RETROSPECTIVA 2017: LDU DE LUTAS

Retrospectiva 2017: LDU de Lutas

Competição foi marcada por seletiva para a Universíade de Verão 2017

Maicon Andrade foi um dos classificados para a Universíade de Verão 2017. Foto: Fotojump

Entre os dias 13 e 15 de abril, a cidade São Caetano do Sul, em São Paulo, recebeu 500 alunos-atletas de 22 estados, que competiram pela Liga do Desporto Universitário de Lutas nas modalidades judô, luta olímpica, taekwondo, karatê, kungfu wushu e jiu-jitsu – as duas últimas novidades na edição 2017. A competição foi seletiva para a Universíade de Verão 2017, a segunda maior competição esportiva do planeta, no judô, taekwondo e kungfu wushu, e teve a participação de atletas olímpicos e componentes das Seleções Brasileiras.

Um dos destaques da competição foi o medalhista olímpico Maicon Andrade, bronze na Rio 2016 no taekwondo e na Universíade de Verão 2015. Além dele, atletas que compõe a Seleção Brasileira das modalidades participantes também estiveram nos tatames da LDU defendendo suas Instituições de Ensino Superior e a busca pelo ouro.

Novidade no calendário esportivo universitário nacional, o kungfu wushu contou com uma participação expressiva, definindo seus representantes na Universíade. “Todos vocês que estão aqui hoje, participando deste processo, terão um papel fundamental no projeto de inclusão do kungfu wushu dentro do ambiente universitário. Espero que vocês sejam multiplicadores dos atletas e do wushu universitário no nosso país”, pontuou o presidente da Confederação Brasileira de Kungfu Wushu, Marcos Vinícius Alves, na ocasião.

Nas disputas do judô, foram selecionados 14 judocas para a edição 2017 da Universíade de Verão. A pré-seleção de atletas ocorreu no primeiro dia de competições da Liga do Desporto Universitário de Lutas. Participaram da seletiva cerca de 180 atletas, de 15 estados da Federação. Gabriela Chibana, do Centro Universitário São Camilo, de São Paulo, venceu a seletiva, para defender o Brasil pela segunda vez nos Jogos Olímpicos Universitários. Na edição de 2015, em Gwangju, na Coreia do Sul, a judoca foi prata. “Tivemos aqui hoje uma competição de alto nível, com equipes bem completas. A preparação para a Universíade será como uma nova competição, observando e estudando os competidores, para dar o meu melhor”, pontuou a atleta.

O taekwondista e estudante de Gastronomia do Centro Universitário Anhanguera Maicon Andrade também venceu a seletiva, na categoria acima de 87 kg. Após o resultado, o lutador falou sobre a importância das competições universitárias na carreira do atleta de alto rendimento. “O atleta de alto rendimento precisa estar no universitário, pois é a competição base, que te dará uma pontuação para as próximas grandes competições. Todos os atletas que estavam lutando semana passada na seletiva para a formação da Seleção 2017, estão todos aqui hoje, os mesmos que lutei lá, eu lutei aqui”, pontuou Maicon.

A Liga do Desporto Universitário de Lutas foi uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em parceria com a Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE). Patrocínio: Banco Itaú e Onza Indústria de Confecções. Apoio do Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Apoio local: Instituto Mauá de Tecnologia.

NOTÍCIAS RELACIONADAS