BEACH SOCCER FEMININO

Brasil atropela na estreia do beach soccer feminino

Times do Ceará e de Alagoas enfrentaram visitantes do Paraguai e da Bolívia nesta quarta-feira, 29, e aplicaram duas goleadas

No fim da tarde e começo da noite desta quarta (29), aconteceram os dois primeiros confrontos do beach soccer feminino na Arena localizada na praia da Pajuçara. É um grupo único com quatro equipes, com todos jogando contra todos em apenas um turno. As duas melhores equipes disputam uma final valendo título. Os dois times da parte de baixo da tabela se enfrentam e definem o terceiro lugar.

Meninas da UFAL-AL enfrentaram a Bolívia, e garantiram a vitória. Foto: Fotojump

Ótima estreia

As brasileiras da Universidade de Fortaleza (Unifor) não deram chances para as meninas do ADUP do Paraguai. Apesar das vizinhas terem começado bem e com uma boa chance, o Brasil rapidamente equilibrou o jogo e tomou as rédeas da partida. Com uma defesa sólida e pontaria certeira, as cearenses controlaram o jogo e construíram o resultado ainda no primeiro tempo, fazendo 3×0. Apesar da agitação do técnico paraguaio e da goleira linha no terceiro tempo, não houve chance para a bola na rede. Vitória das cearenses por 6×0 e destaque da partida para Marília Sales, que fez três gols e jogou quase todos os minutos do jogo.

Perguntada sobre as diferenças entre os dois times para refletir em um placar tão elástico assim, Marília disse que elas treinam muito no futsal e que a técnica acaba sendo aprimorada devido a disso. “Creio que por jogarmos no futsal, a técnica na areia tenha nos ajudado. As finalizações foram bem certeiras e conseguimos fazer o placar nessas bolas paradas, consequência de treinamentos que fazemos”, disse a capitã da equipe. Mesmo com a goleada, Marília destacou a qualidade das hóspedes paraguaias. “A equipe delas é muito boa, elas também estão fazendo um belo trabalho. Ter uma equipe como a delas abrilhanta mais ainda a competição”, falou.

Sobre o próximo confronto, com a UFAL-AL, Marília tratou de elogiar a equipe. “A gente sabe que a equipe da casa é muito boa. Então temos que estar bem atentas com elas. Vamos entrar com a mesma garra e a mesma determinação para conseguirmos mais uma vitória respeitando os adversários”, afirmou.

Paola Letícia, camisa nº 2 da equipe ADUP-PAR, saiu triste pelo resultado, mas acredita que o time tem potencial para jogar melhor e que a derrota se deu por azar. “Somente a falta de sorte explica o jogo de hoje. Não somos perdedoras, jogaremos melhor no próximo jogo”. Quando perguntada sobre o que mudar para a próxima partida, Paola pediu mais calma entre as quatro linhas. “Precisamos manter a calma para que possamos vencer”, disse a paraguaia.

Anotou a placa?

No segundo confronto do dia, mais uma vitória brasileira e com um placar ainda mais elástico. As meninas da UFAL aplicaram um sonora 9 a 1 contra as bolivianas da UFSXC. Apesar do placar, o primeiro tempo foi bastante disputado, com o Brasil criando boas chances e a Bolívia depois equilibrando o jogo. Ao fim do primeiro tempo, A UFAL ganhava por apenas 1 a 0, com gol da Karla Tavares.

No segundo tempo em diante, os gols foram saindo. Com 4 gols no segundo período, as brasileiras aumentaram a diferença. No terceiro tempo, mais 4 gols. Mas a camisa 8, Amanda do Vale, fez um gol contra que tirou o zero do placar das bolivianas. A destaque da partida foi Karla Tavares, com 3 gols e vários lances ganhos na base da força física. Ela falou sobre o segredo para vencer facilmente as bolivianas. “Nós atacamos mais, com um entrosamento melhor, demos sorte com alguns chutes e conseguimos nos sobressair no ataque”, disse Karla, ainda ofegante.

As bolivianas driblaram algumas adversidades e tentaram fazer um jogo disputado. “Na Bolívia não temos assim praias de mar. Mas mesmo assim tentamos dar o melhor”, disse Tatiana Herrera. Mesmo tomando 9 gols, a camisa 4 afirmou que vão tentar consertar o ataque para a próxima partida. “Na próxima partida precisamos melhorar um pouco mais o ataque. Temos que praticar e treinar para ganhar resistência e consistência, acima de tudo”, disse Tatiana.

II International University Beach Games 

A segunda edição do International University Beach Games conta com a participação de 250 atletas de mais de 10 países – Chile, Paraguai, Argentina, Bolívia, Brasil, México, Uruguai, Colômbia, além do time de intercambistas africanos da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Eles competem nas modalidades de beach hand, beach soccer e beach volleyball, nas categorias feminina e masculina.

O Brasil é representado por universidades do estado de Alagoas e pelas equipes vencedoras da última edição da Liga do Desporto Universitário de Jogos de Praia, realizada no final de 2016, em Aracaju.

O evento é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, FISU America e Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU), com chancela da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). Parceiros: Ministério do Esporte, Onza e Prefeitura Municipal de Maceió.

Por Philipi Accete – Estudante de Jornalismo

NOTÍCIAS RELACIONADAS