TÊNIS DE MESA PARADESPORTIVO FAZ SUA ESTREIA EM VITÓRIA

Atletas de quatro estados representam sua categoria a caminho do Pan Americano universitário

Carlos Carbinatti Foto: Kaizen/CBDU

As disputas dos Jogos Universitários Brasileiros da edição Vitória já estão a todo vapor desde quarta-feira, dia 6. Mas foi só no fim da tarde desta quinta, dia 7, que os atletas paradesportivos entraram em quadra. Representando as universidades UNIP-SP, UEG-GO, UCL-ES e UFF-RJ, os atletas seguem a disputa nas categorias individual e duplas.

Millena Santos, representante da UEG-GO, está competindo no JUBs pela segunda vez e comenta a transição de formato dos jogos: “Apesar de não ter gostado tanto de separarem os esportes, vejo que a estrutura para nós está muito melhor. Estrutura faz muita diferença e motiva muito o atleta. É muito bom poder jogar com os mesmos materiais que atletas de alto nível” diz a moça, referindo-se ao piso e às mesas de competição do JUBs, que são os mesmos utilizados nas Olimpíadas Rio 2016.

O atleta da UNIP-SP Carlos Carbinatti, também compete o JUBs pela segunda vez em 2018, mas já é um veterano no esporte. Na disputa do dia contra André Camanho (UCL-ES) , o paulista venceu por 3×0. Carlos já representou o Brasil na categoria paradesportiva em dois mundiais, três Pan-Americanos e nas Paraolimpíadas de Londres e do Rio de Janeiro. Agora, como atleta universitário, se prepara para a primeira edição do Pan-Americano Universitário – o FISU America Games –, que será realizado em São Paulo, de 19 a 29 de julho. “Estou com boas expectativas. É tudo novo. É um campeonato que nunca joguei, que vai começar agora, então serão novas experiências”, comenta o experiente atleta.

Os Jogos Universitários Brasileiros Tênis de Mesa Paradesportivo são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em parceria com a Federação Universitária de Esportes Capixaba – FUEC. Patrocínio: Correios – Operador Logístico oficial do esporte universitário do Brasil e Ministério do Esporte. Apoio: Super Bolla e GymPass. Apoio local: Secretaria de Estado de Esportes e Lazer – Sesport e Governo do Estado do Espírito Santo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS