RETROSPECTIVA 2017: UNIVERSÍADE DE VERÃO

Retrospectiva 2017: Universíade de Verão

Com uma das maiores delegações presentes na 29ª edição da competição, Brasil conquistou 12 medalhas

Brasil contou com delegação de mais de 300 pessoas. Foto: Be Nice Films

A 29ª edição da Universíade de Verão 2017 aconteceu em Taipei, capital de Taiwan, entre 19 e 30 de agosto, e contemplou 21 modalidades: atletismo, basquetebol, saltos ornamentais, esgrima, futebol, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, taekwondo, tênis, voleibol, polo aquático, tiro com arco, badminton, beisebol, golfe, patinação, halterofilismo e wushu. As competições aconteceram em mais de 70 praças esportivas e reuniram cerca de 10 mil alunos-atletas de mais de 170 países.

O Brasil esteve presente em 14 modalidades esportivas, e foi representado por uma delegação de 300 pessoas, dentre atletas, comissão técnica e oficiais. Dezenove olímpicos fizeram parte da forte delegação, nas modalidades atletismo, esgrima, natação, saltos ornamentais e taekwondo. E além das cinco, a equipe UBRASIL ainda participou nas modalidades badminton, ginástica rítmica, wushu, judô, tênis, tênis de mesa, voleibol, futebol e levantamento de peso.

A emocionante Cerimônia de Abertura foi realizada no dia 19 de agosto, tendo o medalhista olímpico de bronze do taekwondo, Maicon Andrade, como porta-bandeira da delegação brasileira.

Maicon Andrade foi o porta bandeira da delegação brasileira na abertura da Universíade de Verão. Foto: Be Nice Films

Brasil termina Universíade com 12 medalhas

Com dois ouros, quatro pratas e seis bronzes, o Brasil terminou a Universíade em 28º lugar no quadro geral de medalhas. O país competiu em Taipei com a maior delegação de sua história, de 180 atletas, e teve a maior parte das conquistas no judô, esporte em que foram garantidas sete das 12 medalhas brasileiras.

Futebol feminino garantiu o ouro para o Brasil. Foto: Be Nice Films

O último pódio foi o ouro no futebol feminino, conquistado na prorrogação da final contra o Japão. As brasileiras venceram por um a zero, com gol marcado por Diany.

Na Universíade de 2017, o Brasil buscava reduzir a distância para o top 10 no quadro geral, porém, perdeu colocações em relação à competição de 2015, quando ficou em 23º. Apesar disso, o número de medalhas aumentou de oito para 12, com a manutenção da marca de duas medalhas de ouro e o incremento de duas pratas e dois bronzes.

Além do futebol, os pódios brasileiros se concentraram em três esportes: natação, taekwondo e judô.

A judoca Bárbara Timo conquistou o ouro na categoria até 70kg. Gabriela Chibana (-48kg) e Eleudis Valentim (-52kg) foram prata. A equipe masculina levou para casa o bronze, assim como Vinicius Panini (-81kg), Ruan Isquierdo (absoluta) e Tamires Crude (-57kg).

No taekwondo, Maicon Andrade chegou à final da categoria mais de 87kg, mas sofreu uma lesão e recebeu recomendação médica para não disputar a última luta. Por isso, ficou com a prata.

Na natação, Henrique Martins ficou em terceiro lugar nos 50 e nos 100 metros borboleta, e Ítalo Manzine subiu ao segundo lugar do pódio por seu tempo nos 50 metros livre.

O resultado brasileiro foi o melhor entre os países sul-americanos, mas ficou atrás do México, que chegou à 13ª colocação com seis ouros, e da República Dominicana, que ficou em 18º lugar, com quatro.

A delegação anfitriã da Universíade de 2017 superou as próprias expectativas e terminou a competição com o terceiro lugar no quadro geral de medalhas. Segundo o ministro da Educação de Taiwan, Pan Wen-chung, a meta era conquistar 11 medalhas de ouro, e Taipei Chinesa chegou a 26 com as conquistas do badminton na última noite de competições.

A delegação que reúne os atletas de Taiwan competiu com 371 participantes na Universíade e conquistou 90 medalhas no total.

Quadro geral

O Japão foi o país que liderou o quadro geral, com 37 ouros e 101 medalhas no total. O país levou para a ilha vizinha uma delegação de 336 atletas.

Em segundo lugar ficou a Coreia do Sul, que teve 30 ouros e 82 pódios. Os sul-coreanos inscreveram 318 competidores na disputa por medalhas nas 21 modalidades esportivas.

Os Estados Unidos levaram a segunda maior delegação, com 348 atletas, e conquistaram 16 ouros. Os russos foram à competição com 347, que garantiram 25 ouros.

Ode aos heróis encerra a Universíade de Verão 2017

Com um show de abertura da cantora indígena taiwanesa Jia Jia, a Cerimônia de Encerramento da 29ª Universíade falou sobre o herói, que trabalha para tornar seus sonhos realidade. A cantora abençoou os atletas, “que eles andem com a cabeça erguida até o outro lado do arco-íris”. Na sequência, a banda de rock Trash cantou os sonhos nos corações dos atletas. “Os seus esforços um dia se tornarão flores. Mantenham o espírito puro com vocês. O amor pode salvar o mundo.”

Encerramento da Universíade de Verão 2017. Foto: Be Nice Films

Já com os atletas ocupando toda a área central do Estádio Municipal de Taipei, o vice-presidente de Taiwan, Chien-Jen Chen, emocionou aos presentes com suas palavras. “Vocês são todos heróis e estendo minha estima em nome de todos de Taiwan. Vocês têm nosso respeito. Estamos honrados de ter tido vocês aqui esses dias. Somente fazendo um trabalho juntos chegamos a um patamar internacional”, disse.

O prefeito de Taipei, Wen-je KO, falou sobre a força do povo de Taiwan. “Por causa de vocês mostramos a nossa força ao mundo, apesar de todos que acharam que não poderíamos realizar este evento. Taipei agora olha para frente com um grande futuro. A glória pertence a todos vocês”.

Wen-je KO desejou sorte e sucesso à próxima cidade sede da Universíade de Verão, Nápoles, que recebe o evento em 2019.

Para dar um gostinho de como será a 30ª edição da Universíade de Verão, o San Carlo Theater apresentou uma performance típica de Nápoles. A pira foi apagada após a entrada de um cortejo em trajes típicos taiwaneses.

Acesse aqui o Manual UBRASIL, com todas as informações sobre a delegação brasileira que competiu na Universíade de Verão 2017.

NOTÍCIAS RELACIONADAS