TODAS AS PROVAS DE CICLISMO JÁ CONHECEM OS SEUS GANHADORES

A modalidade contou com mais três provas entre quinta e sexta-feira e finalizou as suas competições nos JUBs 2018

Ana Luíza Vargas – Programa Jovens Jornalistas

Nessa quinta-feira à tarde (8), o que não faltou no ciclismo foram grandes corridas e ultrapassagens certeiras. Com medalhas sendo disputadas em duas provas, os atletas quiseram voar na pista para levar o prêmio para casa. E, diferente do primeiro dia de competição, as provas realizadas eram de velocidade e dependiam muito da explosão dos competidores.

No feminino, quem se deu melhor dessa vez foi Bruna Lie Lenartowicz, atleta da Unicesumar-PR, que no dia anterior tinha ficado atrás de sua adversária e faturado a prata. Nessa quinta-feira, foi ela quem se destacou e levou os dois ouros que estavam em disputa. “Eu treino muito essa prova de velocidade, é uma das minhas melhores provas e, diferente do primeiro dia que era uma prova contra o relógio, nessa é necessária mais resistência”, comenta a atleta, que ainda destaca a necessidade de estratégia e velocidade para conseguir superar as adversárias.

E, no masculino, não foi diferente. Os atletas que, no primeiro dia de competição, tinham ganhado ouro e prata, nessa quinta-feira trocaram, entre si, os lugares no pódio. O ciclista da Unicesumar-PR e vencedor dos dois ouros do dia, Gustavo Oliveira, explica que possui um desempenho melhor e se destaca mais nas provas de velocidade. “Essa prova era a que eu tinha mais chances de medalha de ouro e deu tudo certo para essas conquistas”, afirma o atleta que é bicampeão brasileiro de velocidade por equipes.

Maringá, cidade sede, lidera ranking de ponta a ponta. Foto: Felipe Herrmann – Kaizen/CBDU

Sexta-feira

Já na manhã de sexta-feira (9), os ciclistas voltaram à pista do velódromo para tentar conquistar a última medalha na modalidade. Para as mulheres, a prova era a de 500 metros. Já para os homens só saberíamos os vencedores depois de encerrada o 1 quilômetro de corrida.

Dessa vez, quem levou a melhor foram os competidores que possuem mais resistência do que velocidade. Se, nas provas da quinta-feira, Bruna revelou que se destaca melhor em velocidade, nas de sexta-feira foi a vez da Ana Paula Casetta, sua concorrente, comemorar o ouro. “Hoje a prova também dependia da velocidade, mas a resistência era muito importante, até porque era uma prova de 500 metros”, explica a ciclista da Unicesumar-PR, que encerrou sua participação com dois ouros e duas pratas.

No masculino, a história não foi diferente. Quem era considerado favorito para as provas que demandavam mais resistência, acabou levando o ouro para casa.  Pedro Guilherme Rossi conseguiu superar novamente seus adversários, igual fez na primeira prova da competição, e conquistou a sua segunda medalha de ouro nos JUBs. Essa troca entre o primeiro e o segundo colocado fica evidente para o atleta pela diferença de corrida de cada um porque “cada ciclista tem um biotipo diferente e o dele é ser mais velocista, de provas curtas; já as provas que venci demandavam resistência, algo que sou melhor”.

Para os competidores, foi muito interessante ter nos JUBs a modalidade que eles disputam e ainda comentam a importância de manter o ciclismo na competição. De acordo com Ana Paula, seria um sonho concretizar o ciclismo nos Jogos e até mesmo trazer a modalidade em suas variações como o montain bike e a corrida de estrada. “Eu até faria mais umas três faculdades para participar novamente do torneio”, brinca a atleta.

Premiação

Na tarde de sexta-feira (9), foram entregues as medalhas das três provas disputadas nos dias 8 e 9 de novembro. As medalhas do primeiro dia de provas, 7, já haviam sido entregues aos campeões.

Os JUBs 2018 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Maringá e da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU). Patrocínio CBDU: Correios. Apoio CBDU: Gympass e SuperBolla.  Parceria Institucional: Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro e Comitê Paralímpico Brasileiro.

RESULTADO FINAL DO DIA 08

PROVA 200 METROS

Feminino

1º lugar: 13” 956 – Bruna Lie Adati Lenartowicz (Unicesumar-PR)

2º lugar: 15”432 – Ana Paula Casetta (Unicesumar-PR)

Masculino

1º lugar: 11”903 – Gustavo de Oliveira da Silva (Unicesumar-PR)

2º lugar: 12”036 – Pedro Guilherme Volpato Rossi (UEM-PR)

3º lugar: 13”652 – Celso Aparecido Alves da Silva Junior (UFU-MG)

4º lugar: 14”104 – Lucas Freitas da Silva Mendes (AAAUNB-DF)

5º lugar: 15”214 – Henrique Freire Prateado (AAAUNB-DF)

6º lugar: 15”253 – Jonathan da Silva Rocha (Uninassau-PA)

PROVA SPRINT (VELOCIDADE):

Feminino

1º lugar: Bruna Lie Adati Lenartowicz (Unicesumar-PR)

2º lugar: Ana Paula Casetta (Unicesumar-PR)

Masculino

1º lugar: Gustavo de Oliveira da Silva (Unicesumar-PR)

2º lugar: Pedro Guilherme Volpato Rossi (UEM-PR)

3º lugar: Celso Aparecido Alves da Silva Junior (UFU-MG)

4º lugar: Lucas Freitas da Silva Mendes (AAAUNB-DF)

5º lugar: Henrique Freire Prateado (AAAUNB-DF)

6º lugar: Jonathan da Silva Rocha (Uninassau-PA)

RESULTADO FINAL DO DIA 09

Feminino – Prova 500 m

1º lugar: 40”408 – Ana Paula Casetta (Unicesumar-PR)

2º lugar: 42”180 – Bruna Lie Adati Lenartowicz (Unicesumar-PR)

Masculino – Prova 1 km

1º lugar: 1’11”829 – Pedro Guilherme Volpato Rossi (UEM-PR)

2º lugar: 1’12”967 – Gustavo de Oliveira da Silva (Unicesumar-PR)

3º lugar: 1”16”450 – Celso Aparecido Alves da Silva Junior (UFU-MG)

4º lugar: 1’22”548 – Jonathan da Silva Rocha (Uninassau-PA)

5º lugar: 1’25”620 – Lucas Freitas da Silva Mendes (AAAUNB-DF)

6º lugar: 1’28” 819 – Henrique Freire Prateado (AAAUNB-DF)

NOTÍCIAS RELACIONADAS