RETROSPECTIVA 2017: 3º INTERNATIONAL UNIVERSITY BEACH GAMES

Retrospectiva 2017: 3º International University Beach Games

Competição internacional universitária de praia foi realizada nas areias da praia da Ponta Negra, em Manaus

Brasil levou o ouro no beach soccer feminino e masculino. Foto: Be Nice Films

Manaus, capital do Amazonas, recebeu entre 05 e 10 de dezembro a terceira edição do International University Beach Games, competição internacional de praia que contou com a participação de quatro países. O evento aconteceu na sequência à Liga do Desporto Universitário (LDU) de Jogos de Praia, último evento nacional da temporada 2017 da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

O Beach Games Internacional recebeu alunos-atletas do Chile, Argentina, Brasil e Uruguai, nas modalidades vôlei de praia, beach hand, beach soccer e beach tennis, como modalidade demonstrativa.

Pelo terceiro ano consecutivo, a FISU America chancelou a competição. “O Beach Games Internacional é um evento da CBDU que possui a chancela da FISU América, sendo uma competição pioneira que promove o desenvolvimento das modalidades de praia no meio universitário. Alguns países das Américas, por conta deste evento, já realizam seus jogos nacionais classificatórios para o evento internacional”, afirmou o presidente da FISU America, Alim Maluf Neto.

Edições anteriores

A primeira edição do International University Beach Games foi realizada em dezembro de 2015, em Aracaju, Sergipe. O evento contou com a participação da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, Brasil e Uruguai.

A segunda edição, sediada em Maceió/AL, foi realizada entre 27 de março e 01 de abril de 2017, e contou com a participação de alunos-atletas do Chile, Paraguai, Argentina, Bolívia, Brasil, México, Uruguai e Colômbia, além do time de intercambistas africanos da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Nesta terceira edição, Luciano Cabral falou da consolidação do projeto no âmbito internacional. “Os jogos de praia no Brasil já são uma realidade há mais de oito anos. Chegamos à terceira edição internacional, e este ano podemos verificar o investimento dos países, aumentando a sua participação, a exemplo da Argentina, que teve mais de 200 interessados em participar”.

Luciano destacou ainda a realização do evento no estado do Amazonas. “Acreditamos que, por ser em Manaus, uma praia de rio, isso desperta a curiosidade dos países, em conhecer a região. O mundo todo tem um interesse muito grande no Amazonas, e este foi um grande fator positivo para também atrair a atenção dos participantes”.

O Brasil foi representado pelas equipes vencedoras da LDU de Jogos de Praia, que aconteceu também em Manaus, entre 28 de novembro e 02 de dezembro, e pelos times das universidades do Amazonas, representando o estado sede.

Brasil é campeão geral do International University Beach Games 2017

Após uma semana de disputas, o Brasil classificou-se em primeiro lugar geral da competição, com 13 medalhas no total, sendo 4 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze.

Em segundo lugar ficou o Chile, com uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze. A Argentina ocupou a terceira colocação no ranking, com uma medalha de ouro e uma de prata. Em quarto lugar ficou o Uruguai, com uma medalha de ouro, no beach hand feminino, única modalidade que o país participou.

Beach hand

Meninas da LUD do Uruguai levaram o ouro no beach hand. Foto: Be Nice Films

A LUD do Uruguai levou o ouro no beach hand feminino após enfrentar a UFRR, de Roraima, na final. Em terceiro lugar ficou a FAMETRO, representante do estado do Amazonas.

No masculino, a Argentina levou o ouro, com a equipe da UNPAZ, que venceu a FAMETRO na final. Em terceiro ficou a UFRR-RR.

UNPAZ da Argentina leva o ouro no beach hand. Foto: Be Nice Films

Beach soccer

Vitória brasileira no beach soccer masculino e feminino! As meninas da UFRN, do Rio Grande do Norte, levaram o ouro após vencerem a UniNiltonLins, representante da casa, na final. O bronze foi para a Argentina, com a equipe da UNLAM.

No masculino, o ouro foi para a FATE, do Ceará, após derrotarem a UNAP, do Chile, na final. A UniNiltonLins levou o bronze.

Vôlei de praia

Em uma vitória antecipada, a dupla masculina da Universidad de Chile levou o ouro, seguida da UniNiltonLins 1 e UniNiltonLins 2, prata e bronze, respectivamente.

Pablo Prieto, e Ignacio Zavala, da Universidad de Chile, levaram o ouro no vôlei de praia. Foto: Be Nice Films

No feminino, as meninas da UNIPÊ, da Paraíba, subiram no ponto mais alto do pódio após vencerem as também brasileiras da ESTACIO, representantes do Amazonas. Em terceiro lugar ficou a PUC Chile.

Beach tennis

Esta terceira edição do Beach Games Internacional ainda contou com a modalidade demonstrativa de beach tennis, que teve a participação das duplas Pedro Henrique Di Paula, da Faculdade Martha Falcão, e Walter Rubens, da UFAM, representantes do Brasil, e Juan Cardozo e Facundo Nogueiras, da ISFD Nº 101, representantes da Argentina. Ao fim das disputas, o ouro ficou com a dupla brasileira.

III International University Beach Games

O III International University Beach Games foi uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, da FISU America e da Federação Amazonense Universitária de Desporto (FAUD), com chancela da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). Parceiros: Ministério do Esporte, Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Onza Indústria de Confecções e Super Bolla.

NOTÍCIAS RELACIONADAS