UNIP/SP E FEDERAÇÃO DO CEARÁ SÃO CAMPEÃS DO TROFÉU EFICIÊNCIA – TEMPORADA 2019

 

Ao final de cada temporada, a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) divulga o Troféu Eficiência, um ranking criado pela entidade para classificar as Instituições de Ensino Superior (IES) e Federações Universitárias Estaduais (FUEs).

Para chegar à pontuação final é realizada a contagem geral dos pontos conquistados nos eventos esportivos da CBDU durante todo o ano, sendo premiadas as cinco IES e as cinco FUEs melhores colocadas na pontuação geral.

O objetivo da premiação é valorizar as IES – que recebem o Troféu Professor Luizão – e as FUEs – que recebem o Troféu Felipe Luna –, além de incentivá-las a participar e se engajar cada vez mais.

As campeãs da temporada 2019 são a UNIP-SP, pela quarta vez seguida, com 2.048 pontos – 457 a mais que o segundo lugar – e a Federação Universitária Cearense de Esportes (FUCE) com 2.756 pontos.

Seguindo a UNIP-SP, estão a UniNassau-PE, Universidade de Fortaleza e UniAteneu, ambas do Ceará e empatadas, e a Universidade de Brasília.

Já na classificação das Federações, atrás da FUCE ficaram a Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE), Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal (FESU), Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU) e Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes (FAPE).

As Instituições e Federações recebem os prêmios na solenidade “Melhores do Ano”, que acontece no início da temporada seguinte.

É possível ver a classificação completa e pontuações no site da CBDU.

Homenagens

Os nomes dos troféus são homenagens da Assembleia Geral da CBDU a ex-presidentes de Federações Universitárias.

Professor Luizão foi presidente da Federação Rondoniense de Desporto e Cultura Universitários e Felipe Luna foi presidente da Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes. Ambos faleceram em 2016.

NOTÍCIAS RELACIONADAS