UNINASSAU-PE E ALIANÇA-PI SÃO OS GRANDES CAMPEÕES DO HANDEBOL NA CONFERÊNCIA NORDESTE

Programa Jovens Voluntários – Por Jean Nascimento e Alícia Santos

Foto: Thiago Parmalat/CBDU

É campeão! Foi esse o grito de duas equipes na manhã/tarde deste sábado (10), no Ginásio Tenente Madalena, no bairro do Bom Parto, em Maceió.

A pernambucana UNINASSAU sagrou-se campeã no handebol feminino enquanto a Aliança-PI conquistou o primeiro lugar no masculino.

As pernambucanas enfrentam as cearenses da UNIATENEU na final feminina, melhor para o time pernambucano que impôs o ritmo e chegou a vitória. As duas equipes já estavam classificadas para a fase final do Jogos Universitários Brasileiros (JUBS).

Um dos destaques da partida, a goleira Adrielle, que operou belas defesas falou sobre o título. “Já estávamos classificadas mas queríamos o título para chegar bem na próxima fase, e realizar bons jogos lá e quem sabe até conquistar a taça”, comentou a arqueira pernambucana que operou milagres, principalmente na segunda etapa.

A equipe representante do Ceará, não conseguiu encaixar o seu melhor handebol e teve como alento a vaga para a fase final da competição, como disse a central Sâmia.

“Fizemos uma boa fase desde o início, sempre com placares grandes em cima dos nossos concorrentes, mas infelizmente na final a gente não jogou 10% do que temos o costume de jogar. Mas o nosso time é muito bom e viemos aqui mostrar que o Ceará tem realmente um time para representá-lo”, comentou emocionada a atleta.

Diferente do que aconteceu na primeira partida, os representantes de Pernambuco, UNINASSAU,  não conseguiram chegar a vitória e foi derrotado por 36 a 31 no handebol masculino, contra o Aliança-PI.

Assim como no feminino, as duas equipes já estavam com as passagens garantidas para a fase final da competição.

Entre os homens, a grande final foi bastante corrida e disputada, com muitas faltas e tiros de 7 metros. No início do jogo, a UNINASSAU-PE perdeu um de seus destasques, o jogador Alisson, que rompeu os ligamentos do joelho direito. Com a perca do atleta, a equipe não encaixou seu ritmo, até tentou nos minutos finais mas ficou melhor para a equipe piauiense.

O ponta Romário, do Aliança, falou sobre a preparação e a motivação para ser bi campeão também da fase final. “ A gente vem treinando desde o começo do ano para essa competição, jogamos com uma equipe que já conhecemos bastante, nos enfrentamos algumas vezes e agora é trabalhara ainda mais para chegar ao título da fase especial novamente, já que somos o atual campeão”, disse o jogador piauiense.

Disputa de 3º lugar

Quem levou a medalha de bronze no JUBs – Conferência Nordeste foi a equipe da UNIFSA, do Piauí.

O primeiro tempo se iniciava e, já com alguns minutos, a equipe piauiense estava na frente. Agilidade para jogar, e uma excelente defesa, ao final do primeiro tempo o placar já se encontrava com uma diferença de 6 pontos.
Tendo oportunidade de virar o jogo, a camisa 12 Luziane Ribeiro, mesmo estando com o tornozelo machucado tentava de todas as formas mudar o placar. A cara já era de desespero, só se escutava gritos da treinadora da equipe da UFS-SE “Cuidado. Atenção na hora de passar a bola”, mas a situação já era crítica.

Algumas jogadoras merecem destaques, entre elas a Liliane Jesus da equipe da UFS-PI, que conseguiu colocar 12 bolas na rede, é as jogadoras Eloine Souza com 10 e a Sebastiana Lima com 8 da equipe do UNIFSA-PI.

Ao final do segundo tempo o placar era de 36×17. Quando questionada sobre o jogo Ana Carolina, da equipe de handebol feminino do UNIFSA- PI comenta: Essa é a minha segunda competição, infelizmente por algumas falhas não conseguimos ir para a Bahia, mas essa vitória mesmo que seja em terceiro lugar nos rendeu um incentivo a mais para tentarmos no próximo ano”.

UFRN-RN ou UNIATENEL-CE quem levaria a melhor?

O segundo jogo seria de handebol masculino, UFRN-RN iria disputar com UNIATENEL- CE o terceiro lugar, o desgaste já era perceptível nas faces dos jogadores. Mas a força de vontade de levar ao menos o terceiro lugar era grande.
O apto indica que o jogo vai começar, com poucos minutos do primeiro tempo a UFRN-RN estava à frente, coisa que não se modificou até o final do primeiro tempo, 23×19.

Com uma diferença de 4 pontos de vantagem a equipe da UNIATENEL-CE não se deixou enganar e entra em quadra com uma melhor defesa e com um jogo mais planejado no segundo tempo, os gritos dos jogadores da UFRN-RN que estavam no banco era “olha a defesa”, porém já não tinha jeito a vitória já era garantida, o placar ao final do jogo foi de 29×45 para os cearenses. Ao ser questionado sobre o jogo Nilson Amaral do time UNIATENEL-CE fala:
“O jogo de hoje foi mais fácil do que o de ontem, pois ontem tivemos duas desqualificações, ficamos sem dois jogadores, e conseguimos meio que na superação fazer uma boa partida”. E continua “Não era o que agente esperava, esperávamos ser classificado para fase nacional, mas com as controvérsias acredito que um pódio é melhor do que nada”.

O JUBs Conferência Nordeste é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU). Apoio local: Prefeitura de Maceió. Apoio: Kempa, Onza, Spalding e Super Bolla.

NOTÍCIAS RELACIONADAS