VETERANO DO JUBS, GIL PIRES PARTICIPA DA COMPETIÇÃO PELA NONA VEZ

Veterano do JUBs, Gil Pires participa da competição pela nona vez

O jogador de handebol é tricampeão dos Jogos Universitários Brasileiros e já representou três instituições de ensino

Por Matheus Asafe – Programa Jovens Jornalistas

Equipe da Unipê. Foto: Be Nice.

Por ser jogador profissional de handebol, Gil Pires, 35 anos, mudou de clube e de estado algumas vezes ao longo da carreira. A cada mudança, o jogador precisava mudar também de faculdade – daí a longevidade do atleta no JUBs. Gil jogou pela UNIVERSO-RJ, pela UNIP-SP e desde o ano passado, representa a UNIPÊ-PB. “Quando mudei para a UNIPÊ, estava com 23 matérias concluídas, mas eles só aproveitaram oito. Todas as vezes que mudei de faculdade, eu retroagi muito no curso”, explica.

O handebol entrou para a vida do jogador relativamente tarde. Aos 16 anos, o atleta começou a jogar na escola a convite do professor e técnico do time que representava a instituição e logo se sobressaiu.  “Com seis meses, eu já estava na seleção de clubes do estado para disputar os Jogos da Juventude”, narra. Ele conta que os pais sempre o incentivaram a ser o melhor, independente do que ele escolhesse fazer.

O atleta de João Pessoa, na Paraíba, continuou se destacando e mudou-se para o Rio de Janeiro quando foi contratado pelo time de handebol do Vasco da Gama. Paralelamente, Gil começou o curso de Educação Física na UNIVERSO-RJ e passou a fazer parte da equipe de handebol, ajudando na conquista de títulos importantes para a universidade. “Joguei quatro JUBs pela UNIVERSO e fui três vezes campeão”, ressalta.

O jogador defendeu a Seleção Brasileira de Handebol e foi campeão dos Jogos Sul-Americanos de 2010, em Medellín. Ele também jogou Campeonatos Mundiais, Jogos Pan-Americanos e o Ciclo Olímpico de Londres. Gil rodou o Brasil e defendeu times do Rio, de Santa Catarina e do Paraná, além de jogar em clubes considerados os maiores do país, como o São Caetano, a Metodista/São Bernardo e o Taubaté, todos do estado de São Paulo.

Além do handebol de quadra, Gil também é atleta da Seleção Brasileira de Handebol de Praia desde 2004. “Pela seleção de praia, fui sete vezes campeão mundial e eleito o melhor jogador do mundo por duas vezes”, destaca. O jogador conta que sempre considerou as convocações para a seleção como a consolidação de um trabalho bem feito. “Eu não costumava me preparar para a seleção. Eu me preparava para o meu clube, e consequentemente vieram as chances na seleção”, afirma.

No JUBs 2016, o handebol masculino da UNIPÊ-PB ficou em quinto lugar. Este ano, segundo Gil, o objetivo da equipe é ir à final. Apesar de toda a experiência, o atleta diz que o time se preparou especificamente para essa competição. “Nós criamos o hábito de treinar quatro ou cinco vezes por semana. Nosso treinador fez toda uma preparação para chegarmos aqui na ponta dos cascos e tentar levar a nova geração da Paraíba às finais”, completa.

Handebol masculino no JUBs

A disputa da primeira divisão do Handebol masculino começou hoje, 24, no ginásio do Colégio da Polícia Militar de Goiás, unidade Hugo de Carvalho Ramos. Em jogo apertado pelo Grupo A, a UNIPÊ-PB estreou com vitória pelo placar de 35 a 30 contra o time da UNIVERSO-RJ. O outro jogo do grupo, entre UNIP-SP e FSBA-BA, terminou com a vitória dos paulistas por 41 a 30.

Pelo Grupo B, UNIVALI-SC e UFMA-MA fizeram o primeiro jogo. Em seguida, as equipes da UNINASSAU-PE e da UCDB-MS completaram a rodada.

NOTÍCIAS RELACIONADAS