UNOCHAPECÓ-SC E UNIP-SP REEDITAM A FINAL DO ANO PASSADO NO VÔLEI FEMININO

Unochapecó-SC e Unip-SP reeditam a final do ano passado no vôlei feminino

Já UFRN-RN e Unifor-CE se enfrentam em busca da medalha de bronze da modalidade

Wesley de Souza – Programa Jovens Jornalistas

Unochapecó-SC disputa a final contra a UNIP-SP. Foto: Be Nice Films

As equipes que farão a grande final do vôlei feminino já foram definidas. Unip-SP e Unochapecó-SC se enfrentam novamente em Goiânia em busca do título de melhor equipe de vôlei universitário, como foi em Cuiabá no ano passado.

A Unip-SP entrou em quadra no Colégio Agostiniano para enfrentar a UFRN-RN. A equipe paulista venceu por 3×0 e garantiu logo sua vaga na final. O time potiguar jogou abaixo do esperado e não conseguiu colocar em prática a mesma aparição que teve contra a Upis-DF. Segundo Sumatra Pinheiros, estudante de pós-graduação na área de Educação Física e levantadora da equipe do Rio Grande do Norte, o principal erro da equipe no torneio foi não acreditar nelas mesmas. “Nós temos um time de baixa estatura, mas somos um time muito aguerrido. Dentro de quadra nós corremos, damos o sangue e temos orgulho de usar essa camisa. Nosso problema dentro de quadra não está na questão técnica e sim na cabeça”.

Já a rival da Unip-SP na final, a Unochapecó-SC bateu a equipe da Unifor-CE por 3×2 num jogo emocionante. As cearenses venceram o primeiro set depois de virarem o placar – o time virou para 23×20 o set que estavam perdendo por 20×15. No segundo set, as atletas do oeste catarinense voltaram para dentro de quadra mais atentas e souberam explorar bem o bloqueio da equipe do Ceará quando tiveram oportunidade. Já no terceiro set, a equipe da Unifor voltou com uma postura completamente diferente da que teve nos dois primeiros, além de contar com um ataque inspirado e uma defesa bem posicionada em quadra. O time logo abriu 10×2 de vantagem no set, aproveitando os erros de recepções de serviço das adversárias. O time cearense abriu dez pontos de vantagem no set que terminou com o placar de 25×12 para o time de Fortaleza. Tudo o que aconteceu no terceiro set também aconteceu no quarto, só que do outro lado da quadra. As falhas que a Unochapecó cometeu no terceiro set foram repetidas pela Unifor. O time entrou completamente desligado e as meninas de Santa Catarina não tiveram conhecimento das nordestinas e venceram o set por 25×10, levando o jogo ao tie-break. No quinto e último set o bloqueio das catarinenses funcionou muito bem e deu a vitória ao time de Chapecó por 15×10, levando as atletas à euforia. Amanda Grotz, estudante de Nutrição e ponteira da equipe chapecoense, diz que a equipe conseguiu conquistar o objetivo principal, que era chegar à final, e ressaltou o equilíbrio das equipes que disputaram as semifinais. Amanda também destacou a mudança de postura da equipe para voltar ao quarto set. “No quarto set tínhamos que dar tudo, porque se perdêssemos acabava ali e nós não queríamos. Entramos com outra cabeça e já estávamos sabendo que seria difícil, mas conseguimos”.

A final da primeira divisão do vôlei feminino entre Unip-SP e Unochapecó-SC está marcada para às 13h. Antes, às 11h, Unifor-CE e UFRN-RN jogam pela medalha de bronze. As partidas acontecerão no Colégio Agostiniano, que fica na Rua 6-A, nº590, no Setor Aeroporto. A entrada é gratuita. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS