UNIFOR-CE É CAMPEÃ NO FUTSAL FEMININO COM UMA RODADA DE ANTECEDÊNCIA; NO MASCULINO, UNINASSAU DE RN E PE SE ENFRENTAM SÁBADO

Programa Jovens Voluntários – Por Maurício Manoel e Graciele Oliveira

Foto: Maurício Manoel/CBDU

A penúltima rodada do futsal feminino resguardou fortes emoções na quadra do Ginásio Tenente Madalena, em Maceió-AL, nesta sexta-feira (9). Na oportunidade UNINASSAU-PE, UFAL-AL, CENESUP-PB e UNIFOR-CE disputaram cada jogada com bastante intensidade, levantando a moral do público nas arquibancadas. As meninas da FMN-RN folgaram na rodada.

Jogando contra as meninas da UNINASSAU-PE, a UNIFOR-PE aplicou 5×1, chegou na liderança e se consagrou bicampeã da conferência nordestina. Deste modo, assegurando vaga no JUBs – Fase Final, em outubro. Segunda colocada do Grupo U com nove pontos, as pernambucanas não poderão ser mais alcançadas e já garantiram a outra vaga para a competição nacional.

“Conseguimos chegar ao nosso objetivo que era garantir vaga na fase final do JUBs. Ano passado fomos vice-campeões do Nacional e não aceitaremos menos que isso em outubro”, acredita Pholyana Silva, autora de três gols na goleada. Claudiane e Alana também marcaram para a UNIFOR-CE. Amanda Santos descontou.

A vitória desta sexta deixou as cearenses com o mesmo número de pontos das pernambucanas, porém levam vantagem no primeiro critério de desempate (confronto direto). Na última rodada, que acontecerá neste sábado (10), a UNIFOR-CE poderá se isolar na ponta da tabela caso vença a UFAL-AL no SESI Cambona, às 8 horas.

Na outra partida da chave, CENESUP-PB bateu a UFAL por 6×0. Gols de Hanne (2x), Roberta Santos (2x), Juliana Santos e Ekisula Rodrigues. Os primeiros três pontos na competição fizeram a equipe paraibana saltar para a 3ª colocação. Enquanto que as alagoanas acumulam um empate e duas derrotas.

No primeiro jogo do masculino muita tensão em quadra. Afinal de contas, o confronto entre UNINASSAU-PE e FTM-PB valia passagem para as semifinais da competição.

Na liderança do Grupo A e já classificados, os pernambucanos saíram atrás do placar após gol de Renato Costa. No entanto, logo imprimiram um ritmo alucinante e venceram os paraibanos por 4×1. Gols de Alexandre Santos (2x), Vinícius Vasconcelos e Gabriel Moraes.

Na começo da tarde, os times masculinos se preparavam para entrar em quadra nesta sexta-feira (9). O ginásio Tenente Madalena recebeu o grande confronto entre UNIATENEU-CE e FMN- RN.

A partida estava cercada de expectativas, já que eram dois times fortíssimos que já se enfrentaram na liga Nordeste.

A partida  começou com clima quente, muitas reclamações e bate bocas entres os jogadores. Rapidamente  os nervos se controlaram e a qualidade das equipes era o que sobressaia em quadra. Quem teve chance mais clara da primeira etapa foi o time da Faculdade UNIATENEU, do Ceará, que após cobrança ensaiada carimbou a trave. Sem mais possibilidades criadas, o primeiro tempo terminou 0x0.

Os gols só saíram na segunda etapa. Logo aos três minutos, em cobrança de escanteio  da equipe da UNINASSAU, do Rio Grande do Norte, contando a linha de passe, a bola avançou  até a quadra de ataque, abrindo contagem, 1×0 para os potiguares. Aos oito minutos, o atleta Paulo Victor avançou com a bola, e  com um lançamento preciso, fez o segundo gol da rodada, deixando mais longe as chances para a equipe UNIATENEU-CE.

O choro de facilidade de Paulo Victor não deixa dúvidas o quanto importante foi esse gol. “Uma emoção inexplicável, porque passamos por muitas dificuldades para chegar até aqui, e a nossa faculdade fez muito esforço para chegarmos onde estamos”, disse o atleta sem conseguir conter o choro.

Faltando dois minutos para o fim do jogo, a UNINASSAU ampliou o placar e marcou o terceiro gol, se classificando para a final, vencendo os Cearenses por 3X0.

O técnico, Alberto Pereira, avalia que o jogo foi penoso, por ser dois time que já se conhece em quadra. “ A gente já conhece a equipe do Ceará de outros jogos. Então, conhecemos a qualidade do jogo deles e nos preparamos  para esse embate. E quero parabenizar o Neto, que é o atual técnico da sub-20”, disse Alberto.

No jogo final o time de Pernambuco, UNINASSAU-PE, enfrenta a UNINASSAU, do Rio grande do Norte.

JUBs Conferência Nordeste é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU). Apoio local: Prefeitura de Maceió. Apoio: Kempa, Onza, Spalding e Super Bolla.

NOTÍCIAS RELACIONADAS