PRIMEIRO DIA DE DISPUTAS NO ATLETISMO TEM QUEBRA DE RECORDE

Primeiro dia de disputas no Atletismo tem quebra de recorde

Por Vitor Monteiro – Ares Comunicação

O atleta Lucas Alisson durante salto. Foto: Be Nice

O JUBs Goiás começou acelerado. Isso porque logo no primeiro dia de competições, o Atletismo foi uma das atrações. As provas aconteceram no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

Foram realizadas disputas dos 100m rasos masculino e feminino (eliminatórias e semifinais), salto com vara (masculino), 400m com barreiras (masculino e feminino), salto triplo (masculino), lançamento do disco (masculino), 3.000m com obstáculos (masculino e feminino) e 10.000m (masculino e feminino). Além disso, aconteceram as disputas dos 100m rasos do atletismo paradesportivo, tanto no masculino, quanto no feminino. Abaixo, você confere como ficou o pódio de todas as finais de hoje.

O salto com vara foi uma das provas mais emocionantes da sexta-feira. Quatro atletas competiram pelo lugar mais alto do pódio, em uma disputa que durou mais de uma hora e meia. Lucas Alisson Pedro, da Univali/SC, saltou (na terceira tentativa) os 3m55. Depois, resolveu se poupar, por estar machucado, e só voltou a saltar muito tempo depois, na marca de 4m10.

Enquanto isso, Fernando Lucas Lisboa Pereira ia superando adversários e marcas, até não conseguir passar os 4m10. Logo de cara, Lucas venceu as dores e conseguiu realizar, com folga, o salto que garantiu a vitória. Com o ouro garantido, resolveu buscar o recorde dos Jogos (4m90). Apesar de não conseguir a marca de 4m91, o fã de Thiago Braz (medalhista de ouro nas Olimpíadas Rio-2016) comemorou bastante o resultado. “Estou parado há dois meses, com lesão na coxa, com a síndrome do piriforme. Além de força física, o salto com vara exige bastante do psicológico. Estou bastante contente por conquistar esse ouro no meu primeiro JUBs”.

Salto histórico

O salto triplo masculino, que teve 10 competidores, foi definido nos últimos pulos. Matheus Daniel Adão de Sá (Uni Santanna/SP) e Michael Farina Agazzi (UnoChapecó/SC) revezaram a liderança durante toda a prova.

Nos dois últimos saltos, Mateus assumiu a primeira colocação. E na sua última tentativa, conseguiu uma histórica marca: 15m73. Superou em quase 10 centímetros o recorde anterior (15m62), que pertencia a Fernando José Cunha Filho (FMN/PE). Curiosamente, a marca anterior também foi feita em Goiânia, nos Jogos de 2013.

Aos 21 anos, o novo recordista falou da conquista dupla de hoje. “Confesso que fiquei um pouco surpreso, até porque estou voltando de férias. É um resultado que me motiva muito para o próximo ano”. Sobre o “segredo” para ir bem no salto triplo, ressaltou que “acertar a corrida é o diferencial, além de não queimar o salto, claro”.

Pódios de hoje no atletismo:

Salto com vara: 1º Lucas Pedro (Univali/SC); 2º Fernando Lucas Lisboa (Unifor/CE) e 3º Jerlon Lamarck Campos Sousa (Unifor/CE)

Lançamento de disco: Cleverson Ferreira Oliveira (UNIP/SP); 2º Willian Braido (UNIP/SP) e 3º Marcos Paulo Balbinot (UnoChapecó/SC)

Salto triplo: Mateus Daniel Adão de Sá (Uni Santanna/SP); 2º Michael Farina Agazzi (UnoChapecó/SC) e 3º Dawylly Douglas Rosa Campos (UniNassau/PE)

400m com barreiras masculino: 1º Lucas da Silva Catanhede (Unip/SP); 2º Jucian Rafael Alcântara Pereira (FURB/SC) e 3º Kelvin Vieira de Jesus Rocha (UniNassau/PE)

400m com barreiras feminino: 1ª Mayara Francisca Teixeira (Unip/SP); 2ª Islane Pereira Lopes (UFLA/MG) e 3ª Genivania Gabriela Alves Silva (UniNassau/PE)

3.000m com obstáculos masculino: 1º Anderson Dantas Ferreira (Unip/SP); 2º Hebert Thomaz de Souza Brito (UniNassau/PE) e 3º Ioran Fernandes Etchechury (Faculdade Sogipa/RS)

3.000m com obstáculos feminino: 1ª Hélen Spadari (UCS/RS); 2ª Emanuelle Patrícia Barros da Silva (UniNassau/PE) e 3ª Bárbara Vitória Gomes dos Santos (Unopar/AL)

10.000m feminino – 1ª Nayara Luniere de Abreu Chagas (AAAUNB/DF); 2ª Nair da Rosa (FURB/SC) e 3ª Lucicleide Gabriel de Assis (UFRN/RN)

10.000m masculino – 1º Robson Pereira de Lima (Unip/SP); 2º André Ramos de Souza (UFMT-Araguaia/MT) e 3º Flávio Guimarães Andrade (UPIS/DF).

100m feminino – Atletismo Paradesportivo T-47: 1ª Haryelle Santo (UEG/GO)

100m feminino – Atletismo Paradesportivo T-37: 1ª Geovana Rodrigues (UEG/GO)

100m masculino Atletismo Paradesportivo T-44: 1º Joaci Azevedo de Lima (UFRN/RN); 2º Jonny de Paiva Souza (FATE/CE) e 3º Uarlio Barbosa (Estácio/GO)

100m masculino Atletismo Paradesportivo T-37: 1º Jorge Magno Ferreira de Carvalho (UFPA/PA)

100m masculino Atletismo Paradesportivo T-35: 1º Leonardo Alvarenga de Souza e Silva (Universo/RJ)

Sobre o JUBs 2017

Neste ano, participam da competição os 26 Estados da Federação e o Distrito Federal, somando cerca de sete mil participantes entre dirigentes, comissões técnicas, alunos-atletas, árbitros, voluntários e Comitê Organizador.

Serão disputadas 20 modalidades: atletismo, badminton, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, basquetebol, futsal, basquete 3 x 3, handebol, taekwondo, JUBs acadêmico, esportes eletrônicos e vôlei. Natação, tênis de mesa e atletismo também serão disputados no paradesporto.

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU), com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, e do Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

NOTÍCIAS RELACIONADAS