VOCÊ SABE O QUE É IDUS?

Thiago Parmalat/CBDU

O International Day of University Sport – ou Dia Internacional do Esporte Universitário – é um marco para o movimento universitário e está chegando!  Comemorado dia 20 de setembro, a data foi oficialmente reconhecida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e tem como objetivo criar laços entre as universidades e comunidades locais que trabalham com esportes, atividades físicas e vida saudável.

Para isso, são feitas várias ações por todos os continentes, países e cidades, como uma forma de celebrar o movimento! E, além de promover esses eventos, também são criados debates sobre o esporte universitário e seus valores.

Foto: FISU

Para comemorar a data, a FISU America fez o Pan Americano de Futsal, que será sediado em Misiónes, na Argentina, e acontece de 20 a 27 de setembro.

No Brasil, a primeira Federação a divulgar ações no IDUS foi a Federação Universitária de Esporte de Roraima, que organizará amistosos com as equipes classificadas para o JUBs Fase Final. As modalidades serão basquete e vôlei nos dois naipes, futsal masculino e handebol feminino.

NOTÍCIAS RELACIONADAS