RETROSPECTIVA 2017: LDU DE QUADRAS FASE FINAL

Retrospectiva 2017: LDU de Quadras Fase Final

Competição definiu os campeões brasileiros universitários da Temporada 2017

UniNiltonLins, do Amazonas, levou o ouro no voleibol masculino. Foto: Be Nice Films

Após a realização das quatro Conferências da Liga do Desporto Universitário de Quadras, que classificaram os primeiros colocados para a grande final, as equipes se encontraram em setembro, na capital de Pernambuco, Recife, onde definiram os campeões brasileiros universitários 2017.

Na Reunião Informativa, o vice-presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU destacou o novo formato da competição, que este ano passou a ser dividida em quatro Conferências – Norte, Nordeste, Sul e Central. “A divisão em Conferências tornou o campeonato mais próximo dos estados. Aproveitamos essa regionalização para, em um primeiro momento, trazer o maior número de atletas para dentro da competição, criando uma proximidade com seus estados de origem. E nesta última fase contamos também com um nível mais elevado das disputas, onde competem apenas os campeões de cada Conferência”, pontuou.

De 12 a 17 de setembro, a cidade reuniu 385 atletas de 11 estados – Maranhão, Pará, Amazonas, Pernambuco, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul –, representando 19 Instituições de Ensino Superior. Os alunos-atletas competiram nas modalidades voleibol, basquetebol, futsal e handebol e, após uma semana, foram consagrados os grandes campeões.

Confira como ficou o pódio da LDU de Quadras Fase Final:

Encerramento da LDU de Quadras destacou Dia Internacional do Desporto Universitário

A fase final da LDU de Quadras 2017 foi encerrada com uma grande festa para todos os atletas participantes. No início da celebração, que contou com a participação dos times campeões nacionais universitários, o presidente da CBDU, Luciano Cabral, parabenizou os presentes e antecipou as comemorações do Dia Internacional do Desporto Universitário (International Day of University Sport – IDUS), celebrado no dia 20 de setembro, em todo o mundo.

Luciano Cabral usa a camiseta com o slogan “Estrelas Hoje, Líderes Amanhã”. Foto: CBDU/Be Nice Films

“Comemoramos esta semana o Dia Internacional do Esporte Universitário, e é por vocês que realizamos este momento, vocês, que são os nossos heróis. Os atletas que chegaram até aqui representam as quatro melhores Instituições de Ensino Superior do país em suas modalidades, e são os melhores atletas universitários do Brasil”, destacou.

O Dia Internacional do Desporto Universitário é oficialmente endossado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A data visa confirmar a importância do desporto nas Instituições de Ensino Superior (IES) e o papel dessas instituições na comunidade, como atores responsáveis por consolidar e desenvolver a qualidade de vida e do desporto educacional a serviço dos cidadãos.

Liga do Desporto Universitário de Quadras Fase Final

A Liga do Desporto Universitário de Quadras, Fase Final, foi uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em parceria com a Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes – FAPE. Patrocínio: Banco Itaú e Onza Indústria de Confecções. Apoio do Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Apoio local: Governo do Estado de Pernambuco, Prefeitura do Recife, Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer.

NOTÍCIAS RELACIONADAS