UNIFOR-CE E UNINASSAU-PE FAZEM FINAL NO BASQUETE MASCULINO NA CONFERÊNCIA NORDESTE; FEMININO CONTINUA INDEFINIDO

Programa Jovens Voluntários – Por Isaac Simões e Arthur Fontes

Foto: Isaac Simões

Está definido o confronto final no basquete masculino dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) – Conferência Nordeste. Com duas atuações impecáveis, a Unifor-CE e a Uninassau-PE carimbaram seus passaportes, para final da competição, no Pavilhão Comendador Tercio Wanderley, na manhã desta sexta-feira (9), no bairro de Jaraguá, em Maceió-AL.

No primeiro jogo do dia, os cearenses até tiveram um certo “trabalho”, mas conseguiram vencer a equipe alagoana da FAT, por 62 a 42, eliminando os donos da casa e garantindo os 100% de aproveitamento no campeonato.

Já os pernambucanos da Uninassau fizeram um jogo mais tranquilo, sem ameaças, e desbancaram a FMN-RN por 77 a 49. Agora, a Uninassau-PE vai tentar dar o troco na Unifor-CE para ficar com o título, já que perderam para o time do Ceará na estreia da competição, na última terça-feira (6).

A grande decisão do basquete masculino acontece neste sábado (10), às 10h. Antes, às 8h, será a vez da disputa pelo terceiro lugar do campeonato.

Jogo estudado e vaga cearense

Mesmo antes do apito inicial, FAT-AL e Unifor-CE já demonstravam pela concentração dos atletas que não seria “apenas mais um jogo”. Candidatos ao título, muitos esperavam que o duelo entre as equipes ocorresse somente na grande final e, o que foi visto em quadra, de fato, teve requintes de uma decisão.

Logo no início do primeiro quarto, Gabriel Albuquerque (pela Unifor) e Victor Gusmão (pela FAT) travaram um confronto acirrado. Enquanto o camisa 7 do Ceará passava como uma flecha pela marcação e abria vantagem, o camisa 5 alagoano acertava lindos arremessos de três pontos, deixando o confronto equilibrado.

Porém, a tranquilidade da Unifor dentro do jogo era nítida e encerrou os dois primeiros quartos a frente do placar com 34 a 25. Os alagoanos esboçaram reação no terceiro quarto, e faltando dois minutos para o final do período, a diferença caiu para dez pontos: 44 a 34.

Mas não teve jeito. Nos últimos dez minutos, a Unifor-CE demonstrou sua força, aproveitou o nervosismo dos atletas da FAT, e com ótimos contra-ataques, garantiram a vitória por 62 a 42.

Imposição pernambucana
Na segunda partida do dia, a Uninassau-PE não teve dificuldade para passar pelos potiguares da FMN. No primeiro quarto, os pernambucanos aproveitam os seguidos erros dos adversários e abriram uma vasta vantagem no placar, terminando em 23 a 9.

Daí em diante, coube a equipe apenas controlar a partida, evitando sustos até o final, e garantindo a segunda vitória na competição: 77 a 49.

Com as vagas decididas, o técnico Oswaldo Júnior, da Unifor-CE, disse que espera uma partida equilibrada na finalíssima, pregando respeito ao time pernambucano.

“A final é difícil. Não foi porque vencemos eles no primeiro jogo da classificação, que a partida amanhã será tranquila. Nós sabemos do trabalho realizado por eles, mas estamos preparados e espero um grande jogo”, afirmou.

Já a decisão feminina dos JUBs – Conferência Nordeste foi marcada por dois jogos: Uninassau-PE contra Unit-SE e Fmn-RN que enfrentou a equipe da Maurício de Nassau-AL. As partidas aconteceram na quadra do Pavilhão Comendador Tercio Wanderly, no bairro de Jaraguá, em Maceió, nesta sexta-feira, 9.

No primeiro confronto da tarde, a equipe da Uninassau-PE enfrentou a Unit-SE e venceu com uma larga vantagem, o placar terminou em 102 a 32. As pernambucanas abusaram nos contra-ataques e ainda foram muito efetivas nos roubos de bola, e assim construíram vantagem nos quatro períodos do jogo.

Já a equipe da Unit-SE pecou na troca de passes, houve muitos erros de movimentação e devido a isso não conseguiram encaixar o jogo.

Agora, a Uninassau-PE é líder do grupo com 6 pontos empatada com as donas da casa, Maurício de Nassau-AL. O time de Pernambuco fica na frente pelo saldo na pontuação. Diferentemente do masculino, o feminino tem seu formato com pontos corridos. Vale lembrar que pela última rodada as duas equipes se enfrentam valendo vaga na etapa nacional que acontecerá na Bahia.

Marianna Rocha, uma das que mais se destacou na partida com 17 pontos anotados, falou sobre o duelo deste sábado. ‘’A partida de amanhã vai ser bastante importante, principalmente por que nós vamos enfrentar a equipe da casa. Tenho certeza que os dois times vão dar o melhor dentro de quadra.’’

Na outra partida da tarde, as donas da casa enfrentaram a equipe da Fmn-RN. Diferente do outro jogo do dia, foi um embate disputadíssimo e não faltou emoção do inicio ao fim. A equipe da Maurício de Nassau teve um melhor desempenho nos dois primeiros períodos, já na volta para o terceiro quarto o time do Rio Grande do Norte obteve um excelente aproveitamento nos rebotes ofensivos e encostaram no placar deixando a diferença em três pontos.

No decisivo e último quarto a Fmn-RN conseguiu virar a partida e aumentou o drama para a equipe de Alagoas, mas faltando cinco segundos para o cronômetro estourar as alagoanas conseguiram dois lances livres para desempatar e vencer a partida.

A destaque do duelo foi a armadora e capitã da Maurício de Nassau, Weslayne Santos marcou 13 pontos e ajudou a equipe a sair com a vitória.

O JUBs Conferência Nordeste é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU). Apoio local: Prefeitura de Maceió. Apoio: Kempa, Onza, Spalding e Super Bolla.

NOTÍCIAS RELACIONADAS