SÃO PAULO SEDIARÁ JUBS FUTEBOL, SELETIVA NACIONAL PARA O PRIMEIRO PAN-AMERICANO UNIVERSITÁRIO

Competição será realizada entre 25 de março e 01 de abril, no Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP); a entrada é gratuita

JUBs Futebol receberá 480 atletas, de 10 estados. Foto: Fotojump

Abrindo a Temporada 2018 de eventos do esporte universitário nacional, São Paulo recebe na próxima semana, entre os dias 25 de março e 01 de abril, o JUBs Futebol. A competição será sediada no Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP-USP), e é a seletiva nacional para o primeiro Pan-Americano Universitário, o FISU America Games, que também será sediado em São Paulo, entre 19 e 29 de julho.

Segundo o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, a seletiva seguirá uma filosofia já adotada pela Confederação há alguns anos, de contemplar as equipes por Instituição de Ensino Superior.

“Há alguns anos, a CBDU abre mão de jogar por Seleção para dar o direito de a Instituição vencedora dos nossos campeonatos nacionais disputar os campeonatos a nível de América do Sul e do Continente Americano, estimulando ainda mais que elas participem das competições do calendário universitário brasileiro. Assim, o aluno-atleta pode vislumbrar a possibilidade de ser o campeão estadual, o campeão nacional e por fim disputar uma competição internacional, levando o nome da Instituição”.

O JUBs Futebol reunirá 480 atletas, representando 19 equipes, de 10 estados – São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Distrito Federal, Ceará, Pará, Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro –, nos naipes masculino e feminino. Os campeões enfrentarão em julho alunos-atletas dos Estados Unidos, Canadá, Chile, Colômbia, Argentina, Costa Rica, Paraguai, já confirmados na competição, e outros que contemplam o grupo de 32 países filiados à FISU America (entidade que rege o desporto universitário nas Américas).

JUBs Futebol

A entrada para o público é gratuita, e as partidas terão início na segunda-feira, 26, na parte da manhã. De 26 a 28 de março ocorre a rodada de classificatórias, e na quinta-feira, 29, serão realizadas as quartas de final. Nos dias 30 e 31 acontecem, respectivamente, as semifinais e final.

No domingo, 25, a CBDU promoverá a Reunião Informativa, onde serão divulgadas as principais informações sobre o evento para técnicos, dirigentes e atletas presentes, além da tabela de jogos.

Novo formato do JUBs

A Temporada 2018 do esporte universitário brasileiro ganha um novo formato, onde todas as competições do calendário nacional passam a ser denominadas JUBs. Assim, os eventos de 2018 contarão com as modalidades que já fazem parte dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e a inclusão de mais esportes, ampliando e qualificando a maior competição universitária da América Latina.

As modalidades que já compunham o calendário nacional entram agora para o programa do JUBs, ou seja, futebol de campo, lutas, futebol de 7, rugby 7 e jogos de praia ganham status de modalidades do JUBs, e serão realizadas ao longo do primeiro semestre de 2018.

O novo formato também irá beneficiar as melhores equipes das modalidades coletivas de quadras, uma vez que, após as etapas Estaduais, as Conferências de Quadras atuarão como última classificatória para a Fase Final do JUBs, que será realizado em Maringá, entre 04 e 11 de novembro.

Além das modalidades de quadra, a fase final do JUBs também contará com as competições de natação, atletismo, judô, FIFA, League of Legends, JUBs acadêmico, natação e atletismo paradesportivos, vôlei de praia e ciclismo, as duas últimas escolhidas pela cidade sede.

As demais modalidades que já faziam parte do programa do JUBs contarão com competições específicas e direcionadas, garantindo uma maior qualidade do evento para os alunos-atletas. Assim, basquete 3×3, badminton, tênis, tênis de mesa e xadrez também serão realizadas ao longo do primeiro semestre de 2018, assim como os esportes recém-incluídos no programa.

Veja aqui todos os detalhes sobre o novo formato do JUBs.

Os Jogos Universitários Brasileiros de Futebol são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em parceria com a Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE). Patrocínio: Correios – Operador Logístico oficial do esporte universitário do Brasil e Ministério do Esporte. Apoio: Onza Indústria de Confecções e SuperBolla. Apoio local: CEPEUSP.

NOTÍCIAS RELACIONADAS