VÔLEI: FAVORITISMO E ELIMINAÇÕES MARCAM SEGUNDO DIA DE COMPETIÇÕES NO SESI CAMBONA

Com duas derrotas consecutivas equipes perder possibilidade de avançar na competição

Programa Jovens Voluntários – Por Eva Pimentel e Debora Rodrigues

Foto: Thiago Parmalat

Emoção, placares elásticos e surpresas marcaram o segundo dia do JUBs – Conferência Nordeste, em Maceió. Nesta quarta-feira, 8, o vôlei feminino abriu a programação novamente e os resultados já esboçam quais confrontos vem pela frente nas semifinais.  Os jogos acontecem no ginásio Sesi Cambona e seguem até o próximo sábado, 10.

Logo no primeiro confronto, jogo decisivo para a Universidade Tiradentes/Sergipe que enfrentaram as donas da casa, Maurício de Nassau/Alagoas. Após a derrota para a equipe paraibana, a Unit/SE precisava da vitória para continuar viva na competição. Com o placar de 3 sets a 0 (25×14 25×4 25×19) as alagoanas estrearam com vitória e tiraram qualquer esperança das sergipanas conquistarem medalhas.

Jaine Felipe, 24, central e aluna de enfermagem da M. Nassau/AL conta como foi jogar em casa e qual a expectativa para o torneio. “Começamos bem e jogar em casa sempre da um nervosismo, mas a torcida estaca aqui pra apoiar. Essa vitória é importante porque como estamos numa chave com três times garantimos um pé na classificação e jogamos mais tranquilas amanhã. Agora é chegar na final para garantirmos a vaga para o nacional”, destacou.

Em seguida, a UNIFOR/Ceará, atual campeã da conferência Nordeste, enfrentou as paraibanas da IESP que já vinham de derrota. Apesar do jogo acirrado, as cearenses levaram a melhor por 3 sets a 0, com parciais 25×14, 25×22 e 25×17. E assim como as alagoanas, tiraram a possibilidade da IESP disputar medalhas.

A atleta Verena Figueira, 22, estudante de nutrição na UNIFOR/CE comentou sobre o bom resultado da equipe, “A gente já tinha jogado contra a Paraíba e sempre procuramos crescer dentro da partida principalmente por ser a estreia. Esse ano os times estão bem equilibrados, não tem jogo fácil, cada jogo é uma final. Sabemos da qualidade do nosso time, garantimos a classificação e agora vamos jogo a jogo para chegar a final”.

Filgueiras retorna ao Brasil após representar o país na Universíade de Verão realizada em Napoli, Itália. Ela destaca que o empenho e a vontade são semelhantes em todas as competições independente de ser internacional ou não, “Foi um experiência fora de série, mas jogo é jogo, dentro de quadra não tem time favorito. Então considero cada competição como única”, pontuo.

Com esses resultados as equipes IESP-PB e UNIT-SE estão fora da disputa por medalha, já que somam duas derrotas, e as meninas da UNIFOR-CE, UNINASSAU-PE, M. NASSAU-AL e UNIFACEX-RN avançam na competição.

A segunda rodada das equipes masculinas de Voleibol que disputam a Conferência Nordeste dos JUBs aconteceu na tarde desta quarta-feira (07), no ginásio da Vila Olímpica Albano Franco.

A disputa pela vaga nas semifinais está aberta no grupo A.  O time da UNIATENEU-CE, que perdeu a primeira partida, conseguiu a vitória no duelo contra a equipe da UFRN-RN. O jogo disputado ponto a ponto e, no tie break, o time cearense garantiu a vitória, com as parciais de 26×28, 25×23, 21×25, 26×24 e 15×7. Para Patrick Colombo, jogador do UNIATECEU-CE, o conjunto é importante para atingir bons resultados. “Nós tivemos uma deficiência na fase preparatória, não conseguimos treinar juntos, e acredito que aprendemos com os erros de ontem e fizemos valer o conjunto”, afirmou o jogador.

Pelo grupo B, UNINASSAU-AL enfrentou a UFS-SE. O time sergipano não conseguiu encaixar o saque, o que facilitou a recepção para o time da casa. Com as parciais de 25×19, 25×15 e 25×21, a UNINASSAU-AL venceu. Thales Souza, jogador da equipe alagoana, falou que, apesar de estarem encaminhados para a classificação, é necessário atenção para o próximo jogo contra a FABEX-PB. “Precisamos garantir mais ainda nossa classificação e o jogo coletivo ajuda muito”, concluiu Thales.

Os JUBs Conferência Nordeste é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU). Apoio local: Prefeitura de Maceió. Apoio: Kempa, Onza, Spalding e Super Bolla.

NOTÍCIAS RELACIONADAS