RETROSPECTIVA 2017: LDU DE QUADRAS E TÊNIS – CONFERÊNCIA NORTE

Retrospectiva 2017: LDU de Quadras e Tênis – Conferência Norte

Competições ganharam novo formato para a Temporada 2017 da CBDU

Representante da casa, a UFMA-MA foi ouro no handebol masculino. Foto: Fotojump

A Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU iniciou o ano de 2017 com uma grande novidade nos formatos das Ligas do Desporto Universitário de Quadras e de Tênis. As antigas etapas regionais de Quadras, que contemplam as modalidades de voleibol, basquetebol, futsal e handebol, e a etapa única de Tênis, passaram a se chamar Conferências, sendo divididas em Norte, Nordeste, Central e Sul.

Na Conferência Norte, foram compreendidos todos os estados da Região Norte do país, além do Maranhão. A Conferência Nordeste passou a abranger todos os estados da Região Nordeste, com exceção do Maranhão. As duas aconteceram em paralelo, entre 08 e 13 de maio, em São Luís e Natal, respectivamente.

Na Conferência Central, foram incluídos o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo e o Rio de Janeiro. Por fim, a Conferência Sul envolveu o Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. As duas Conferências foram realizadas entre 29 de maio e 03 de junho, em Vitória e Curitiba, respectivamente.

A fase final da LDU de Quadras, onde se encontraram os campeões das quatro Conferências, aconteceu entre 17 e 23 de setembro, em Recife. A fase final da LDU de Tênis foi realizada em São Paulo, de 07 a 12 de novembro.

“A CBDU inicia um novo ciclo no esporte universitário e no esporte brasileiro pós-Olimpíada. Começamos a viver um novo momento e, nessa perspectiva, já observando a demanda de crescimento das Ligas, ampliamos o formato de disputa, dando a oportunidade de mais instituições disputarem a competição”, explicou o presidente da CBDU, Luciano Cabral, no início de 2017.

De acordo com ele, o novo formato também visou elevar o nível de qualificação técnica da competição. “Levamos para a fase final os campeões das fases Conferência, qualificando a última etapa e buscando um melhor índice técnico dentre as melhores IES do país”, pontuou.

Conferência Norte

Com 350 atletas de quatro estados – Maranhão, Pará, Amapá e Amazonas –, a Conferência Norte da LDU de Quadras e Tênis foi realizada na capital do Maranhão, São Luís, e reuniu representantes de 10 Instituições de Ensino Superior.

Dentre Os campeões, equipes do estado sede se destacaram, como o handebol masculino da Universidade Federal do Maranhão, que venceu a Universidade Federal do Pará na final, garantindo o posto mais alto do pódio.

Após uma partida emocionante, com forte torcida e placar decidido no ponto a ponto, a UFMA fechou o placar em 20×17, levando o público maranhense que assistia à partida final à loucura. O jogador Alisson Mina, pivô do time maranhense, terminou a partida já pensando na fase final, que foi realizada em Pernambuco. “Estamos agora focados no Recife, na fase final. Vamos com tudo para representar o estado e a nossa universidade, que nos apoia muito. Somos campeões da segunda divisão do JUBs, e agora é trazer mais uma medalha”, frisou.

Gabriel Andrade, da UNICEUMA-MA, foi o campeão da Conferência Norte. Foto: Fotojump

No tênis, o maranhense Gabriel Andrade, da UNICEUMA-MA, manteve em casa a medalha de ouro, após vencer na final o tenista Pedro Liberio, também da UNICEUMA. O estudante de Medicina falou sobre a rotina diária. “Consigo treinar nos intervalos entre a faculdade e os estudos, é possível conciliar a carreira de atleta com o curso de Medicina”, frisou o tenista campeão, que possui um extenso currículo no esporte: semifinalista no Sul-Americano de 2014 em Assunção, no Paraguai, e em Mundiais nos Estados Unidos, em 2015, como o Circuito Caselli e o Orange Ball, além de campeão brasileiro oito vezes.

Confira como ficou o pódio da Conferência Norte:

Liga do Desporto Universitário de Quadras e Tênis – Conferência Norte

A Liga do Desporto Universitário de Quadras e Tênis, Conferência Norte, foi uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em parceria com a Federação Acadêmica Maranhense de Esportes (FAME). Patrocínio: Banco Itaú e Onza Indústria de Confecções. Apoio do Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Apoio local: Governo do Estado do Maranhão.

NOTÍCIAS RELACIONADAS