CBDU realiza em Campo Grande ação de cidadania e esporte

Ação Social foi realizada com o projeto do Salesianos Ampare, que atende gratuitamente crianças e adolescentes

 

Instituição recebeu a doação de bolas, que fizeram a alegria da criançada. Foto: Fotojump

Incentivar práticas esportivas como meio de inclusão social é uma das premissas da Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU. Com este intuito, a instituição realizou nesta quinta-feira, 20 de abril, uma ação de cidadania em Campo Grande-MS, no Salesianos Ampare, organização não governamental que promove através do esporte o desenvolvimento do ser humano. A atividade fez parte da programação social da Liga do Desporto Universitário de Futebol, evento que acontece na capital de Mato Grosso do Sul entre os dias 17 e 22 de abril.

O objetivo da ação foi abordar a importância do esporte como um dos principais condutores de inclusão social e cidadania. As crianças puderam assistir à campanha 2017 da CBDU – Acreditamos em Heróis – que fala sobre os heróis do esporte universitário, e sobre como elas também podem construir seu futuro atrelando a universidade e o esporte.

Houve ainda um bate papo com o atleta universitário Natal Rosa Junior, que compete na LDU de Futebol pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Ele falou sobre a sua carreira, conquistas e dificuldades da jornada dupla, dando ênfase no papel do esporte em sua vida. Curiosas, as crianças puderam fazer perguntas e interagir com o jogador.

 

Ação recreativa foi liderada pelo jogador Natal Rosa Junior, que compete na LDU de Futebol. Foto: Fotojump

Para incentivar ainda mais a paixão por esportes, a CBDU doou ao instituto bolas de futebol, vôlei, basquete e handebol. Com o material doado, o jogador Natal realizou uma atividade recreativa com as crianças, no pátio da Ampare.

O CBDU Social

O projeto CBDU Social visa unificar ações já realizadas pela Confederação, alinhando isso ao calendário de eventos, tornando-as atividades oficiais e permanentes na programação da instituição. Segundo o presidente da CBDU, Luciano Cabral, por meio do projeto, há o compromisso de mostrar que as oportunidades existem, e que é possível ter um futuro promissor e de possibilidades por meio do esporte.

“O nosso objetivo é mostrar que o esporte pode transformar pessoas em heróis. Muitas pessoas tornaram-se destaques alinhando esporte e educação como plataformas de crescimento pessoal e, através deste caminho, construíram o futuro deles”, enfatizou.

Transformar vidas por meio do esporte é uma missão, na qual o CBDU Social insere em seus projetos e propósitos. “Aproximar jovens e crianças que têm menos acesso ao esporte e educação é, sem dúvida, o legado que deixamos, uma semente que plantamos, para que elas desenvolvam-se socialmente”,  pontua o presidente.

Salesianos Ampare

A instituição tem a missão de atender gratuitamente crianças e adolescentes por meio da prática de atividades físicas, esportivas, educacionais e psicossociais, uma vez que o esporte e a educação são ferramentas imprescindíveis nessa batalha, promovendo qualidade de vida e oportunidades para pessoas de classes financeiras distintas, nas diferentes faixas etárias. Através do projeto, são contempladas mais de 300 pessoas, de crianças de 05 anos de idade, adolescentes e adultos.

Liga do Desporto Universitário de Futebol

A Liga do Desporto Universitário de Futebol conta com a participação de 300 atletas de 11 estados da Federação. O evento segue até o próximo sábado, 22 de abril, com a grande final, que será realizada no Estádio Morenão. O evento é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em parceria com a Federação Universitária de Esportes do Mato Grosso Do Sul (FUEMS). Patrocínio: Banco Itaú e Onza Indústria de Confecções. Apoio do Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Apoio local: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul – Fundesporte.