DESTAQUES NO BADMINTON, ATLETAS DA UNIP-SP COMEÇAM JUBS COM VITÓRIA

Destaques no Badminton, atletas da UNIP-SP começam JUBs com vitória

Os alunos-atletas da delegação paulista já passaram pela seleção brasileira juvenil e estrearam na competição com duas vitórias na dupla masculina e dupla mista

Por João Ricardo Camilo – Programa Jovens Jornalistas

A atleta Mariana Pedrol em seu primeiro jogo no JUBs / Foto: Octavio Lemos – Be Nice

Manhã agitada marcou o Centro de Excelência na capital goiana, com o início oficial das competições, entre elas, o Badminton. Juntos os atletas Vinicius, Felipe e Mariana têm no currículo diversas competições estudais, nacionais e até internacionais e vêm fazendo o nome no esporte que ainda é recente no Brasil. Representando a delegação paulista, eles iniciaram as disputas com vantagem.

O primeiro jogo foi da dupla Felippe Cury e Vinicius Gori, que participam pela primeira vez dos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs. Aqui também é a estréia dos dois como dupla e começaram o ‘pé direito’, a disputa contra a UNINASSAU- PE terminou em 2 a 0. No esporte que é dividido em três games de 21 pontos cada, em que o melhor dos três vence, a dupla de São Paulo abriu uma vantagem confortável, 21 a 10 no primeiro e 21 a 8 no segundo, o que garantiu a vitória.

Para Vinicius, a vitória é um estímulo para os próximos jogos. “Com certeza essa primeira vitória vai levar a gente para o pódio, se Deus quiser”, disse o estudante de Educação Física. Felippe também saiu animado do jogo. “Dá um ânimo para a competição, ganhar o jogo com uma tranqüilidade faz a gente querer crescer cada vez mais no torneio”, afirmou o aluno-atleta do curso de Psicologia.

Ele ainda foi dupla de Mariana Pedrol, na modalidade dupla mista do Badminton. Mesmo com pouco tempo de descanso, os dois conseguiram a vitória contra a UNICESUMAR-PR em 2 a 0. Mariana conta que é necessário jogo de cintura para manter a sincronia da dupla com a maratona de jogos. “A gente anima, chama no meio do jeito, vai se ajudando”, brincou a estudante de Arquitetura, que mudou de Piracicaba para Campinas há seis anos para se dedicar ao esporte. O sonho dos atletas: “A expectativa é ser campeão e classificar para o mundial do ano que vem, na Malásia”, disse Felippe.

Foi só o primeiro jogo

Os atletas da UNINASSAU-PE, Danilo Menezes e João Marcos, que enfrentaram a dupla masculina da UNIP-SP no Badminton também participam do JUBs pela primeira vez, e mesmo com a derrota estão animados com os jogos. Para Danilo, é a oportunidade de conhecer novas pessoas, e novos esportes. João Marcos lembra que já passou pelos jogos mundiais escolares, na ocasião a equipe brasileira ficou em 7º lugar. Para os estudantes de educação física, o resultado se deve pela tática utilizada e a falta de entrosamento, o que será conquistado nos próximos jogos.

Sobre o JUBs 2017

Neste ano, participam da competição os 26 Estados da Federação e o Distrito Federal, somando cerca de sete mil participantes entre dirigentes, comissões técnicas, alunos-atletas, árbitros, voluntários e Comitê Organizador.

Serão disputadas 20 modalidades: atletismo, badminton, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, basquetebol, futsal, basquete 3 x 3, handebol, taekwondo, JUBs acadêmico, esportes eletrônicos e vôlei. Natação, tênis de mesa e atletismo também serão disputados no paradesporto.

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU), com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, e do Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

NOTÍCIAS RELACIONADAS