UNIP-SP SAGRA-SE CAMPEÃ DO JUBS FUTEBOL

Equipe conquista a vaga para representar o Brasil no Pan-Americano Universitário; UNIVERSO-GO é prata e FTC-BA leva o bronze

Jogão neste sábado, 31 de março, pelas finais do masculino do JUBs Futebol, em São Paulo. De um lado, a UNIP, de São Paulo, em busca do segundo título, e do outro UNIVERSO, de Goiás, em busca do título inédito de campeão brasileiro universitário para a universidade.

No primeiro tempo, Goiás saiu na frente, com um gol contra e um nos pênaltis. A vitória parecia certa, mas a equipe de São Paulo voltou com outro fôlego para o segundo tempo, e marcou dois gols, empatando a partida e levando a decisão para os pênaltis. Mais uma vez, a UNIVERSO-GO saía na frente, defendendo e marcando mais que a UNIP-SP, quando o resultado da disputa de pênaltis pareceu repetir o do jogo, e o time paulista virou na marcação e bloqueios, conquistando o título do campeonato.

Henrique Queiroga, goleiro que segurou as bolas contra a UNIP-SP e ainda marcou para o time, falou sobre a superação: “Esse é um resultado muito importante para nós. Iniciamos com um jogo adverso, e nos pênaltis também tivemos um início adverso, mas a gente buscou a vitória, viramos e isso mostra a garra do time. A UNIVERSO-GO é uma grande equipe, tivemos uma grande partida, mas nos detalhes a gente acabou decidindo e vencendo”.

O técnico da UNIP-SP, Maurício Salgado, que comandou a equipe brasileira feminina medalha de ouro na Universíade 2017, destacou o nível da competição: “A vitória, do jeito que foi, valorizou muito o time e o campeonato. Sabíamos que seria uma partida difícil, contra uma equipe que tem um ataque muito efetivo, que fez gol em todos os jogos, e tudo o que achávamos que eles iriam fazer, eles fizeram, e fizeram bem”.

O técnico ainda pontuou a garra do time, que acreditou na vitória e na conquista do segundo título. “O primeiro tempo foi todo da UNIVERSO, mas no segundo tempo a gente subiu as linhas, mudou e tivemos uma superação dos meninos. Eles acreditaram, superaram, e os pênaltis foram uma emoção total, foi a mesma história do jogo, começamos perdendo e quando parecia estar tudo perdido, eles foram buscar”, pontuou, emocionado.

FISU America Games

Com a vitória, a UNIP-SP já está automaticamente classificada para o primeiro Pan-Americano Universitário, o FISU America Games, que será sediado em São Paulo, entre 19 e 29 de julho. Os alunos-atletas enfrentarão equipes dos Estados Unidos, Canadá, Chile, Colômbia, Argentina, Costa Rica, Paraguai, já confirmados na competição, e outros que contemplam o grupo de 32 países filiados à FISU America (entidade que rege o desporto universitário nas Américas).

Disputa de bronze

Também decidida nos pênaltis, a disputa de bronze foi entre os times da UFC, do Ceará, e FTC, da Bahia, que levou o troféu de terceira colocada.

FTC-BA levou a medalha de bronze do JUBs Futebol 2018. Foto: CBDU/KaizenFilmes

JUBs Futebol 2018

O JUBs Futebol reuniu 480 atletas, representando 19 equipes, de 10 estados – São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Distrito Federal, Ceará, Pará, Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro –, nos naipes masculino e feminino.

A competição foi sediada no Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP-USP), em São Paulo, entre os dias 25 e 31 de março.

No feminino, a campeã nacional universitária foi a UNISANTANNA, de São Paulo, após vencer a UNIP-SP. O bronze foi para a CELSO LISBOA, do Rio de Janeiro.

Confira as transmissões dos jogos no Facebook da CBDU!

Confira aqui o Boletim.

Veja aqui todos os detalhes sobre o novo formato do JUBs.

Os Jogos Universitários Brasileiros de Futebol são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em parceria com a Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE). Patrocínio: Correios – Operador Logístico oficial do esporte universitário do Brasil e Ministério do Esporte. Apoio: Onza Indústria de Confecções e SuperBolla. Apoio local: CEPEUSP.

NOTÍCIAS RELACIONADAS