Estrutura montada tem capacidade para receber cerca de três mil pessoas

O calor e o sol forte do litoral nordestino marcaram presença, neste domingo(26), no primeiro dia de treinos oficiais dos times competidores do II International University Beach Games. A arena montada na orla da praia de Pajuçara, em Maceió-AL, é composta por duas quadras que serão palcos de 78 jogos, nas seguintes modalidades: beach hand, beach soccer e beach volleyball. O evento tem início nesta segunda-feira (27), e promete agitar a capital alagoana.

Equipe feminina de beach soccer do Paraguai inicia os treinos na arena do Beach Games Internacional. Foto: Mirella Alves

Entre as equipes que participaram dos treinos preparatórios está o beach soccer feminino do Paraguai. O time é composto por sete jogadoras que representam três instituições de ensino – Universidade Autónoma del Sur – Unasur, Universidade Autónoma de Asunción e Universidade Católica da Nossa Senhora de Assunção. Grande parte das atletas atua na seleção nacional Sub 21 do Paraguai.

A capitã do time, Paula Cabrera, acredita que a equipe tem preparação técnica para ser uma das favoritas ao posto de campeã. Nem todas as atletas têm domínio do futebol de areia, muitas vêm do futsal e campo, entretanto, a experiência de cada uma permitiu a formação de um grupo coeso, bem entrosado e com táticas ofensivas. “É a primeira vez que estamos participando de uma competição promovida pela CBDU. Não conhecemos nossos adversários. São coisas novas. Mas o importante é que formamos um time bastante concentrado e preparado”, comentou.

As representantes da Bolívia também estiveram na arena para fazer o reconhecimento da quadra e intensificar o treino. A equipe representa a Universidade São Francisco de Xavier, a Universidad Mayor del San Simón e a Universidade Amazônica Pando.

Para as bolivianas, o desafio será um pouco maior. Pela primeira vez participando de uma competição internacional, a equipe mostra compromisso com esta oportunidade conquistada. A favor delas há o grande espírito esportivo, a vontade de vencer e de mostrar um bom futebol. Filha de brasileira, a jogadora Tatiana Arispe revela alegria de competir no País. “Estamos confiantes e felizes. O Beach Games é nossa grande oportunidade”, comemorou a atleta.

Além do Paraguai e da Bolívia, treinaram as equipes de beach soccer feminino e masculino do Chile, Brasil, Argentina e os intercambistas do continente african. O dia foi de treino também para as outras modalidades: beach hand e beach volleyball.

II International University Beach Games

A segunda edição do International University Beach Games contará com a participação de 250 atletas de mais de 10 países – Chile, Paraguai, Argentina, Bolívia, Brasil, México, Uruguai, Colômbia, além do time de intercambistas africanos da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Eles competem nas modalidades de beach hand, beach soccer e beach volleyball, nas categorias feminina e masculina.

O Brasil será representado por universidades do estado de Alagoas e pelas equipes vencedoras da última edição da Liga do Desporto Universitário de Jogos de Praia, realizada no final de 2016, em Aracaju.

O evento é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, da FISU America e da Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU), com chancela da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). Parceiros: Ministério do Esporte, Onza e Prefeitura Municipal de Maceió.

Por Mirella Alves – M4WebApp Assessoria de Imprensa

NOTÍCIAS RELACIONADAS