCDU

Federação Universitária Paulista de Esportes – FUPE

Federação Atlética de Estudantes em Sergipe – FAES

Federação Tocantinense de Desporto Universitário – FTDU

NOTÍCIAS RELACIONADAS