FTDU realiza competição virtual de xadrez

Como mais uma alternativa de driblar as paralizações impostas pela pandemia de Covid-19, a Federação Tocantinense de Desporto Universitário (FTDU) realizou os Jogos Universitários do Tocantins, na modalidade xadrez, de modo virtual. A competição foi dividida em três categorias: universitária, absoluta e sub-16. Os enxadristas competiram na plataforma Chess.com, com um ritmo de jogo de 15 minutos sem acréscimos.

De acordo com nota emitida pela Federação, o torneio teve boa adesão e contou com a participação de um mestre nacional, Apolo de Souza de Sá. Natural do Pará, ele atualmente mora em Goiânia e cursa Licenciatura em Música no Instituto Federal de Goiás (IFG). “Foi um evento maravilhoso, bem organizado e com a participação de excelentes jogadores, permitindo, mesmo em tempos pandêmicos, a prática competitiva do Xadrez. O evento se faz de suma valia no período em que estamos vivendo e, para além disso, é um torneio que com certeza valeria a pena a participação mesmo com o acontecimento de torneios presenciais”, afirma Apolo.

Pedro Túlio Frederico Cunha foi o campeão na categoria universitário: “Eventos como esse devem servir como base de exemplo para os outros esportes que possam ser

praticados de maneira virtual, pois ajudam, fortemente, no crescimento do esporte, na interação entre os jogadores e no combate ao estresse durante a Pandemia. O torneio foi programado com normas mais rígidas para evitar trapaças durante as partidas, o que evitou problemas desse tópico”, conta.

O evento, que aconteceu no dia 23, teve como parceiros a Federação Tocantinense de Xadrez (FTX) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT).

NOTÍCIAS RELACIONADAS