[Universidade CBDU] Workshop reúne mulheres incríveis do esporte nacional

Realizado na última sexta-feira, 10 de julho, o Workshop “Mulheres no Esporte” reuniu mais de 30 pessoas para um bate-papo sobre a presença das mulheres no ambiente esportivo. Entre as convidadas: Paula Hernandez, ex-atleta olímpica de voleibol; Luinne Nascimento, atleta universitária de handebol; Letícia Lucas Ferreira, atleta paralímpica de natação e Lilian Valente, presidente da Federação Amazonense Universitária de Desporto.

No encontro, as convidadas compartilharam suas histórias de vida e promoveram reflexões acerca da presença da mulher no esporte, desde a mulher atleta, até a mulher gestora esportiva e membro de comissão técnica. As convidadas também prepararam e disponibilizaram um material teórico de apoio, repleto de dados importantes sobre a temática e muito bem embasados teoricamente.

Você sabia que as mulheres só participaram de todas as modalidades dos Jogos Olímpicos em Londres 2012? E que as mulheres estudam 16x mais do que os homens, mas ainda assim ganham 22x menos do que eles? Esses foram alguns dos tópicos abordados no encontro, que possibilitou a interação entre as convidadas e o público presente, também composto majoritariamente por mulheres.

Achei muito positivo levantar essas questões porque eu vivi somente o lado de ser atleta. Conhecer outras perspectivas da atuação de mulheres no esporte através do workshop promovido pela CBDU foi capaz de aumentar meu respeito e consideração por quem está em “competição” por espaço e reconhecimento num mundo ainda muito masculino que é o esporte. Podemos mudar esse cenário unindo força e dando espaço a mais mulheres para que nossa voz seja ouvida sem ser necessário gritar! – afirma Letícia Lucas Ferreira, da natação.

Conheça mais sobre as convidadas abaixo:

Leticia Lucas Ferreira é atleta paralímpica de natação, mãe e graduada em Nutrição. A atleta se tornou uma pessoa com deficiência aos 10 anos de idade, mas só conheceu o paradesporto anos depois. Desde então não parou mais e traz na bagagem os títulos de: campeã mundial em piscina curta (Brasil 2009), vice-campeã mundial em piscina longa (Holanda 2010) e duas vezes medalhista para pan-americana (México 2011 e Canadá 2015).

Lilian Valente é a atual presidente da Federação Amazonense Universitária de Desporto e possui um vasto currículo esportivo. Ela é graduada em Educação Física pela UFAM – Universidade Federal do Amazonas e mestranda em Gestão do Desporto pela Universidade Técnica de Lisboa (Portugal). Na prática, além da Federação, Lilian também atua como técnica esportiva de voleibol e comanda uma empresa do ramo esportivo.

Luinne Nascimento é atleta universitária de handebol e membro da Comissão de Atletas da CBDU. Além dos treinos e das competições, a atleta também se divide entre as responsabilidades de ser mãe e entre os estudos. Já graduada em Educação Física, ela apostou em uma segunda graduação e hoje cursa Fisioterapia na Universidade Federal do Amapá.

Paula Hernandez é ex-atleta olímpica do voleibol e integrou a Seleção Brasileira durante os Jogos Olímpicos de Moscou em 1980. A atleta, natural de Belo Horizonte, é graduada em Jornalismo e Biologia e, após encerrar a carreira de atleta, partiu para o outro lado do esporte; o da organização. Trabalhou 16 anos como gestora esportiva no Comitê Olímpico do Brasil em diversos eventos e como gerente de voluntários nos Jogos Pan-americanos Rio 2007.

Ainda sobre o encontro, Paula comenta:

Acredito que tenha sido uma iniciativa muito bacana, interessante e necessária da CBDU, pois é um tema que temos que conversar bastante. Temos que quebrar tabus, diminuir o preconceito e lutar por uma maior representatividade da mulher em todas as áreas esportivas, seja como atleta ou como gestora, pois ainda é um mercado muito masculino. Foi ótimo dividir esse Workshop com outras mulheres com histórias incríveis e de sucesso. Mulheres que podem inspirar outras mulheres – declara Paula.

O Workshop aconteceu dentro da iniciativa Universidade CBDU, plataforma de aprendizagem online que visa levar e compartilhar conhecimento para o maior número de pessoas possível. O projeto é uma iniciativa da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, que acredita que, nos esportes ou nos estudos, o importante é a busca constante pelo desenvolvimento. Ficar parado não é uma opção.

NOTÍCIAS RELACIONADAS