[CBDU Social] Doações da Campanha de Dia das Crianças são entregues em Brasília e Fortaleza

Missão cumprida! Nessa semana, o projeto CBDU Social realizou as últimas doações da campanha de Dia das Crianças. No nordeste do país, a ação solidária aconteceu por meio da FUCE – Federação Universitária Cearense de Esportes e, no centro-oeste, pela própria CBDU, que tem sede em Brasília. #partilharfazbem

  • CBDU visita espaço do Programa Rede Gol para entrega das bolas. Foto – arquivo pessoal
  • FUCE realiza entrega de brinquedos e materiais de limpeza e higiene pessoal. Foto – arquivo pessoal
  • CBDU visita espaço do Programa Rede Gol para entrega das bolas. Foto – arquivo pessoal (2)

Durante um mês as Federações Universitárias Estaduais (FUEs) que aderiram ao CBDU Social movimentaram suas redes sociais, e o espaço físico a sua volta, em busca de doações para a campanha de Dia das Crianças. O objetivo da iniciativa era arrecadar brinquedos novos e usados (em bom estado de conservação), para posteriormente entregar às comunidades carentes, instituições e/ou projetos sociais que atendessem crianças, e disseminar o esporte como ferramenta de mudança social.

Em Fortaleza, a campanha foi liderada pela FUCE, que entregou na tarde de ontem, 15, as doações arrecadadas. A ação foi destinada à Casa do Menor São Miguel Arcanjo, instituição que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade social. A Federação entendeu que, além dos brinquedos (que também foram arrecadados), as crianças ainda precisavam de outros itens; que faziam falta no dia a dia e, dessa forma, doou também material de limpeza e de higiene pessoal.

Edson Bolivar, presidente da FUCE, disse ser uma alegria para a Federação participar de mais um evento pioneiro da CBDU, que é o CBDU Social:

Nós gostamos tanto de participar deste evento, que iremos realizar outras ações nesse sentido, de tentar agregar ainda mais os estudantes com a instituição [Federação] e com outras instituições, que necessitam de nossa ajuda. (…) Estamos muito satisfeitos em ter participado, colaborado com uma instituição que tem muitos anos aqui no Ceará e que necessita de apoio, que é a Casa do Menor. Parabenizar a CBDU e que venham outras e outras ações tão belas como essa – pontua Bolivar.

Já em Brasília, a filantropia foi para o Programa Rede Gol Transformando Vidas, da ONG Transforma Vidas – Ações Sociais e Humanitárias. Ao todo 55 bolas foram doadas, divididas entre as modalidades voleibol, futsal e futebol. O programa existe desde 2014 e, através de projetos comunitários desportivos, atende 1.037 crianças e adolescentes em 11 regiões administrativas do Distrito Federal, e cidades do entorno de Goiás. “As bolas doadas serão utilizadas no novo núcleo da Rede Gol na Região do Sol Nascente, onde iniciaremos o futebol de campo. As bolas de voleibol e futsal serão utilizadas no núcleo do Cruzeiro, onde temos a nossa base administrativa e onde realizamos algumas modalidades desportivas”, esclarece Deiza Carla Medeiros Leite, Coordenadora Geral do Programa.

Luciano Cabral, presidente da CBDU, explica que sempre houve na Confederação o compromisso com o social. Já há muitos anos as multas e penalidades das competições foram revertidas em materiais para doação, por vezes alimentos, fraldas infantis, e também geriátricas.

Mas o projeto [CBDU Social] é muito mais amplo, a gente não quer apenas atender as necessidades momentâneas das pessoas, principalmente quando a gente olha para as crianças; a gente quer estimulá-los a buscar o caminho do esporte e da educação, para que eles consigam se desenvolver como cidadãos, e conquistar o seu espaço com dignidade em nossa sociedade. Então a CBDU fica muito orgulhosa, e muito feliz por ter feito essa ação de Dia das Crianças, e já olhamos para frente, para o futuro – afirma Luciano.

O presidente também reforçou os parabéns aos colaboradores da CBDU, do Departamento de Marketing e Comunicação, que desenvolveram o projeto e “fizeram uma campanha maravilhosa”. Por fim, agradeceu às FUEs participantes da campanha: “Nós tivemos um resultado muito positivo na Bahia, nós somos muito gratos a Federação Baiana, a FUBE, ao Simon e toda sua diretoria. Tivemos um resultado muito positivo também no Ceará, somos gratos a FUCE, Federação Cearense, e ao Bolivar”, finaliza Luciano.

NOTÍCIAS RELACIONADAS