UNB CONQUISTA PRIMEIRA VITÓRIA NA LIGA; RIO MANTÉM FAVORITISMO

UnB conquista primeira vitória na Liga, Rio mantém favoritismo

Matematicamente, dois times brigam pela taça do futebol society feminino

UNB-DF dá um passo à frente na disputa. Foto: Fotojump

O terceiro dia da Liga do Desporto Universitário de Futebol 7 aproximou algumas equipes femininas da medalha de ouro – e afastou outras. Na tarde desta quinta-feira, 22, a Celso Lisboa, do Rio de Janeiro, venceu a Universidade Federal do Ceará (UFC) pelo placar de 5 a 1.

Total posse de bola. Esse foi o primeiro tempo da equipe carioca. Se alguém na arquibancada se desligasse do jogo por alguns instantes, quando recuperasse a atenção, teria a impressão de ter voltado exatamente no mesmo momento em que se distraiu. Certamente, o time que vestia amarelo estaria no campo de ataque, trocando passes e criando jogadas, num híbrido de treino e final. Sim, com a tranquilidade de um treino e a concentração de uma final, o Rio encerrou o primeiro tempo em 2 a 0.

Embora a equipe cearense ainda tenha conseguido estufar a rede adversária, pouca diferença pôde ser percebida durante a segunda etapa. Com dois gols na partida, Rani de Oliveira Saldanha, camisa 7 da Celso Lisboa, conta que “no primeiro jogo não fiz nenhum gol. Ontem fiz um bonito de falta. Fico grata a Deus e às meninas, porque a gente não faz gol sozinha. É sempre bom marcar para levantar nossa moral”.

O segundo jogo do society feminino aconteceu entre a equipe anfitriã, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e a Universidade de Brasília (UnB). Vitória de virada das visitantes por 3 a 1.

O resultado parcial correspondeu ao que foi o jogo durante o primeiro tempo. Muito equilíbrio entre as duas equipes. Talvez, até um excesso de respeito. O suficiente para não abrir o placar: 0 a 0. Mais tarde, a UFU iria se arrepender de ter desperdiçado dois shoot outs.

Início dos novos 25 minutos e, aparentemente, o jogo seguiria com a mesma característica. Até que, com a camisa 11, as donas da casa deram motivo para a arquibancada gritar gol: 1 a 0. Apesar da euforia, não deu tanto tempo de comemorar. Poucos minutos depois, ironicamente, a camisa 11 do Distrito Federal empatou e virou o jogo: 2 a 1. No finalzinho, ainda deu tempo de as brasilienses ampliarem.

Luiza Carvalho, responsável pelos gols de empate e virada da UnB, acredita que valeu a pena ter ido para cima. E vai ser assim no próximo jogo também. “A gente precisava dessa vitória. Viemos com tudo para esse jogo, vir de Brasília para perder é complicado. O gol foi meu, mas sem o time seria impossível vencer”, avalia.

A disputa feminina continua. Agora, com menos candidatas ao ouro. Matematicamente, como são pontos corridos, a briga é entre a Celso Lisboa, do Rio de Janeiro, e a UFU, de Uberlândia.

Nesta sexta-feira, 23, o time carioca enfrenta a UFC, do Ceará. Em seguida, o confronto é entre as uberlandenses e a UnB, de Brasília. Os dois jogos terão transmissão ao vivo através do Facebook da CBDU.

Liga do Desporto Universitário de Futebol 7

A Liga do Desporto Universitário de Futebol 7 é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em parceria com a Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME). As duas competições reúnem em Uberlândia 350 alunos-atletas de nove estados da Federação – Santa Catarina, Distrito Federal, Pará, Rio de Janeiro, Tocantins, Goiás, Rio Grande do Norte, Ceará e Minas Gerais –, nas categorias feminina e masculina.

Patrocínio: Banco Itaú e Onza Indústria de Confecções. Apoio do Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Apoio local: Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da UFU.

Por Josielle Ingrid Moura, estudante de Jornalismo

NOTÍCIAS RELACIONADAS