SETOR ESPORTIVO COMEMORA A EDIÇÃO DA MP 841

Membros da comunidade esportiva acompanharam a cerimônia de assinatura da nova MP 841, na noite desta terça, dia 31 de julho.

Comunidade esportiva reunida para a solenidade de assinatura da MP

O último dia do mês de julho foi satisfatório para a comunidade esportiva brasileira. Nesta terça, dia 31, foi assinada a reedição da Medida Provisória 841, que dispõe sobre o Fundo Nacional de Segurança Pública e da destinação do produto da arrecadação das loterias.

Desde o dia 11 de junho, quando o primeiro texto da MP foi assinado, a comunidade esportiva se encontrava em alerta e em protesto contra a medida. Na ocasião, a MP implicaria no fim dos recursos destinados ao esporte. No entanto, o novo texto, publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, dia 1º de agosto, contempla investimentos de R$ 1 bilhão em segurança pública e preserva as verbas essenciais ao esporte educacional, de base e de alto rendimento, além dos recursos da área de cultura.

Luciano Cabral, Presidente da CBDU, comemora a decisão. “Foi um grande gesto do governo. Uma demonstração de abertura de diálogo. Os segmentos do esporte e da cultura se manifestaram e foram ouvidos. É isso o que se espera de qualquer governo: a capacidade de dialogar e construir em conjunto com a sociedade legislações que venham favorecer a população do país como um todo”.

Além dos membros da CBDU, estiveram presentes na cerimônia vários representantes da comunidade esportiva, como: Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); Rogério Sampaio, diretor-geral do Comitê Olímpico do Brasil (COB); Lars Grael, representante da Comissão Nacional de Atletas (CNA) no Conselho Nacional de Esporte (CNE); Ana Moser, diretora e sócia-fundadora da Atletas pelo Brasil; além de dirigentes da Confederação Nacional dos Clubes (Fenaclubes), do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).

Na cerimônia, o Ministro dos Esportes, Leandro Cruz, saudou os membros da comunidade esportiva que vieram de todos os cantos do país para agradecer a reavaliação da MP. O ministro da Cultura, Sá Leitão, reiterou os agradecimentos e acrescentou que a resposta para o futuro do país está nas políticas públicas voltadas para a juventude.  “ Políticas públicas esportivas e culturais não beneficiam apenas futuros atletas e artistas. Beneficiam o conjunto da sociedade de muitas maneiras e também a política de segurança pública. Se os nossos jovens estiverem praticando atividades esportivas e culturais, eles estarão longe das coisas ruins que podem acontecer com eles”, finalizou o ministro.

Além da assinatura do presidente da República, Michel Temer, a MP foi assinada por Leandro Cruz e Sergio Leitão Sá, ministros do Esporte e Cultura, respectivamente, Luís Carlos Cazetta, interino da Segurança Pública e Carlos Marun, da Secretaria de Governo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS